Tratamento para Acne hormonal

O tratamento para acne hormonal tem despertado o interesse de muitas mulheres que sofrem com espinhas e cravos na fase adulta. O problema pode ser combatido com métodos modernos e também com mudanças de hábitos no dia-a-dia. A acne hormonal, também conhecida como acne adulta, é um problema que afeta principalmente as mulheres com mais de 25 anos. As espinhas e cravos começam a tomar conta do rosto em virtude das alterações hormonais.

A acne hormonal atinge principalmente as mulheres adultas. (Foto: Divulgação)
A acne hormonal atinge principalmente as mulheres adultas. (Foto: Divulgação)

Outros fatores são responsáveis por agravar um quadro de acne hormonal, como é o caso do estresse, da má alimentação, do tabagismo, do excesso de cafeína e do uso de determinados medicamentos. O aparecimento de acnes na fase adulta pode estar associado a algum tipo de doença, como é o caso dos ovários policísticos.


Você também poderá se interessar por:


Tratamento para acne

Confira a seguir algumas dicas de tratamento para acne hormonal:

É importante lavar o rosto pelo menos duas vezes por dia com sabonete líquido. Em seguida, aplique um adstringente suave.

Use filtro solar

O filtro solar não pode ficar de fora da rotina de quem sofre com acnes. O produto não pode ser muito oleoso, caso contrário, ele estimulará o aparecimento de mais espinhas.

O anticoncepcional ajua a regular os hormônios. (Foto: Divulgação)
O anticoncepcional ajua a regular os hormônios. (Foto: Divulgação)

Maquiagem apropriada

Na hora de escolher os produtos de maquiagem, opte pelos itens classificados como oil free, pois eles não entopem os poros.

Procure um dermatologista

Se nenhuma das dicas anteriores estiver adiantando, então é recomendado procurar um dermatologista para fazer testes hormonais e descobrir prováveis desequilíbrios.

Administração de anticoncepcionais

O tratamento mais utilizado contra acne hormonal é a administração de anticoncepcionais. As pílulas ajudam a regular os hormônios e, consequentemente, melhoram a aparência da pele. Vale à pena testar marcas diferentes para descobrir qual medicamento tem melhor efeito, desde que exista prescrição do ginecologista.

Consuma suplementos

Os suplementos naturais ajudam o organismo a produzir hormônios de forma mais equilibrada. As cápsulas de zinco, ômega 3, vitamina D, vitamina C e probióticos costumam fazer grande diferença no tratamento.

Cuide da alimentação

Quem tem acne hormonal deve evitar o consumo dos alimentos ricos em açúcar e farinha. A ingestão de leite, laticínios, óleos vegetais hidrogenados e margarinas também agrava o quadro.

Aplicação do laser Multiwaves. (Foto: Divulgação)
Aplicação do laser Multiwaves. (Foto: Divulgação)

Tecnologias modernas

As técnicas disponíveis atualmente são capazes de acabar com a vermelhidão e cicatrizes que insistem em tomar conta da pele com acne. O Isolaz, um aparelho que emite luz pulsada, pode ser associado a um sistema de sucção. O tratamento consiste em drenar as espinhas inflamadas e aplicar uma luz com função antiinflamatório.

Um laser que costuma ser muito utilizado para tratar acne hormonal é o Genesis, que diminui os poros abertos e a oleosidade excessiva. A aplicação do Multiwaves também é comum nos consultórios, pois o aparelho emite uma luz azul que reduz as bactérias responsáveis pela formação de espinhas.

Recomendados para você: