As brincadeiras para chá de panela são ótimas para tornar ainda mais agradável o chá de panela, que basicamente, nada mais é do que reuniões em que as amigas da noiva se divertem conversando, dando presentes e comendo. Isso possivelmente pode se tornar algo monótono e por isso surgem as famosas brincadeiras para chá de panela. Elas são sinônimo de chá de panela então quem vai a um, já sabe o que a aguarda. Vamos às  sugestões de brincadeiras e prendas para animar seu chá de panela. A maioria delas exige preparo de frases, copos, vendas. Deixe tudo separado para a hora da festa!

Brincadeiras para chá de panela

Eu Nunca

Essa é uma brincadeira que normalmente é feita com a presença de alguma bebida alcoólica, mas para chás de panela ela pode ser adaptada.Separe copos de refrigerante (ou água) ou algumas balas e entregue a mesma quantidade para as convidadas. Uma das participantes deve falar a frase: “Eu nunca ____. “, contando algo que nunca tenha feito. As participantes que já tenham feito devem tomar o refrigerante (ou comer a bala). Ganha aquela que tomou ou comeu menos vezes.

Brincadeiras para chá de panela com palavras proibidas ou trocadas

Logo no começo da festa, as madrinhas devem listar palavras que a noiva não pode dizer durante um terminado período. Para ficar mais engraçado, deve-se escolher palavras comuns como “não”, “tudo”, “você”, “meu” e “mim”. Também vale pedir para ela trocar o nome do noivo por alguma palavra engraçada. Cada vez que ela falar a palavra proibida, ela paga um mico.

Brincadeiras para chá de panela para encontrar sua metade

Antes de o chá começar, os organizadores deverão fazer uma lista de pares famosos, como: Romeu e Julieta, Marge e Homer Simpson, Sansão e Dalila, queijo e goiabada, etc. e escrever cada nome em um papel adesivo.

Assim que os convidados chegarem os organizadores os receberá com uma tapinha nas costas para colar o papel para que todos (menos a pessoa) possam saber quem ela é. O objetivo do jogo é encontrar sua metade e para isso a pessoa terá que perguntar a outras algumas coisas do tipo: Eu sou um herói?, Sou uma comida? Eu ainda sou vivo etc. O jogo não acaba até que todos tenham encontrado seu par.

Brincadeiras para chá de panela com telefone sem fio

Deve-se escrever em um papel algumas frases que dizem algo sério sobre a noiva e sobre o noivo. Quando todos estiverem presentes, peça para que sentem um ao lado do outro, formando uma fila ou círculo.

A organizadora irá dizer a primeira frase no ouvido da primeira pessoa da fila que deverá passá-la adiante até chegar ao último participante. Este irá repetir em voz alta o que ouviu. Na próxima rodada, o último da fila será o primeiro a ouvir a frase e passar adiante. Procure criar frases grandes. Ao longo da fila muitos vão entender mal, trocar palavras, esquecer pedaços da frase e o resultado serão muitas risadas quando todos ouvirem a frase distorcida.


Brincadeiras para chá de panela com imagens

A organizadora da festa deve recortar a foto de várias atrizes americanas e brasileiras e entregar para as convidadas. A noiva deve acertar os nomes e a cada 3 erros da noiva ela deve pagar um castigo escolhido por votação. ( obs: não pode ser muito conhecidas como: Suzana Vieira, Glória pires, Julia Robets ou Kate Winslet deste modo dificulta os acertos da noiva)

Brincadeiras para chá de panela com músicas

Cada participante deve escolher um trecho de uma música, cantar e parar em um certo momento para que a noiva continue a canção. Se a noiva não acertar deve pagar um castigo.

Brincadeiras para chá de panela com apelidos esquisitos

Cada participante recebe um pedaço de papel e deve escrever um nome nome/apelido carinhoso para o futuro esposo, Ex: fofucho, lilico, pinteco… aquele que mais arrancar risos das participantes é o ganhador e deve receber um premio.


Brincadeiras para chá de panela do feitiço contra o feiticeiro

Pede-se para que cada convidada escreva num papel algumas prendas e micos que a noiva terá que pagar para a próxima gincana. Quando terminam de escrever, o nome da brincadeira é revelado e agora cada convidada deverá fazer aquilo que escreveu.

Brincadeiras de adivinhação

Esta é uma das mais clássicas brincadeiras para chá de cozinha e pode ser feita por qualquer pessoa quer seja ela evangélica ou não. A noiva deve estar com uma venda nos olhos  e tentar acertar os presentes tocando-os apenas com os pés. Se ela porventura errar, deve receber um castigo. O ideal é que se dê 10 segundos para ela poder adivinhar cada objeto.

Brincadeiras com mímica dos filmes

As convidadas devem ser divididas em 3 grupos e cada uma escrever o nome de um filme em um papel. Depois cada integrante do grupo deve apresentar seu filme fazendo mímica. O grupo que mais acertar ganha o um premio ou o direito de escolher o tipo de castigo para todos os membros dos grupos adversários.

Brincadeiras para chá de panela “Chamando a noiva”

Esta é outra brincadeira para chá de cozinha que não pode faltar. Desde o inicio do cha de cozinha o nome da noiva pode ser proibido, de modo que no decorrer da festa se alguém a chamar por seu nome paga um castigo

Brincadeiras para chá de panela com objetos

A organizadora da festa deve previamente colocar um objeto que pode ser uma peça íntima, um sapato, um sabonete, um utensílio de cozinha etc… Dentro de uma caixa lacrada e embrulhada em papel de presente e as participantes da festa devem tentar acertar qual é o objeto misterioso.

Brincadeiras para chá de panela com características

Cada participante recebe um pedaço de papel e um lápis e escreve nele suas características sem se identificar. A organizadora da festa lê em voz alta cada uma das características e a noiva deve tentar a certar. Se ela errar paga um castigo mas se acertar a pessoa que escreveu é quem deve pagar.

Brincadeiras com Balão no pé

Cada convidada recebe uma bexiga e deve encher e amarrar um barbante nela. em seguida tem que amarrar o barbante com a bexiga  no pé. Quando a brincadeira começar cada participante deve tentar estourar a bexiga uma da outra. Ganha quem ficar com seu balão intacto.

Brincadeiras com bingo das bolsas

Esta é uma das brincadeiras que não pode faltar no chá de cozinha. Faça no papel uma lista de itens que geralmente as mulheres levam na bolsa. Peça para que as convidadas coloquem suas bolsas em frente uma das outras, e cheque qual é a bolsa que contém mais itens da lista. Aquela que tiver mais itens, ganha o prêmio.

Brincadeiras com Raio X

A organizadora deve colocar dentro de um saco de tecido fino, porém não transparente, vários objetos de cozinha. Ela deverá informar às participantes o número de objetos que contém no saco. Ele será passado de mão em mão e poderá ficar apenas um minuto com cada participante para que todas sintam os objetos sem abri-lo. Ao final, ela distribuirá papel e caneta para que cada participante liste o que imagina que tem lá dentro. Ganha quem tiver o maior número de acertos.

Brincadeiras para chá de panela com Celebridades

Esta brincadeira é uma das que mais empolga um chá de cozinha. Quando as convidadas chegarem a organizadora da festa deve, colar nas costas delas, um adesivo com o nome de uma celebridade. As convidadas tem que descobrir qual celebridade ela é, fazendo perguntas que podem ser respondidas somente com um SIM ou NÂO.

Brincadeiras para chá de panela com tarefas domésticas

A noiva deve passar por uma lista de tarefas domésticas cronometradas e fazê-las dentro do tempo certo e bem (a plateia vai julgar). Entre as tarefas, podem estar: dobrar um lençol com elástico em 30 segundos, acertar sete tipos de tempero com os olhos vendados e responder perguntas como “o que fazer quando você coloca muito sal no feijão?” ou “o que fazer se derrubar vinho tinto no sofá?”.


Micos para o chá de panela

  • Se acertar as brincadeiras de chá de cozinha passa direto ou ganha uma lembrancinha. Mas e se errar? O que acontece? Você pode pensar em prendas para o chá de cozinha divertidas e não constrangedoras para as convidadas pagarem, como:
  • Dançar ou cantar uma música clássica dos anos 80 como alguma da Madonna ou Total eclipse of the heart
  • Striptease de uma peça (nesse caso sempre tem que ter cuidado para não constranger ninguém) ou o contrário: colocar muitas peças de roupa e ficar com elas até o final da festa
  • Imitar uma personalidade famosa, pessoa ou animal
  • Maquiar o rosto de forma engraçada ou escrever no rosto com batom (e tirar fotos)
  • Pintar as unhas de várias cores ou de maneira errada

  • Prender o cabelo com várias chuquinhas
  • Cuidar de um ovo até o final da festa – a pessoa deve ficar segurando um ovo e não pode deixá-lo quebrar, nesse caso vale desenhar uma carinha no ovo ou dar um nome a ele (ou as duas opções)
  • No caso da noiva: procurar a aliança com a boca em um prato com farinha
  • Ser maquiada por uma criança na festa e tirar uma foto
  • Dançar uma música engraçada
  • Imitar um animal
  • Vestir uma fantasia preparada pela noiva e tirar uma foto
  • Fazer chiquinhas na cabeça
  • Desfilar com um livro na cabeça
  • Comer banana de forma sensual – se for uma festa evangélica pule essa etapa
  • Desenhar apelidos na cara com batom
  • Dançar com uma vassoura
  • Dançar uma dança do ventre
  • Dançar como uma havaiana
  • Imitar uma pessoa famosa : Silvio Santos, Michael Jackson, Faustão
  • Cantar uma música
  • recitar uma poesia
  • Dançar pagode
  • Cantar uma musica em outro idioma
  • Ser carimbada pela noiva
  • Usar um dentadura de Drácula
  • Usar um nariz de palhaço
  • Vestir uma cueca

Chá de Panela

Você foi a eleita para organizar o chá de panela da sua melhor amiga ou irmã? Saiba que preparar o chá de panela é uma responsabilidade e tanto, afinal, será um momento que ficará marcado para sempre na vida da noiva. Por muuuitos anos vocês ainda ouvirão as histórias de tudo que rolar na festinha.  Ao mesmo tempo, é muito satisfatório agradar as pessoas que nós gostamos, não é mesmo? Portanto, mãos à obra!

Comece sabendo o que a noiva quer

Marque sua amiga noiva aqui para que ela leia isso e não te deixe com uma batata quente nas mãos. Uma coisa é certa, não tem coisa mais chata que noiva de cara amarrada no chá de cozinha. Por isso noivinha, abra a cabeça e divirta-se, afinal, você vai estar rodeada só de gente querida. Converse com as madrinhas sobre as brincadeiras. Ainda assim, se tiver alguma coisa que você não topa fazer de jeito nenhum, vale uma conversa franca com as madrinhas. Você não pode ficar sabendo quais serão as brincadeiras, mas pode (e deve) dar um toque nelas sobre as coisas que te incomodam para evitar aquele climão pavoroso no dia.

Quem é que vai no chá de panela

O chá não é pra todo mundo que está na lista de casamento. Não precisa chamar sua tia lá de Santa Rita da Jacutinga só pra fazer número. O ideal é chamar apenas as madrinhas, familiares e pessoas mais próximas. Vale chamar a mãe e a avó se elas forem mais descontraídas, já que o clima é todo de brincadeira.

Envio dos convites para o chá de panela

Planejamento é tudo nessa vida. Por isso envie os convites com antecedência. Capriche e não deixe a distribuição dos convites para muito em cima da hora para que as convidadas tenham tempo de se planejar e comprar os presentes. Os convites podem ser enviados por e-mail ou entregues pessoalmente. No próprio convite já deve vir escrito o item que a convidada deve comprar ou onde está a lista. Dê preferência a lista virtual que vai saindo o que já foi escolhido. Senão a noiva termina o evento com vinte e cinco forminhas de gelo diferentes e nenhum ralador de queijo.

Recomendados para você: