Tratamento para Rosácea 3

O tratamento para rosácea é a solução perfeita para quem sofre com este tipo de doença de pele crônica. Ele promete aliviar os principais sintomas, como é o caso das manchas vermelhas e do inchaço.

Embora seja uma condição inofensiva, a rosácea costuma deixar as pessoas envergonhadas e inseguras. A causa do problema é desconhecida, mas os sintomas são mais frequentes em mulheres, com idade entre 30 e 50 anos e com pele muito clara. Os homens também podem ser afetados pela rosácea e chegam a desenvolver as formas mais graves da doença.

Rosácea

A rosácea é uma doença que se manifesta no rosto através de manchas vermelhas no centro da face. Em alguns casos, o problema se expande para outras áreas do rosto, como testa, bochechas, queixo e nariz. Alguns fatores favorecem o aparecimento da rosácea, como as alterações emocionais, mudanças hormonais, predisposição genética, consumo de alimentos muito quentes, exposição ao sol, ingestão de bebidas alcóolicas e uso de determinados medicamentos. Os sintomas da rosácea são típicos e fáceis de identificar. Normalmente a pessoa sofre com a ruborização do rosto.

Em alguns casos, a vermelhidão na face se parece muito com a acne. Também são sinais da doença: excesso de vasos sanguíneos no rosto, sensação de ardor, nariz vermelho e olhos irritados. A rosácea não tem cura, mas já conta com diferentes formas de tratamento para aliviar os seus sintomas.

cuperoza
A rosácea apresenta manchas avermelhadas na região central do rosto. (Foto: Divulgação)

Tratamento para Rosácea

É possível remover as manchas avermelhadas da pele SIM! Se isso lhe incomoda, conheça algumas técnicas e tratamentos mais indicados para amenizar as marcas na pele! (Mais informações podem ser encontradas aqui.)

Tratamento de rosácea com medicamentos

A rosácea pode ser tratada com medicamentos. Os antibióticos tomados por via oral amenizam os sintomas, desde que sejam receitados por um médico. Entre os remédios mais usados no tratamento, estão: tetraciclina, minociclina e doxiciclina. Uma forma de melhorar o resultado do tratamento é aplicando pomada nas áreas do rosto que sofrem com a vermelhidão. O metronidazol, por exemplo, é um grande aliado.

Antibióticos podem aliviar os sintomas. (Foto: Divulgação)
Antibióticos podem aliviar os sintomas. (Foto: Divulgação)

Tratamento de rosácea com Laser

A rosácea pode ser tratada com laser, cuja aplicação acontece no consultório dermatológico. A luz emitida pelo aparelho é capaz de destruir os vasos sanguíneos responsáveis por causar a vermelhidão na pele. Os efeitos colaterais do laser são leves e duram apenas alguns dias.

Tratamento de rosácea com laser. (Foto: Divulgação)
Tratamento de rosácea com laser. (Foto: Divulgação)

Tratamento de rosácea com Dermoabrasão

A dermoabrasão é indicada para os casos mais graves de rosácea. O procedimento consiste em lixar toda a pele e eliminar a camada superficial. Durante a cicatrização, a pele se regenera e fica livre das incômodas manchas vermelhas.

Tratamento de rosácea com cirurgia

A cirurgia é responsável por remodelar as áreas do rosto que sofrem com a ruborização. Este tratamento funciona bem principalmente quando a doença começa a criar deformidades na pele, em especial no nariz.

Tratamento de rosácea Caseiro

Os sintomas da rosácea, quando leves, podem ser aliviados com gel de aloe vera e a água de rosas.