Não acontece com todas as mulheres mas quem sofre com unhas amareladas quer sempre se ver livre do problema que dá má aparência para as mãos. O pior mesmo é que para esconder o problema acabam por usar o que causa o problema e vira uma bola de nele. Para tapar as unhas escurecidas nada mais eficaz do que o esmalte escuro, que é o principal causador do escurecimento das unhas e uma coisa acaba gerando a outra, mas você sabe porque isso acontece?

As unhas quando são sempre pintadas com esmaltes de cores fortes – café, preto, vermelhão que a gente ama – acabam absorvendo alguns pigmentos. Isso acontece por que elas são bastante porosas. Mas não é só isso não, existe a possibilidade de as unhas estarem amarelas como produtos químicos, substâncias presentes no cigarro e até diabetes. Uma das causas mais comuns são os fungos e para esses casos o tratamento deverá ser prescrito por um dermatologista porque não adianta curar o sintoma e deixar a causa ativa, não é?

Como prevenir o amarelado das unhas

Sempre use uma camada de base ou fortalecedor antes de aplicar o esmalte. Assim será formada uma camada protetora nas unhas que não deixará a química do esmalte agredi-las e evitará o amarelamento.

Mescle as cores de esmalte com que costuma pintar as unhas. Se numa semana pintou de vermelho, na outra semana aplique um renda ou nude.

É muito importante passar alguns dias sem aplicar esmalte nas unhas. Pelo menos uma vez no mês, dê um tempo aos pigmentos. Sua unha vai agradecer.

Primeiro passo para o clareamento das unhas

Para todas as receitas caseiras de clareamento que apresentarmos nesse post existe a necessidade que  as unhas estejam limpas, sem esmalte nenhum. Parece meio óbvio falar isso mas já vi tutorial de blogueira ensinando a clarear e estava com esmalte nas fotos, assim não dá! O resultado fica ainda melhor se a receita for feita logo depois de remover o esmalte. Faça o clareamento uma vez por semana ou quando achar que está precisando, mas sem exageros.

Como clarear as unhas em casa

Como clarear as unhas com Corega ou outros clareadores de dentadura

Esses produtos contém um ou vários ingredientes ativos de limpeza, mas em cada um deles existe um ingrediente capaz de retirar manchas de superfícies duras e brancas.

Como fazer?

Dissolva uma quantidade do produto em água morna de acordo com as instruções da embalagem. Certifique-se de que o produto fique totalmente dissolvido para conseguir todos os benefícios da limpeza.

Deixe as mãos de molho no produto de limpeza dental por cinco minutos. Quando terminar, enxágue em água limpa e morna e seque.

Repita esse tratamento algumas vezes por semana para melhorar.

Faça um banho com peróxido.

Deixar as mãos de molho em um banho feito de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e bicarbonato de sódio pode ser um removedor de mancha muito eficiente.

Como fazer?

Misture 1/2 xícara (125 ml) de água quente 1 colher de chá (5 ml) de peróxido de hidrogênio a 30% e 1 colher de sopa (15 ml) de bicarbonato de sódio em uma vasilha de plastico. Mexa bem até dissolver o pó.

Mergulhe as unhas na solução por 1 a 10 minutos, ou até as manchas desaparecerem.

Lave as mãos com água e sabão ao terminar. Passe hidratante nas mãos depois, pois o peróxido de hidrogênio pode agredir a pele.

Veja esse vídeo cheio de dicas para clarear suas unhas

Clareie as unhas com suco de limão e água com sabão.

As propriedades de acidez do limão ajudam a dissolver as manchas nas unhas, e a água com sabão pode ajudar mais a retirar as partículas da superfície das unhas.

O sabão ajuda no processo de remover as manchas depois que o limão retira da superfície das unhas. Fica mais fácil limpar as partículas.

Como fazer?

Misture 1/4 xícara (60 ml) de suco de limão com 1 xícara (250 ml) de água morna e 1 a 2 colheres (15 a 30 ml) de sabonete líquido suave em uma vasilha de vidro ou plástico.

Deixe as unhas de molho nessa mistura por 5 minutos.

Enxágue as unhas em água corrente quando terminar, e passe hidratante para evitar que a pele resseque.

Clareie as unhas com com vinagre branco

Vinagre é outro ácido suave capaz de retirar partículas de mancha de superfícies duras. Lembre-se de usar vinagre branco, pois o vinagre de maçã, vinagre balsâmico ou outro tipo de vinagre com cor pode manchar mais ainda as unhas.

Como fazer?

Coloque 1 xícara de água morna em uma vasilha e acrescente 1 colher de chá ou de sopa (5 a 15 ml) de vinagre branco destilado.

Deixe as unhas de molho nessa mistura por 8 minutos.

Ao terminar, enxágue as unhas sob água morna corrente e seque. Passe hidratante para evitar que a pele resseque.

 


Clareie as unhas com com removedor de esmalte

Se suas unhas ficarem manchadas depois de usar um esmalte escuro, talvez você consiga retirar algumas manchas depois de usar removedor de esmalte.

Como fazer?

Umedeça um cotonete ou algodão em removedor de esmalte. Um tipo que contenha acetona provavelmente será mais eficiente, pois a acetona é um ingrediente forte.

Esfregue as áreas manchadas das unhas com o algodão umedecido. Depois de de 15 a 30 segundos, você deve notar alguma diferença. Se não, tente outra solução.

Essa técnica pode não funcionar se suas unhas estiverem manchadas com outra coisa que não esmalte.

Clareie as unhas com uma pasta de bicarbonato de sódio

Porque usar o bicarbonato de sódio para clarear as unhas? Ele é um poderoso agente de limpeza caseiro que ajuda em tudo, desde absorção de odores a remoção de manchas. Misturar bicarbonato com um pouco de peróxido de hidrogênio pode criar um esfoliante eficiente para as unhas.

Como fazer?

Misture 1 colher de sopa (15 ml) de peróxido de hidrogênio 3% com 2 1/2 colheres de bicarbonato em uma vasilha pequena. Misture com uma colher ou um palito até os dois ingredientes ficarem bem combinados em uma pasta.

Usando um cotonete, aplique a pasta sobre cada unha e embaixo das pontas das unhas. Cubra todas as unhas de uma mão.

Espere três minutos antes de enxaguar a pasta das unhas com água quente. Repita na outra mão.

Você poderá notar alguma diferença depois da primeira aplicação. Para melhores resultados, repita o procedimento uma vez a cada seis ou oito semanas.

Clareie as unhas com com pasta de dente clareadora.

Os mesmos ingredientes na pasta que ajudam a clarear os dentes, que são feitos de queratina, podem também ajudar a branquear as unhas, que também são feitas de queratina.

Como fazer?

Passe a pasta de dente em cada unha, usando um gota do tamanho de uma ervilha ou menos.

Esfregue a pasta de dentes nas unhas usando uma escova velha.

Deixe ficar por 5 minutos, depois enxágue com água morna.

Repita esse tratamento algumas vezes por semana para unhas mais brancas.

Agora se o seu problema é que a unha não cresce de jeito nenhum saiba que algumas coisinhas que estão aí na sua cozinha podem te ajudar muito:

Suco de Laranja
A fruta contém ácido fólico, que estimula o crescimento das unhas. Esprema 4 laranjas em um recipiente. Em seguida, encharque pequenos chumaços de algodão no suco, deposite-os sobre as unhas e aguarde dez minutos.

Ovo

Misture uma gema de ovo com uma colher (sopa) de azeite e passe a mistura nas unhas com um pincel. Aguarde quinze minutos e enxague.

Alecrim, coco e mel

Em uma vasilha, acrescente uma colher (sopa) de mel, uma de óleo de coco e quatro gotas de óleo de alecrim. Misture, coloque no micro-ondas por 15 segundos, encharque pequenos chumaços de algodão na mistura, deposite-os sobre as unhas e aguarde quinze minutos.

Tomate

O tomate contém uma substância chamada biotina, que estimula o crescimento do cabelo e das unhas. Bata no liquidificado um tomate e uma colher (sopa) de azeite. Em seguida, encharque pequenos chumaços de algodão na mistura, deposite-os sobre as unhas e aguarde dez minutos.

Espero ter te ajudado a resolver esse problema tão chatinho que atinge tantas mulheres.