Procurando ideias para fazer bandeirinhas de festa junina diferentes e criativas? Vem com a gente! O mês de Junho é o preferido de muita gente que eu conheço. Os motivos são variados, o ano já está quase na metade então muitos projetos já estão em andamento e até dando resultados. Outro motivo é o friozinho e as maravilhas festas típicas de são João. Amo escrever sobre as festas juninas por que por mais que a gente fale sobre o assunto parece que sempre aparece uma novidade para aprendermos. O Brasil ama festas de São João e eu também!

A verdade é que a maior parte das pessoas acredita realmente que essa, que é uma das festas brasileiras mais tradicionais, teve origem em solo nacional, mas na verdade, ela foi trazida pela Corte Portuguesa ainda no período colonial. Naquela época os elementos simbólicos traziam uma mistura de várias culturas, com influência dos portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Daí vem toda a riqueza dessa comemoração, o mix deu certo e caiu no gosto popular. Será que a gente identifica cada uma dessas influências?

Pra começar a  dança marcada, que influenciou na criação da típica quadrilha brasileira, veio da França. Da China, veio a tradição de soltar fogos de artifício. Eles, tanto quanto os japoneses, são fãs de fogos até hoje. Já as danças de fita, mais tradicionais nas festividades do Nordeste, teria vindo da península Ibérica. Essa parte eu não sei se continua firme e forte no folclore de lá.

Bandeirinhas de festa Junina

Nem só de Junho vivem as festas de São João. Comemoradas principalmente no mês de junho, como o próprio nome já diz, muitas comemorações são prorrogadas para julho, chamadas também de Festa Julina. Desde as celebrações pagãs, anteriores ao Cristianismo, até os dias de hoje a Festa de São João ou Festa Junina, traz história e tradição – na dança, comida e elementos. Lá no Rio onde nasci, existiam algumas prorrogações meio absurdas do tipo Festa Agostina e até festa Setembrina. Não estou exagerando quando digo que os brasileiros amam essa festa e se empenham bastante na decoração dela.


Decoração com bandeirinhas de festa Junina

O assunto desse post de hoje é justamente esse, a decoração típica das festas. Se a gente for listas o que tem que ter em uma festa junina nossa listinha pode começar com algum desses itens: Fogueira, barraquinhas, bandeirinhas, quadrilha, casamento na roça e o que mais a gente for lembrando mas nada caracteriza tanto uma festa típica de São João como as bandeirinhas. Você sabe a origem dessa tradição?


Origem das bandeirinhas de festas Juninas

Ela tem a ver com a religiosidade da festa. Há muuuuito tempo atrás  era comum ver 3 bandeiras com imagem dos três santos do mês (Santo Antônio, São João e São Pedro), que eram colocadas na água no evento conhecido como lavagem dos santos, que remetia a purificação da água e de quem se banhasse nela. Nessa cerimônia acreditava-se que os santos imersos na água poderiam abençoá-la. Ai o tempo passa e o ritual segue eliminando aos poucos tanto os desenhos dos santos quanto a água. Mas é legal saber que as bandeirinhas tem a função de abençoar a festa, não é interessante?

Hoje vamos mostrar como criar as bandeirinhas para a sua festa e vários tipos que podem ser feitas sem nenhuma dificuldade. É necessário um método de execução para que elas fiquem parecidas e que  o processo seja ágil, afinal quanto mais bandeirinhas em uma festa junina melhor ( e mais abençoada pelo que acabamos de descobrir, não é?


Como fazer bandeirinhas de Festa junina

Há muitas formas de trabalhar com esse tipo de enfeite na decoração, além do que as peças podem ser confeccionadas com os mais diversos materiais. Elas podem ser de papel de seda ( aquele bem tradicional e fininho que estamos acostumadas a ver para venda em todas as lojas que trabalham com esse material ) , tecido ( estampado na maioria das vezes ) , jornal ( efeito simples porem eficiente ) , EVA  ( colorido ) , Juta, com aplicações sobre o material e o que mais a sua criatividade e disposição se propuserem  a criar.


Vídeo tutorial de bandeirinhas de festa junina

Onde podemos usar as bandeirinhas de festa junina

Com as bandeirinhas prontas você pode decorar a festinha da escola, decorar sua própria casa, o chá de panela no dia junino, a festa de aniversário infantil neste período junino, ou até a vitrine de sua loja para chamar a atenção. Uma decoração barata e muito bonita, pois é cheia de cores. Tudo que acontece no mês de Junho pode ser decorado com as bandeirinhas porque combina muito bem e alegra. Os professores de educação infantil ou fundamental podem decorar a sala de aula no mês de Junho deixando o assunto da folclore e cultura inseridos nesse contexto sempre presente para discussões e debates. Quem dá aula em academia pode decorar as aulas e colocar músicas típicas  trazendo bastante animação.

Bandeirinhas de festa junina passo a passo

Com alguns materiais de fácil aquisição e um passo a passo simples com quatro etapas você conseguirá ter a sua decoração garantida para sua festa junina.

MATERIAIS

  • Folhas de papel de seda lisa;
  • Tesoura;
  • Cola branca;
  • Rolo de barbante;
  • Pincel;
  • Pratinho de plástico ou qualquer tampinha para por a cola.

Dicas para fazer bandeirinhas de festa junina

  • Passo 1. Dobre uma folha de papel de seda no sentido do comprimento por 4 (quatro) vezes. Que dará para fazer 8 bandeirinhas:
  • Passo 2. Faça um corte diagonal da ponta direita para o centro do papel
  • Passo 3.  Abra as dobras, pois já temos a bandeirinha de duas pontas pronta. Aproveitaremos a parte do meio para fazer a bandeirinha de uma ponta.
  • Passo 4. Utilize o pincel e cola para fixar as bandeirinhas no barbante. Cole as bandeirinhas alternando entre a de duas pontas e a de uma ponta.


Como arrumar as bandeirinhas de festa junina

  • Fazer bandeirinhas é superfácil e você tem muitas opções para deixar sua casa, escola ou loja linda com elas
  • Uma maneira de colocar as bandeirinhas é escolher um canto ou centro e amarrar várias carreiras, todas saindo deste mesmo ponto, seguindo em várias direções.
  • Para completar esta decoração, você pode amarrar junto com as bandeirinhas e lanternas de papel decorativas ou por fitas entre uma bandeira e outra.
  • Se sua festa coincidir com os jogos, faça bandeirinhas verdes, amarelas, azuis e brancas
  • Se preferir, intercale as bandeirinhas com fitilhos em verde e amarelo, veja aqui como fazer.

Mais coisas legais de festa junina:

Diferentes costumes de comemoração da festa junina pelo Brasil

As bandeirinhas são comuns a todas as regiões do Brasil e o que mais? São diferentes mas podemos curtir o São João por todo o país. Aqui abaixo algumas diferenças para vocês ficarem sabendo e também para inserir um pouco mais da cultura caipira nas suas festinhas:

Nordeste

Forró, baião e xote são os ritmos que animam as comemorações. As comidas e bebidas típicas acompanham a festa. Em algumas cidades a animação também ficam por conta dos shows e da brincadeira conhecida por “trem forroviário”, onde os passageiros viajam dançando nos vagões ao ritmo do forró.

Sudeste

Comida típica (pipoca, pé-de-moleque e quentão, entre outros), além de cachorro-quente, pastel e até mesmo pizza. Na hora de brincar, todos participam das pescarias, dos concursos de quadrilha e do casamento na roça ao som de música sertaneja.

Centro-Oeste

As festas juninas acontecem ao som da polca paraguaia, além da quadrilha e dos pratos típicos. O ritmo sertanejo complementa as comemorações. É comum usarem hábitos típicos dos países vizinhos.

Sul

A tradição gaúcha é reunir a família ao redor da mesa de jantar para passarem a noite saboreando comidas típicas: arroz-de-carreteiro, feijão-mexido e pinhão cozido na água ou assado na brasa.

Norte

A festa é tomada pelo festival folclórico de Parintins, que ocorre no final de junho no Amazonas. A quadrilha dá lugar para a toada do boi-bumbá. São servidas comidas regionais como tapioca e tacacá.


Bandeirinhas e desenhos de festa junina para imprimir

Eu adoro festas juninas! Agora aqui abaixo você encontrará moldes para imprimir com motivos juninos e letras para colorir.

Recomendados para você: