Todo mundo ou fala ou já ouviu dizer que as grávidas ficam com um ” brilho diferente ” como se estivessem sendo visivelmente abençoadas. Dizem que a gravidez deixa a mulher mais bonita e com um brilho na pele capaz de impressionar qualquer dermatologista. Ainda assim, algumas mulheres não se sentem bem assim e não abrem mão da vaidade durante a gestação, e ficam em dúvida sobre quais tratamentos estéticos podem realizar sem prejudicar a saúde do bebê. Tudo é permitido? O que pode e o que não pode nesse caso?

Tratamentos estéticos para a pele das grávidas

Será que elas estão exagerando ou realmente ainda existem tratamentos proibidos durante a gravidez? Ao vermos uma atriz global tendo bebê e já saindo magra e sem nenhum inchaço na capa da CARAS da semana seguinte a gente fica pensando no que elas fazem para conseguir isso. Boa parte tem a ver com a necessidade de manter uma imagem social a todo custo, afinal é disso que elas vivem, mas existem muitos tratamentos à disposição das mamães e melhor ainda, existem tratamentos que podem ser feitos durante a gravidez para diminuir o impacto hormonal e o inchaço.

São elas, as alterações hormonais da gravidez, as responsáveis pelas alterações na pele. O corpo fica fragilizado e retém muito liquido nessa fase e as consequências são visíveis. Aqui nós procuramos ser bem coerentes, todas essas alterações fazem parte de uma gravidez sadia. O esperado é que realmente isso aconteça para que tudo corra bem e que seu bebê nasça com saúde e com uma mamãe feliz para cuidar dele. As dicas são os tratamentos estéticos como alternativa para as mulheres que querem manter a boa forma.

Quais os tratamentos estéticos indicados na gravidez?

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality=90

Não preciso nem dizer, mas direi mesmo assim que é sempre indicado conversar com o médico antes de iniciar qualquer tratamento. Assim como existem tratamentos contraindicados, há aqueles que não prejudicam a gestação e favorecem o bem-estar da mãe, auxiliando na diminuição do inchaço e manchas. Veja o que você realmente precisa focar sua atenção durante a gestação escolha e agende seus procedimentos em um local de segurança.

Saiba que existem muitos mitos em torno do que pode e do que não pode fazer na gravidez, viu? Agora farei uma lista do que pode e do que não pode e o porque ligado à uma causa científica. Sem nenhum achismo ou sabedoria popular ligado ao post.

estetica-apos-gravidez

Posso fazer peeling para manchas durante a gravidez?

Esse é um problema comum nas grávidas e o tratamento para ele é o que gera maior curiosidade por parte das futuras mamães.  Saiba que nem todos os tipos estão liberados, apenas os mais superficiais mas que podem render alguns resultados interessantes nesse momento. É o caso do peeling de diamante e  do peeling ultrassônico.  No peeling de diamante uma ponteira vai raspando a pele ao mesmo tempo que suga toda a pele morta  promovendo renovação do rosto. Já o segundo tipo a tecnologia consiste em uma espátula que, ao entrar em contato com a pele, emite uma vibração, que é bem confortável para a paciente e indicado para a pele sensível das gestantes. Esses tratamento proporcionam uma melhor circulação sanguínea e renovam a camada superior da pele, atenuando as manchas e linhas de expressão.
Eu sou adepta dos peelings superficiais uma ou duas vezes por ano e recomendo.

E os que são feitos com ácidos e tem efeito mais profundo? O ácido retinóico e outros que são bem comuns nas clínicas dermatológicas não devem ser utilizados, pois há risco de irritação da pele e de aparecimento de manchas. Também é proibido o peeling abrasivo.

Posso pintar o cabelo na gravidez?

Não pode nem pintar e nem fazer mechas  nos primeiros três meses de gestação por conta do risco de contaminação do bebê. Pode haver má formação fetal e predisposição à leucemia. Então está vetado, esqueça isso. alerta Após o terceiro mês, já  pode usar tintura sem amônia. As luzes podem ser realizadas no final da gravidez, desde que sejam feitas a, pelo menos, 1 cm da raiz, evitando, assim, a absorção química pelo couro cabeludo. Não tem jeito e tem que ter cuidado mesmo. Converse com meu médico e procure opções.

Posso fazer tratamento pra flacidez com radiofrequência e ultrassom?

Não podem ser realizados nem na barriga nem em lugar nenhum durante toda a gestação. Na gravidez, é prejudicial expor a gestante à radiofrequência e tratamentos estéticos de ultrassom. Por segurança, no caso da radiofrequência, é preciso ficar a uma distância mínima de 10 metros de quem estiver aplicando. Pode prejudicar bastante o seu bebê então fique longe desse tipo de tratamento. Agende as sessões para depois!

509584685-gestacao

Quais procedimentos posso fazer na barriga?

Os tratamentos estéticos com aparelhos  não podem ser realizados na área do abdômen, pois são prejudiciais ao bebê.

Posso fazer fotodepilação na gravidez?

Ainda não existem estudos científicos que comprovem que não há problemas com a fotodepilação. A depilação com cera deve ser evitada no primeiro trimestre e, depois disso, é liberada, porém com algumas precauções. Deve-se ter muito cuidado por conta da chance de infecção ou inflamação, já que os riscos para a gestante são maiores. Faça com  gilete mesmo ou liberte-se e fique natureba.

Grávidas podem fazer endermoterapia?

As gestantes podem fazer a endermoterapia nas pernas e braços. É uma massagem mecânica na pele através de roletes, feita com movimentos lentos e que promovem a mobilização dos líquidos parados, descongestionando, desintoxicando e drenando o tecido.

Grávidas podem fazer carboxiterapia?

Pode ser feito, entretanto, é necessário que a gestante converse com o seu médico. O equipamento não tem uma contraindicação, pois o gás utilizado é o mesmo encontrado no corpo. Porém, como se trata de uma terapia minimamente invasiva, é importante ter a autorização do médico.

tratamentos-pele-1600

Grávidas podem fazer limpeza de pele?

Pode ser feita sem problema. De preferência com produtos hipoalergênicos.

Grávidas podem hidratar os cabelos?

Não há restrições. O ideal, porém, é evitar a raiz, já que essa parte do cabelo tende a ficar mais oleosa durante a gestação por conta de alterações hormonais.

Grávidas podem fazer drenagem linfática?

Pode ser realizada a partir do segundo trimestre. A mulher tem de receber a autorização do médico e só deve fazer o procedimento com um terapeuta especializado em gestantes, pois a pressão exercida deve ser menos intensa do que na drenagem linfática comum.

Grávidas podem fazer as unhas?

Podem ser feitos sim mas com aquele cuidado de sempre, tudo deve ser esterilizado para evitar contaminações que possam prejudicar o bebê. Não é hora de experimentar um salão novo, por exemplo. O ideal é usar o próprio alicate, espátula, palito e lixa.

img1

Grávidas podem usar hidratantes para o corpo?

Podem ser utilizados, porém deve-se evitar a hidratação dos mamilos para que eles não fiquem muito sensíveis e com predisposição a rachaduras durante a amamentação.

Está se sentindo inchada e quer fazer uma massagem relaxante?

Pode ser feita, mas é de extrema importância que o médico seja comunicado e que o terapeuta que irá realizar o procedimento domine o assunto e esteja habituado a trabalhar com gestantes.

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality=90

Grávidas podem pegar sol ?

O bronzeamento natural, através do sol, não é indicado devido ao aumento da pigmentação da pele durante a gestação, o que pode propiciar o aparecimento de manchas permanentes.

Espero que o post tenha te ajudado a tirar as dúvidas sobre esse assunto. Continue lendo outros tópicos sobre gravidez, amamentação e maternidade aqui do Muito Chique.