É inegável dizer que um sorriso bonito não ajuda a abrir portas. Tanto numa entrevista de emprego, como naquele primeiro encontro amoroso, o sorriso alheio é uma das primeiras coisas que se nota. E pode colocar todos os seus planos a perder, se não estiver esteticamente agradável, com dentes malcuidados e amarelados. Para manter o seu sorriso sempre branquinho e saudável, confira as dicas abaixo!

A principal causa das manchas amarelas nos dentes é o desgaste sofrido por eles no dia-a-dia, em decorrência da má alimentação, higiene inadequada, dentre outros.

Para evitar que seus dentes fiquem amarelados, ou piorar o problema, diminua ao máximo a ingestão de alimentos muito coloridos, com grande concentração de aditivos químicos e corantes, e os que apresentem maior acidez. Sejam eles naturais ou não.

Alimentos que mais amarelam os dentes

Na lista dos principais responsáveis por deixar seu sorriso amarelado, estão o café, bebidas artificiais, como refrigerantes (sobretudo os feitos com cola) e refrescos em pó, mostarda, molho de soja, limão, temperos de cor intensa, como curry e páprica, verduras e frutas de cor forte e vinho tinto.

O fumo e comidas preparadas com muito açúcar também colaboram para destruir o esmalte do dente que, uma vez corroído, abre espaço para substâncias presentes nos demais alimentos desgastarem o dente, causando assim o efeito amarelado.

dentes-amarelados

Dicas para dentes amarelados

Uma excelente dica para não comprometer seus dentes, é sempre enxaguar a boca após o consumo de algum desses alimentos e sempre bochechar um pouco de água momentos antes de escovar os dentes. Manter regularmente esses hábitos evita que as substâncias presentes nos alimentos afetem o esmalte e escureçam os dentes.

A higiene correta vai garantir que os dentes não se estraguem e fiquem amarelados. A recomendação, em especial para quem já tem os dentes nesse estado, é escová-los após as principais refeições e, em seguida, usar o fio dental. Evite pastas de dente e fitas que prometem efeito branqueador. Ao contrário do que se pensa, esses produtos, em longo prazo, corroem o esmalte do dente (sua camada protetora) e o sensibilizam ainda mais.

Os tratamentos para dentes amarelados devem ser realizados somente no consultório odontológico. Os tratamentos incluem uso de agentes branqueadores, aplicados de maneira abrasiva ou com ajuda do laser. Em casa, a manutenção é feita com materiais receitados pelo dentista, em geral moldeiras dentárias com função clareadora. Veja outras dicas para ter dentes mais brancos!

Recomendados para você: