mulher-roendo-unha

Roer unhas é um costume bastante comum, que pode parecer muitas vezes inofensivo. Pois quem nunca o fez naquelas situações de grande nervosismo ou ansiedade? Justamente aí onde mora o problema, que pode se tornar um verdadeiro vício e fonte de embaraço e transtorno nas vidas de algumas pessoas que não conseguem mais parar com o hábito. Se este é o seu caso, confira abaixo sugestões de como dar fim ao problema.

Quem tem a mania de levar sempre os dedos à boca para roer as unhas – ou que sobrou delas-, precisa ficar alerta, pois futuramente podem vir a desenvolver problemas que podem comprometer a boa saúde e aparência das unhas. A exemplo de infecções localizadas ao redor das unhas com grande inchaço e dor.

O mau aspecto que as unhas roídas ganham, também é um gerador de muita frustração nas pessoas. Sobretudo nas mulheres, que se vêem entristecidas ao ver as unhas nessa constrangedora aparência.

Para as mulheres, usar a moda ao seu favor também pode ajudar a parar de roer as unhas. Investir na aplicação de lindas e compridas unhas postiças ou fazer unhas decoradas com diferentes desenhos e enfeites, super tendência da temporadas, podem se mostrar muito eficiente na hora de acabar com a mania de roer unhas.

Como não roer as unhas

Uma ótima dica é não descuidar da aparência das unhas e sempre procurar mantê-las tratadas e bonitas, pintadas ainda com esmaltes de cores fortes como vermelho e Pink. Pois ao perceber as unhas estão bem feitas e cuidadas, o desejo de estragá-las pode ser amenizado até que vá gradativamente sumindo.

Esmaltes específicos para parar de roer unhas podem ser utilizados. Devido sabor muito amargo, eles podem ajudar a não levar mais os dedos até a boca. E dar fim ao problema.

Usar um potente fortificante para unhas também ajuda bastante a combater a insistente mania de roê-las. O produto evita que as unhas quebrem com facilidade, evitando que você, por ventura, venha a por as mãos na boca para puxar algum pedaço da unha quebrada, por exemplo. O que pode levar novamente à compulsão de querer roer as demais. Utilizando o fortificante, é mais provável que esta situação aconteça cada vez menos.

parar_De_roer_unha

Procurar pessoas que estão passando pela mesma situação que você pode te ajudar a vencer a compulsão. Formar grupos de apoio, onde todos compartilham suas histórias e se incentivam a parar de roer as unhas, pode trazer grande impacto na forma como tem lidado com o problema.

Ao perceber que não está sozinho e existem muitas outras pessoas sofrendo pelo mesmo motivo, pode te ajudar a largar o mau hábito de maneira rápida e definitiva.

Roer as unhas a todo instante, até deixá-las com a pele à mostra ou mesmo com os cantos dos dedos sangrando, são sintomas que caracterizam um possível vício. Onde, para esses casos, além do uso de produtos que combatam o mau hábito, uma ajuda médica precisa ser requisitada.

A compulsão de roer as unhas sem parar pode ser um sintoma e ter como pano de fundo doenças e preocupações de caráter emocional, como transtornos de ansiedade, estresse, timidez excessiva, síndrome do pânico, fobia social e demais perturbações psicológicas.

Para estes casos, tratamentos realizados com a ajuda de terapias combinadas costumam ser os mais recomendados e trazer ótimos resultados. Por isso a importância de se procurar sempre um psicoterapeuta ou demais profissionais especializados no assunto.