ROER-AS-UNHAS

Onicofagia, não, não é uma ofensa, esse é o nome dado ao ato de roer as unhas, algumas mulheres sofrem de verdade com essa mania, que além de acabar com as unhas pode também acarretar a doenças, afinal, as unhas podem conter germes e bactérias que em contato com a boca acaba entrando no organismo, infelizmente essa mania de roer as unhas pode se tornar incontrolável em alguns casos, mas sabia que é preciso controlar esse habito, afinal, como disse pode acabar com as unhas, deixando-as finas, fracas e quebradiças, danificando as camadas de queratina presentes nas unhas.

Em alguns casos mais graves os dedos podem contrair infecções, deixando o dedo inflamado, isso devido as bactérias presentes nas unhas, essas inflamações podem produzir pus e para curar apenas com o uso de antibióticos.

O ato de roer as unhas podem estar ligados a problemas emocionais como a ansiedade por exemplo e para combater essa mania em alguns casos é necessário até mesmo acompanhamento psicológico, e tratamento com ansioliticos, outra forma de evitar que a pessoa roa as unhas é com produtos que podem inibir a pessoa de levar os dedos a boca.

Separei aqui alguns produtos e dicas que podem ajudar vocês a evitarem o ato de roer as unhas, vale lembrar se nenhuma das dicas a seguir funcionarem é preciso mesmo procurar ajuda psicologicamente, para assim descobrir as causas deste problema.

Use produtos que endurecem as unhas.

Corte as unhas bem rentes ao dedo para evitar que você consiga arrancar pedaços.

Use batons escuros, assim fica mais fácil de manter as unhas longe da boca.

Procure produtos específicos, como esmaltes que evitam que as pessoas roam as unhas, esses esmaltes possuem um gosto ruim, que faz com que você sinta repulsa toda vez que for levar as unhas a boca.

Uma outra dica bem valida é passar nas unhas pimenta ou algo que você não goste, assim você acaba condicionando o ato de roer as unhas com o gosto ruim e acaba evitando.