Tratamento caseiro para fungos nas unhas 3

Apesar de não parecer, as unhas desempenham diferentes funções no corpo humano. Elas são responsáveis por proteger o tecido da ponta dos dedos e também conseguem sinalizar que o organismo está sofrendo com algum problema de saúde.

Mesmo se tratando de uma estrutura resistente e composta por queratina, a unha está sujeira a ação de fungos. Estes micro-organismos surgem de forma silenciosa e são responsáveis por causar uma infecção chamada micose.

Os pés precisam de cuidados especiais para não sofrer com fungos. (Foto: Divulgação)
Os pés precisam de cuidados especiais para não sofrer com fungos. (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre a micose de unha

A micose de unha afeta homens e mulheres de todas as idades, sendo favorecida por algumas condições, como o clima quente e úmido, o diabetes, os traumas nas unhas e o histórico familiar.

A unha com micose fica grossa, quebradiça e com um aspecto amarelado. O problema não causa apenas prejuízos estéticos, mas também reflete na saúde e na qualidade de vida.

Os fungos, responsáveis por causar micoses, entram nas unhas de diferentes formas. O principal fator é a umidade, que deixa a queratina macia e contribui com a infecção.

Uma pessoa com micose apresenta dores e desconforto ao calçar um sapato, além do que pode contaminar os outros. Existem várias formas de contágio, como frequentar piscinas ou balneários públicos, andar descalço em piso molhado, usar toalhas compartilhadas e utilizar lixa contaminada para fazer as unhas.

É importante não compartilhar utensílios na manicure. (Foto: Divulgação)
É importante não compartilhar utensílios na manicure. (Foto: Divulgação)

Como tratar unhas com fungos?

O tipo de medicamento usado para tratar de unhas com fungos depende da extensão da micose. Normalmente o médico dermatologista é responsável por receitar o remédio mais apropriado para o caso.

As unhas dos pés levam aproximadamente 12 meses para se regenerar. E, durante este período, é fundamental que o tratamento seja mantido. Alguns cuidados também precisam ser adotados para favorecer a recuperação, como manter as unhas limpas e secas, não roer, evitar lixar a parte de cima e evitar o contato com utensílios contaminados na manicure.

Se o caso de micose nas unhas for realmente grave, o tratamento será oral e tópico.

Remédio caseiro para micose de unha

Confira a seguir suas receitas de remédios caseiros para tratar unhas com fungos:

Alho + Mertiolate

Coloque 1 dente de alho em um vidro de Mertiolate. Aplique a mistura três vezes ao dia na unha danificada, durante o período de 1 mês.

O Mertiolate, em parceria com o alho, é responsável por tornar as unhas mais fortes e combater a ação dos fungos. O remédio caseiro promete bons resultados em pouco tempo.

O escalda pés é uma forma de tratar as micoses. (Foto: Divulgação)
O escalda-pés é uma forma de tratar as micoses. (Foto: Divulgação)

Hortelã pimenta + água

Prepare um escalda-pés com 30 g de folhas de hortelã-pimenta e 500 ml de água fervente. A erva tem propriedades antifúngicas que contribuem com o tratamento da micose de unha.