O mundo dos empreendedores que possuem seu próprio negócio está se expandindo de maneira significativa nos últimos anos. Com a crise econômica e o desemprego que só aumenta, muitos brasileiros se viram na necessidade de criar sua própria empresa para sustentar sua família.

Uma área que sempre possui espaço e está sempre se adaptando e modificando é a área de eventos. E é exatamente aí onde muitas pessoas então investindo. Os objetos personalizados para festas estão sempre na moda e se fazem presentes em qualquer tipo de evento, sejam casamentos, aniversários, bodas… Em qualquer festa vamos encontrar objetos com o nome, a idade ou a foto dos anfitriões.

Se você está em busca de inspirações para investir no ramo, veio ao lugar certo! Aqui vamos te mostrar como você pode abrir o seu negócio de personalizados, com dicas de materiais, programas de edição, como conquistar os clientes e até mesmo dicas dos temas que são tendência para o seu negócio. Confira:

Quais são os materiais necessários?

Aqui vai uma lista dos materiais que você deve comprar para o seu negócio. Você pode comprá-los em lojas físicas ou pela internet. Alguns precisam de um pouco mais de experiência para serem utilizados, por isso, busque por ajuda ou faça cursos para se especializar.

Não é necessário comprar todos os materiais de uma única vez, você pode comprá-los aos poucos. Mas vale lembrar que quanto mais completa for sua disponibilidade de materiais, mais trabalhos você vai poder aceitar. Vamos então à lista:

– Tesouras: uma para cortes grandes, uma para cortes menores e mais precisos e outra para acabamentos diferenciados, as chamadas tesouras de picote.

– Estilete;

– Furadores;

– Fitas adesivas: as mais usadas são a fita durex, a fita banana e a fita dupla face. Compre de diferentes larguras para garantir melhores acabamentos.

– Régua: pode ser uma simples de plástico ou uma de metal, que é a mais indicada.

– Refiladora ou guilhotina;

– Boleador ou dobradeira;

– Papéis de diferentes gramaturas e funções;

– Alicate de furo ou Crop a Dile;

– Base de corte em PVC.

Qual o melhor programa de edição?

Para começar com o negócio de personalizados, é essencial saber utilizar algum programa para a edição de materiais. Você pode começar pedindo a arte para uma gráfica de qualidade mas, o prazo pode não ser cumprido e você pode acabar prejudicado.

Invista em cursos que te ensinem a utilizar, preferencialmente, os programas CorelDraw ou o Photoshop. Sabendo como qualquer um deles funciona você já estará a um passo de fazer sua empresa ter sucesso. Com elas, você poderá criar suas artes, que poderão ser exclusivas.

Leia: Como montar e decorar uma mesa de festa

Como faço para conquistar meus clientes?

No início é realmente difícil fazer com que as pessoas reconheçam seu trabalho, mas não quer dizer que vai ser impossível. Com algumas medidas você pode conquistar clientes de todos os lugares. Para isso, use algumas redes sociais para promover o seu trabalho e fazer com que as pessoas fiquem interessadas por ele.

Quando os clientes o procurarem, faça o melhor que puder. Afinal, queremos oferecer um trabalho de qualidade, certo? Assim seus clientes vão recomendá-lo para amigos e familiares, além de voltarem a procurar seus serviços sempre que precisarem.

Veja aqui:

Ideias de negócios para mães trabalharem em casa

Outra dica de ouro é: entenda do assunto. Estude sobre o ramo e sobre como ele é feito, assim, o cliente poderá ver que você sabe o que está fazendo e terá mais confiança em você. Essa conversa com o cliente será essencial para ele decidir se vai ou não contratar seus serviços.

Algumas medidas como brindes também podem conquistar seus clientes. Pode ser algo simples, mas que represente sua gratidão por fazer esse trabalho. Dê alguma lembrancinha diferenciada para o seu cliente se destacar na festa, como um copo diferenciado, por exemplo. Seu cliente ficará surpreso e você, com certeza, vai superar as expectativas.

Leia aqui:

Papelaria personalizada: como começar a trabalhar nesse ramo

Bônus: conheça as tendências do ramo de personalizados.

No mundo dos personalizados, algumas tendências são clássicas, já outras, vão mudando constantemente. Como você vai precisar de um portfólio para que seus clientes tenham uma ideia de como é o seu trabalho, vale investir em artes que chamem a atenção.

Personagens infantis são sempre tendência, busque por aqueles que estão fazendo mais sucesso no momento, como Galinha Pintadinha, Princesa Sophia ou Minions. Outra dica é que você faça artes inspiradas em temáticas que estão sendo muito utilizadas, como os unicórnios, cactos e até mesmo os abacaxis, que são uma forte tendência.

Busque se inspirar em sites de imagens, o Instagram e o Pinterest são dois aplicativos que podem te ajudar muito na hora de buscar por inspirações para suas criações.