Os poros abertos no rosto dão uma aparência de pele mal cuidada e mesmo não sendo um problema dermatológico grave caem naquele grupo de questões estéticas a serem resolvidas. São vários os motivos que fazem com que eles apareçam e a boa notícia é que existem tratamentos eficazes para o problema. Se você sente que sua pele do rosto ficaria com uma aparência muito melhor se conseguisse se livrar dos poros abertos, leia o post até o final e saiba que dá pra resolver até com receitinhas caseiras SIM!

Poros abertos

Algumas pessoas têm os poros muito dilatados ao lado do nariz e você sabia que a principal causa disso é a pele oleosa? Os poros visíveis com mais frequência, são as vias de saída das glândulas internas produtoras de sebo. Como o sebo precisa sair, os poros se dilatam para que isso aconteça. Essas vias variam de acordo com sexo, idade e genética. Até o uso do anticoncepcional influencia nesses casos. A questão só piora no verão, quando a transpiração ajuda a acumular ainda mais gordura entre os espaços.

O outro motivo é o próprio envelhecimento da pele que gera a flacidez como um todo, essa perda da elasticidade natural também faz com que os poros se dilatem. Assim como as rugas, pois com o tempo a estrutura de colágeno se desfaz e o poro tende a “afrouxar”. Aí qualquer tipo de pele, mesmo a mais seca delas, pode ter os poros dilatados também.

istock_000042956408_small


Tratamento para poros abertos

Por se tratar de uma questão considerada de difícil tratamento, acreditava-se que para fechar os poros só era possível com uma boa maquiagem para  disfarçar o problema. Entretanto, atualmente, não só a medicina está a favor da estética, mas também há diversas fontes naturais capazes de, se não fechar os poros dilatados, amenizar a aparência indesejada, conquistando assim a tão sonhada pele de bebê. Abaixo alguns dos tratamentos mais usados para diminuir e acabar de vez com a dilatação dos poros:

  • Tratamento com ácidos: Normalmente estes cremes à base de ácido podem ser usados diariamente em casa mesmo, o mais conhecido deles é o ácido retinoico, ajuda muito, mas só pode ser usado com a indicado do dermatologista.
  • Microdermoabrasão: Este tratamento nada mais é do que uma esfoliação leve com pequenos grânulos, é conhecido como peeling de cristal ou diamante. Afina e renova a pele.
  • Peelings químicos: Este procedimento só pode ser feito no consultório do dermatologista, ele ajuda a descamar a pele e promove a renovação celular, além de reduzir a oleosidade.
  • Luz intensa pulsada: Este procedimento ajuda a reduzir as glândulas sebáceas e o diâmetro do poro. Muito eficiente também para manchas na pele, a aplicação é recomendada uma vez ao mês.
  • CO² Fracionado: Este tratamento é indicado para casos mais extremos, como marcas e cicatrizes de acne e fotoenvelhecimento. É um procedimento mais agressivo, pois atinge as camadas mais profundas da pele, o resultado é fantástico.
  • Roacutan: Em alguns casos em que já foi tentado de tudo e não houve melhora, o médico pode considerar a possibilidade de indicar o uso do medicamento Roacutan, que ajuda a diminuir visivelmente a oleosidade da pele. Geralmente este medicamento é indicado para quem tem problemas graves com acne.

Causas dos poros abertos

O aumento da quantidade de glândulas sebáceas e secreção de seba causam a dilatação dos poros. Mas alguns fatores são determinantes para que os poros se dilatem:

  • pele flácida
  • excesso de oleosidade e suor (por isso que no verão os poros ficam ainda mais dilatados!)
  • Acúmulo de resíduos na pele (sujeiras, restos de maquiagem, etc)
  • pré disposição genética

Poros dilatados no nariz

Essa região é sempre a mais delicada de todas quando o assuntos são poros abertos. Geralmente é a região em que este problema fica mais visível, mas alguns pequenos cuidados podem ajudar a amenizar:

  • Evite o uso exagerado de cremes, séruns, óleos e qualquer outro produto que tape os poros e os deixe obstruídos. Deixa essa região o mais livre e fresca possível. O único produto permitido para usar no nariz diariamente é o protetor solar que por sua vez, precisa ser livre de óleo, ok?
  • Todos os dias lave bem o rosto e capriche na região do nariz, onde os poros estão mais abertos. Lave bem o rosto antes de dormir e de manhã, ao acordar.
  • Se puder, faça esfoliações semanais e faça o uso de máscaras que ajudem a fechar os poros.
  • Outro cuidado bem curioso e que faz a diferenã: Tenha o hábito de substituir a fronha do seu travesseiro com frequência. Isso não só ajuda contra os poros dilatados, como também ajuda muito no controle da oleosidade, contra acne e cravos. Pode parecer uma bobagem, mas acredite, a fronha do travesseiro acumula muitas células mortas e sebo.

Disfarce os poros dilatados do nariz

Se as dicas acima não bastarem para controlar a dilatação dos poros, você pode então dar uma disfarçadinha básica com duas dicas:

  • Use um bom primer
  • Use maquiagens líquidas e não em pó.

Cremes para fechar os poros

Selecionamos 5 produtos que ajudam a amenizar o aspecto dos poros dilatados na pele, todos eles são muito bons e cada um age de forma diferente, mas no final o resultado é bem parecido. Ajudam bastante a melhorar a pele, confere aí:

  1. Primer L’Oréal Studio Secrets: Este primer é bem suave e possue um toque aveludado, ajuda a amenizar o aspecto de poros dilatados e dá uma textura ótima para a pele. Ele deixa a pele mais regular e elimina a oleosidade. Este primer você encontra no Mercado Livre.
  2. Primer facial para poros dilatados Contém 1g: Deixa a pele com um toque super macio e aveludado, sua fórmula não possui óleo e isso ajuda muito no controle de oleosidade. Este primer você consegue por um precinho ótimo no Mercado Livre, vale dar uma pesquisada nos preços.
  3. Creme Pré-Maquiagem The POREfessional, Benefit: Este creme dá uma sensação de frescor à pele, ele é super fininho e você pode caprichar naquelas regiões em que os poros estão mais abertos. O resultado é excelente e notável. Este creme você consegue baratinho na Sephora.
  4. Correcting Serum, Clinique: Seruns são sempre excelente para a pele e este em especial ajuda a reduzir 58% do aspecto dos poros abertos em apenas quinze dias de uso. Para quem quiser estender o tratamento com outros produtos da marca, tem também o creme hidratante e primer específicos para peles com os poros dilatados. Este sérum você pode comprar online na Sephora também.
  5. Egg Pore Silky Smooth Balm Tony Moly: Este primer também é daqueles que mostram um resultado milagroso já de cara! Ele ajuda a esconder os poros abertos e também aquelas rugas finas, dando um aspecto bem mais lisinho e regular, além de deixar a pele mais macia e mais sedosa. Este você encontra na Up Makeup.

Maquiagem dilata os poros?

As mulheres que estão com os poros bem dilatados devem utilizar maquiagens mais líquidas e livres de óleo. Fuja das versões de maquiagens mais pesadas e em pó. Esses produtos mais pesados acabam penetrando e obstruindo os poros, isso vai agravar a situação, causando acne e cravos. Capriche na remoção da maquiagem também, use produtos específicos (demaquilantes) para retirar a maquiagem e depois disso lave bem o rosto com um sabonete líquido específico para o rosto. Depois de criar o hábito de fazer isso, você acostuma, mas no começo até criar esta rotina, não é fácil e as vezes rola aquela preguiça… Seja persistente, faça um esforço e você verá a diferença na pele após alguns dias. Vale a pena!

Qual a região mais afetada pelos poros abertos?

A região mais afetada pelo problema é a chamada “Zona T”, que envolve testa, nariz e queixo.

Primeiro passo para tratar os poros dilatados

O primeiro passo na luta contra os poros abertos é manter o ritual de limpeza em dia, em casa e na clínica dermatológica. Os poros dilatados são reversíveis, mas deve ser realizado um tratamento contínuo. Recentemente, foi descoberto que algumas sessões com aplicações superficiais de toxina botulínica ajudam a fechá-los. Peelings como o químico ou de cristal, e tratamentos a laser como Fraxel (laser de Erbium fracionado), Voluderm (radiofrequência com microagulhamento), CO2 fracionado e luz intensa pulsada também ajudam a diminuir o tamanho dos poros. Esses tratamentos são feitos pelo dermatologista e não são tão caros quanto já foram um dia, vale marcar uma consulta e fazer uma análise do seu caso.


Receitas caseiras para tratar poros abertos

Veja dicas caseiras para fechar os poros dilatados em casa, de forma natural e bem eficaz:

Tratamento caseiro para poros abertos com Máscara de aveia

  • Triture uma xícara de aveia até virar pó.
  • Adicione meia xícara de água morna e mexa até obter consistência de creme.
  • Aplique no rosto e deixa agir até que seque completamente.
  • Em seguida, enxágue com água morna.

Tratamento caseiro para poros abertos com Casca de mamão

Para fechar os poros dilatados apenas com uma fruta, limpe bem a pele. Em seguida, friccione a parte interna da casca de um mamão no rosto. Deixe agir por aproximadamente 20 minutos e retire com água morna. Esta receita é boa para eliminar sardas também.

Tratamento caseiro para poros abertos com Máscara de amêndoas

  • Triture 1/3 de xícara de amêndoas até obter um pó.
  • Acrescente um pouco de água para formar uma pasta.
  • Aplique no rosto, de preferência começando pelo nariz e depois espalhando para as demais áreas.
  • Deixe agir por 30 minutos e retire com água morna.

Tratamento caseiro para poros abertos com Cubos de gelo

Este tratamento é ideal para ser realizado logo após o banho, pois os poros tendem a estar mais abertos. Pegue alguns cubos de gelo e passe diretamente no rosto. Muito cuidado para não queimar a pele! O tempo de contato, neste caso, é rápido, apenas de 30 segundos, para não haver acidentes.

Tratamento caseiro para poros abertos com Bicarbonato de sódio

Mais uma vez, para fechar os poros dilatados, faça um creme misturando bicarbonato e água morna em partes iguais. Aplique a pasta massageando o rosto com movimentos circulares, por apenas 30 segundos. Enxague com água fria. Para um bom resultado, repita o processo durante uma semana e depois diminua para apenas 3 vezes.

Tratamento caseiro para poros abertos com Soro de leite

Apesar de ser um tratamento conhecido para clarear a pele, ele também funciona para fechar os poros dilatados. No período de uma semana, lave bem o rosto pela noite, antes de dormir. Posteriormente, aplique com um algodão um pouco de soro de leite. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria.

Tratamento caseiro para poros abertos com Suco de laranja

Esta receita é poderosa, além de super econômica! Por conter ácido nítrico e vitamina C, a laranja age como esfoliante natural e reafirmador. Este potente remédio natural ajuda a fechar os poros dilatados, pois limpa profundamente a pele e restaura alguns sinais de envelhecimento.

  • Para utilizar é bastante simples.
  • Basta espremer uma laranja e aplicar, com um algodão, o suco puro sob a pele.
  • Depois é só enxaguar com água fria.
  • Outra ótima opção é cortar a laranja pela metade e esfregar (com delicadeza) no rosto. Qualquer que seja sua opção, deixe agir por 5 minutos antes de retirar.

Atenção: não faça este tratamento durante o dia ou ao se expor ao sol, pois pode manchar a pele. O ideal é realizá-lo à noite e jamais abrir mão do protetor solar.

tratamentos-caseiros-para-fechar-os-poros-dilatados-3


Dicas para disfarçar os poros abertos

Lave o rosto da forma correta

Não lave de qualquer jeito e rapidamente porque não vai solucionar o problema e acaba a deixando ressecada o que vai somar um problema ao outro.
Limpar o rosto todos os dias com água morna e sabonete específico é uma tarefa obrigatória para remover as células mortas e evitar o excesso de óleo na superfície dos poros. O ideal é repetir o procedimento de duas a três vezes por dia e tonificar em seguida com um adstringente.

Cuidado com o hidratante

Após o ritual de  limpeza, você deve aplicar um hidratante facial mas não é qualquer um, atente para as necessidades do seu rosto. Mais uma vez o produto deve ser específico para peles oleosas e mistas, do tipo “oil free”. Muitos hidratantes já oferecem princípios ativos que ajudam a diminuir a produção de sebo. O mesmo para o protetor solar. Formulações à base de gel, gel creme, sérum e fluído evitam o acúmulo de oleosidade e, consequentemente, a dilatação dos poros.


Linha da Vichy para peles oleosas

Conheça os produtos e saiba quais os benefícios que a linha pode trazer para a sua pele:

normaderm

  1. Gel de limpeza Normaderm: Ideal para a limpeza do dia a dia, age profundamente na pele com imperfeições, tornando-a mais lisa e macia. Ajuda na prevenção da acne e controla o excesso de oleosidade sem ressecar a pele.
  2.  Gel Esfoliante Normaderm: As micropartículas uniformizam a pele sensível com imperfeições sem obstruir os poros. A consistência de mousse deixa a sensação de limpeza, sem a impressãode estar repuxando.
  3. Tônico Adstringente Normaderm: Trata os poros obstruídos e dilatados, diminui a oleosidade, a vermelhidão provocada pela acne, o brilho e o relevo cutâneo irregular. Não irrita nem resseca a pele.
  4. Creme antirrugas noturno com FPS 15 Normaderm: Reduz visivelmente o brilho da pele, deixando-a mais lisa e uniforme. A Tecnologia Infiltrante usa micropartículas para transportar os princípios ativos para o centro dos poros. A textura de gel proporciona toque seco e controla a oleosidade por até 8 horas após a aplicação.
  5. Normaderm Noite: É um líquido retrator de poros e controlador da oleosidade excessiva. É rapidamente absorvido pela pele e sua fórmula contém água termal, proporcionando uma textura aveludada e sem brilho.
  6. Hidratante: Creme concentrado com ativo anti-imperfeições, recomendado para peles oleosas e irritadas. Acalma a queimação e a vermelhidão causada pela acne, reduzindo as imperfeições nas primeiras 24h após a aplicação.

Coma de forma saudável

O problema acontece de dentro pra fora e se inicia lá na sua alimentação.Tudo que você come reflete na aparência da pele, unhas e cabelo. Uma alimentação regrada e saudável ajuda a controlar o brilho excessivo na pele e o aparecimento de acnes.

Esfoliação mudará a sua vida
Assim como a limpeza profunda, a esfoliação elimina o acúmulo de sujeira nos poros e auxilia a retração deles. Pode ser feita de uma a duas vezes por semana para remover o sebo e células mortas. Mas pegue leve: não adianta esfoliar com força e nem ficar repetindo o procedimento todos os dias.

6513a806e9fad52b5acd84bebdbb3264

Dicas para evitar poros abertos

  • Deixa para trás o hábito de espremer espinhas
  • Nunca durma sem antes remover totalmente a sua maquiagem do rosto
  • A exposição solar em excesso pode piorar a situação
  • Tenha o hábito de usar os produtos adequados para o seu tipo de pele para a limpeza e remoção de resíduos
  • O primer é ótimo para utilizar antes da maquiagem, pois além de controlar a oleosidade, ele ajuda a manter os poros mais fechados.
  • Máscaras faciais ajudam bastante no controle da oleosidade da pele e dão um aspecto bem melhor aos poros.

Recomendados para você: