Uma oportunidade super bacana de trabalhar a cultura indígena com seus alunos é caprichar nas atividades que envolvem a data do Dia do índio. Mesmo que você não siga o calendário chamado de turístico ( onde o ano é dividido por datas e acontecimentos, pautando assim as atividades pedagógicas ) , esse assunto precisa ser abordado de forma lúdica e responsável. No post de hoje colocaremos muitas sugestões para imprimir e colorir com esse tema.

Atividades Dia do Índio 2020

Coloque na sua agenda de trabalho o dia 19 de Abril,  pelo menos umas cinco atividades que possam trazer para seus alunos um pouco da cultura desse povo, que muito tem a nos ensinar.  A cada proposta lide com a curiosidade dos alunos em relação a um dos temas que envolvem essa cultura tão bonita e, infelizmente distante dos nossos pequenos.

Não restrinja ao conhecimento de índios como personificação de personagens da turma da Mônica, mostre índios de verdade aos seus alunos. Dê essa oportunidade de conhecer a imagem de crianças indígenas também, contribuindo assim para sua diversidade e ampliando seu conhecimento de mundo.

Algumas ideias para trabalhar o lúdico nessa data são super bem-vindas e vamos explorá-las. Selecionamos, para o post de hoje aqui no Muito Chique,  algumas sugestões sobre o tema, e que poderão ser trabalhadas por professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Também fica a sugestão para as mamães leitoras que se interessam por complementar as atividades em casa e sempre procuram melhorar a educação dos seus filhos.

Música para o dia do índio 2020

Um clássico que nunca sai de moda é a música da Xuxa ” Vamos brincar de índio “. Pode ser ensinada e usada para apresentações aos pais , semana da cultura, do meio ambiente e onde mais a sua criatividade levar:

Brincar De Índio – Xuxa
Vamos brincar de índio
Mas sem mocinho pra me pegar…
Venha pra minha tribo
Eu sou cacique, você é meu par…
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Vem pintar a pele para a dança começar

Pego meu arco e flecha
Minha canoa e vou pescar
Vamos fazer fogueira
Comer do fruto que a terra dá
Índio fazer barulho
Índio ter seu orgulho
Índio quer apito
Mas também sabe gritar

Índio não faz mais lutas
Índio não faz guerra
Índio já foi um dia
O dono dessa terra
Índio ficou sozinho
Índio querer carinho
Índio querer de volta a sua paz

Desenhos para colorir do dia do índio 2020

Pode-se distribuir os desenhos enquanto toca-se músicas indígenas bem baixinho para criar um clima. Outra ideia é colocar sons da floresta na caixinha de som da sala, enquanto os alunos fazem as atividades artísticas colorindo. Algumas atividades que estão no final da postagem sugerem colagem de palitos de fósforos, picotes de papel e outros. Vale a pena misturar técnicas e fazer valer a cultura indígena que é super colorida e diversa. Aproveite a oportunidade de conversar sobre isso com seus pequenos!

Produção de texto sobre o dia do índio

Use sua criatividade para aproveitar o momento de produção de textos sobre o tema indígena. Uma roda de conversa sobre a diversidade da cultura, sobre os ritos e lendas, sobre os animais e a forma de viver podem render muito em termos de produção após o bate-papo. Invista em demonstração de fotos reais.

Atividades de arte sobre o dia do índio

Criar cocares bem coloridos com diversos materiais é sempre a atividade mais marcante da data e é uma das preferidas dos pequenos. Faça sempre usando a criatividade e explorando as habilidades dos seus alunos, não entregue nada pronto. Valorize cada pedacinho de papel que eles consigam cortar certinho e, mesmo dando um trabalhão, os cocares feitos pelos alunos tem outro clima!

Outra produção artística que eles amam e dá um pouco menos de trabalho que os cocares, são os colares indígenas. Podem ser de contas, de sementes ou materiais diversos e feitos na hora. Envolva-os nessa criação multicolorida.

Criações com argila para o dia do índio

Os vasos, potes e utensílios feitos com argila são muito bem vindos na educação infantil e fundamental. Além de fazer a criança se sentir criando algo verdadeiramente, a cultura indígena pode ser apresentada através das pinturas da produção final. Certamente será uma imersão muito produtiva. Um pouco de sujeira na sala faz um bem danado.

Algumas brincadeiras com a temática do dia do índio

Curumim vai pra Oca

Para está atividade vamos precisar de ARCOS (Bambolês).

Jogando:

·         Distribuir os arcos aleatoriamente pelo chão. Iniciar com a mesma quantidade de crianças participantes.

·         As crianças devem caminhar entre os arcos, ao sinal do professor “Curumim vai pra Oca!!!” devem entrar no arco. Os arcos devem ser suprimidos um a um a cada rodada.

Dica: Entrar no arco que estiver mais perto. Prestar atenção no professor.

Caça à onça.

Jogando:

·         Distribuir os arcos pelo chão aleatoriamente.

·         Escolher uma criança para pegador (índio) e os demais serão as onças.

·         Para a onça não ser pega deve entrar na toca (arcos). Quando a onça for pega, vira índio e o índio vira onça.

Agora uma galeria com muitas atividades que irão mexer com a criatividades dos seus alunos da melhor forma possível. Aproveite para trabalhar os temas da semana sob a temática do dia do índio. Quanto mais, melhor! Bom trabalho