$R9KZBOB

Já ouviu falar em arte gestacional? Trata-se de uma técnica de pintura na barriga para grávidas, o resultado é maravilhoso!

A gravidez é uma fase muito intensa para as mulheres que a vivem. O corpo muda, os hormônios se alteram e uma vida a caminho vira o centro das atenções.  Uma das formas de ampliar os sentimentos que afloram nessa fase, é transformar sua barriga em uma tela para que um artista trabalhe cores e sensações que ficarão registradas em fotos para sempre.  O nome dessa arte é Belly Painting ( também chamada de baby pump painting )  ou arte gestacional em português. Vamos conhecer melhor esse trabalho tão lindo nesse post. Vamos lá!

O que é arte gestacional?

Essa moda começou na Inglaterra e de lá algumas celebridades americanas deram visibilidade mundial para a técnica.  A cantora Mariah Carey foi uma que registrou em fotos a arte gestacional que fez quando estava grávida dos gêmeos  Monroe e Moroccan, de lá pra cá essa arte pegou e não precisa ser mais uma celebridade para receber uma arte gestacional na barriga retratando esse momento único. Basta querer e contratar um profissional bacana com quem você se identifique.

arte-gestacional-fotos arte-gestacional-fotos-1

Não é uma tarefa simples pintar a barriga. A curvatura,  a posição da mãe e até mesmo os chutinhos do bebê podem interferir na hora da pintura. Quem se dedica a esse tipo de trabalho tem bastante talento e paciência. Geralmente artista e mãe conversam bastante sobre o desenho a ser feito e o que ambas esperam da sessão.  Cada uma demora entre uma hora e meia e duas horas.


Pintura e arte gestacional

As mamães que contratam esse serviço de arte gestacional podem fazê-lo para registrar e uma sessão de fotos em estúdio ou ao ar livre mas também é bastante procurada para festas de chá de bebê, onde todos os amigos podem curtir o desenho e se sentir bem próximos do bebê que vai nascer. Está ficando cada vez mais popular também a " festa de despedida da barriga " onde a mãe compartilha em clima animado os últimos momentos da gravidez e a arte gestacional também é usada nessa festividade.

arte-gestacional-fotos-7

Desenhos para arte gestacional

Um mundo de sonhos pode ser criado ao gosto da mãe, embora a maior parte prefira o desenho do bebê mesmo. São comuns os desenhos de mandalas por toda a barriga ou uma mandala bem grande e colorida em volta do desenho do feto em tamanho estimado do tempo da gravidez. Pode-se desenhar qualquer coisa que a futura mamãe tenha em mente. O universo materno é bem intenso. É comum também o desenho de flores, animais, o nome do bebê e os desenhos podem ser realistas ( desenhos do feto com riqueza de detalhes ) ou traços simples – confesso que desenhos de bichinhos em traços simples ficam parecendo pinturas de pano de prato, pessoalmente não me agradaram.

arte gestacional (21)


Material usado para arte gestacional

Nesse trabalho tão delicado e único são usados materiais próprios para pele como lápis, tintas e pancakes para maquiagem artística à base d’água. Uma das preocupações das mamães é que o material não seja tóxico e de jeito nenhum prejudique o bebê. Deve ser tudo confirmado com o artista e verificado pela mãe antes de começar para que todos se sintam seguros e relaxados.

arte-gestacional-fotos-8


Como tirar a pintura da barriga?

Antes de lavar a barriga no banho com água e sabonete ou até mesmo com lenço umedecido. Mas não acaba aí esse momento tão legal, existe a opção das mamães eternizam esse momento com um técnica de carimbo em pano úmido apoiada delicadamente sobre a barriga. A reprodução no pano pode ser emoldurada com bastidores de madeira e colocada no quarto do bebê para recebê-lo. Não é uma decoração única e interessante?

Quando fazer a arte gestacional?

As pinturas podem ser feitas a qualquer momento da gestação e é mais interessante e fica mais bonito quando a barriga está maior e mais arredondada. Lá pela trigésima semana.

arte-gestacional-fotos-10


Como é a sessão de arte gestacional?

Todas as mamães confirmam que a sessão da pintura é um momento relaxante e de grande prazer. Pode ser realizado em qualquer lugar em que ambas estejam a vontade. Nas fotos selecionadas para ilustrar esse post tem uma sessão feita em um banco de praça, onde o papai cuida dos filhos mais velhos enquanto a mamãe recebe e curte o momento da arte. Na sessão há registro de todos e grande interação com a barriga e o desenho, a sessão ficou fantástica. Porém há quem não curta tanta exposição em lugares públicos e optem pela sessão dentro de casa ou no estúdio do fotógrafo.

arte-gestacional-pintura-na-barriga

É muito interessante essa forma de interação com o bebê. As artistas dizem que podem sentir que eles adoram esse momento e se tornam bem presentes durante a sessão. Outro aspecto é que se em tempos antigos a grávida escondia a barriga por nove meses é muito bacana estarmos vivendo esse momento de transformação e orgulho maternal, onde a barriga vira uma tela para um artista e é colocada a mostra.

arte-gestacional-17


Qual o preço para fazer a arte gestacional?

Uma sessão custa em média R$ 100,00 a R$ 200,00. O ideal é que você já calcule os gastos com fotógrafo junto porque não tem graça fazer a arte e não registrar. Tudo vai depender  do profissional mas pelo que pesquisei o serviço fica nesse valor.

arte-gestacional-fotos-6


Como escolher um artista de arte gestacional?

A artista plástica Itaiana Battoni, radicada no Brasil na cidade de araraquara, São paulo, se dedica a essa arte com maestria. Todas as suas pinturas de arte gestacional são graciosas e únicas. Ela que começou a pintar na barriga de grávidas a três anos se apaixonou pelo trabalho e já deu cores a mais de sessenta barrigas-tela. É dela esse vídeo mostrando um pouco do seu trabalho e como se dá na prática a sessão. É sempre interessante ver para saber como é, o que esperar, como fazer as escolhas e se posicionar.

São dela também vários desenhos que ilustram o post, sempre com o bebê retratado. (Clique aqui para acessar o perfil do Facebook da artista)


Vídeo de pintura gestacional

Esse é o vídeo da arte do Arthur. A arte aqui nesse caso é bem simples, sem detalhes realistas.


Curso de arte gestacional

Para quem quer começar a trabalhar nesse mercado, que ainda é pequeno e um campo belíssimo, o ideal é que monte um portfólio de ideias. Aqui no post tem muitas delas e pode te ajudar na hora da inspiração. Em segundo lugar faça contato com fotógrafos que sejam especialistas em grávidas, que já tenham feito sessões de fotos  e tenham experiência nesse mercado, converse e ofereça em conjunto o serviço.

arte-gestacional-fotos-14

Depois e não menos importante procure  materiais de qualidade voltados para a pintura corporal. Trabalhe apenas com o que for regulamentado pela Anvisa. Aqui abaixo tem duas lojas online que podem te dar um ponto de partida com relação a marcas, tipos de materiais e preços.

Loja 01 | Loja 02

Por último procure um curso de arte gestacional – os que pesquisei na internet me pareceram muito fracos  e não me sinto à vontade de indicá=los , veja com algum ateliê de pintura na sua cidade –  ou aprenda de forma didática vendo vídeos no Youtube. Comece o trabalho e sucesso! É uma arte linda e tenho certeza que os benefícios serão muitos para quem atua no ramo também.


Fotos de Arte gestacional

Se você quer fazer uma arte gestacional na sua barriga e quer ideias para inspirar vamos colocar algumas fotos aqui abaixo mas conversando com seu artista é que vai sair uma bem bonita e especial.

arte-gestacional-34-865x709

arte-gestacional-40-865x647

arte-gestacional-27-865x433

arte-gestacional-fotos-4

arte-gestacional-fotos-5

Arte-de-barriga-bem-legaus-1

arte-gestacional-fotos-9

arte-gestacional-fotos-11

arte-gestacional-fotos-15

arte-gestacional-fotos-16

desenho_na_barriga_de_mulher_gr_vida_02

desenho-na-barriga-de-mulher-grávida-04 pintura-barriga-gravida-pinoquio Pintura-corporal-arte-gestacional

Pintura-corporal-arte-gestacional-1

Pintura-corporal-arte-gestacional-2

Pintura-corporal-arte-gestacional-3

Pintura-corporal-arte-gestacional-4

Pintura-corporal-arte-gestacional-5

Pintura-corporal-arte-gestacional-6

Pintura-corporal-arte-gestacional-8

Pintura-corporal-arte-gestacional-9
Pintura-corporal-arte-gestacional-12

Pintura-corporal-arte-gestacional-13

Pintura-corporal-arte-gestacional-14

Pintura-corporal-arte-gestacional-15

Pintura-corporal-arte-gestacional-16

Pintura-corporal-arte-gestacional-18

Pintura-corporal-arte-gestacional-19

Pintura-corporal-arte-gestacional-20

Pintura-corporal-para-gestantes1

pintura-gestacional

pintura-na-barriga

arte gestacional (47)

arte gestacional (31)

arte gestacional (45)

arte gestacional (44)

arte gestacional (43)

arte gestacional (39)

arte gestacional (42)

arte gestacional (38)

arte gestacional (36)

arte gestacional (32)

arte gestacional (28)

arte gestacional (26)

arte gestacional (19)

arte gestacional (15)

arte gestacional (14)

Arte gestacional (1)1