blogueira-destaque

Para as garotas que estão sempre conectadas a possibilidade de ter um blog é quase irresistível. Junto com essa intenção acabam surgindo diversas expectativas e uma delas é ser uma blogueira de sucesso, tendo muitos acessos, sendo referência e, acima de tudo, ganhando dinheiro.

O problema é que, embora o conceito de sucesso seja bem relativo, o que você precisa para alcançá-lo é o mesmo que usamos na maior parte da vida para ser bem sucedido em qualquer coisa: trabalho. Não tem aquela velha fala sobre “10% de inspiração e 90% transpiração”? É basicamente isso!

Dicas para ter sucesso na blogosfera

Se você está disposta a encarar os 90% de transpiração, confira só algumas dicas para encarar o desafio:

Esteja motivada

blogueira-1

Motivação é um ingrediente necessário a tudo que pretendemos no dia-a-dia. Blogar é uma delas. Com o tempo você descobrirá que ela é realmente necessária, por mais que você goste do seu blog e do tema abordado. Trabalhar para ter sucesso em algo exige motivação em todos os sentidos: incluindo ter um blog com o qual se tenha intenções maiores que a diversão.

Tenha disciplina

Acredite, mas blogar também exige disciplina, especialmente levando em consideração que o sucesso exige pensar a longo prazo. Para o processo de pesquisa, escrita, publicação e divulgação é preciso estabelecer um plano que esteja de acordo com a sua disponibilidade de tempo e ser firme para colocá-lo em prática.

Pesquise

blogueira-2

Seja qual for o assunto do seu blog é importante pesquisar. A menos que seja um diário virtual, o desenvolvimento do seu conteúdo – seja ele texto ou vídeo – deverá envolver uma pesquisa para que todos os dados estejam corretos e sejam absolutamente úteis a quem o lê.

Não importa se o seu nicho for cabelo, maquiagem, moda, fitness, livros ou qualquer coisa que as pessoas pensem ser apenas um hobby ou algo “não tão útil”. É importante pesquisar e se dedicar de verdade ao conteúdo que pretende desenvolver e, acima de tudo, saber do que está falando.

Revise

Se tem algo que tira praticamente toda a credibilidade de um blogueiro é a presença de falhas de escrita, erros de português ou falhas no conteúdo. Tudo bem que problemas acontecem, afinal “errar é humano”, porém é importante ter esmero por aquilo que você desenvolve. Portanto faça pelo menos uma revisão antes de publicar um texto, vídeo ou podcast. Caso tenha dúvidas a respeito sobre como escrever alguma palavra ou pronunciar o nome de algum produto, procure sanar antes de colocar o conteúdo no ar.

Não copie

blogueira-3

Por mais que seja prático apelar para a receita mágica do “ctrl+c e ctrl+v”, no que diz respeito à blogosfera ela só traz prejuízos. Copiar não é “prestar homenagem” ao autor original, nem muito menos “ajuda para difundir o conteúdo” e sim coisa de preguiçoso. Não pense que essa receita não tem consequências, afinal o Google – grande mestre dos blogueiros que almejam o sucesso – não perdoa esse passo em falso:  em casos mais graves, ele pode punir o seu blog caso detecte conteúdo plagiado, desde excluindo o post copiado das buscas ou até mesmo excluindo o blog inteiro dos mecanismos de buscas. Em casos extremos, essa punição máxima significa algo como blogar para o nada.

Em outras palavras, plágio pode até ser prático, mas o crime não compensa, ok?

Seja original

Ser original é uma receita quase garantida para o sucesso, mas pode ser difícil de levar à cabo quando há tantos na internet disputando um espaço, especialmente quando o assunto que você quer abordar em seu blog é disputado. Mas lembre-se: ser original não significa apenas falar do que ninguém pensou em falar. Pode ser simplesmente falar do assunto de uma maneira diferente. Portanto tente explorar o conteúdo de uma outra forma. Busque o seu diferencial!

Leia outros blogs

blogueira-4

Não importa qual seja o assunto do seu blog: é interessante buscar e acompanhar outros espaços que produzam conteúdo semelhante. Assim você pode acompanhar as tendências e também ficar ligado em certos detalhes como a escrita, a abordagem e a frequência dos autores de outros blogs. É sempre possível aprender alguma coisa com aqueles que estão atuando há mais tempo e também é interessante para fazer network.

Divulgue (com consciência)

Divulgar o blog é importante, mas lembre-se: divulgação e spam não são a mesma coisa. Nada de entrar em um monte de blogs e colar o mesmo recadinho de “divulgação” para todo mundo, ou o famoso “oi, gosto muito do seu blog e também tenho um! Acesse tal-tal-tal e tchau!”. Isso é spam. E é muito, mas muito chato.

Lembra da dica sobre ler outros blogs? Então: a melhor maneira de divulgação é ser ativo nos comentários, comentando de maneira construtiva e deixando o seu link apenas no campo correspondente do formulário de comentários (aquele de website). Se o blogueiro se interessar por você, ele com certeza verá o endereço do seu blog e conhecerá o seu espaço. Se o conteúdo for bom, você terá um novo leitor. O mesmo vale para as redes sociais.

Tenha paciência

blogueira-5

Muitas blogueiras desanimam em menos de um mês de postagens, crendo que o seu blog já deveria estar bombando de acessos e comentários. O problema é que as coisas não funcionam assim. Lembra do que falamos a respeito de motivação e disciplina nos tópicos acima? Então, é justamente para passar por esse momento de desânimo.

Mas não desanime, garota. O sucesso leva tempo para ser construído, portanto continue se dedicando e escrevendo!

Pratique a humildade

Quando os leitores finalmente chegarem ao seu blog, nada de ter o “rei na barriga” e se colocar em um pedestal. Sempre que for possível, responda os comentários, seja educada, receptiva e ouça o que eles tem a dizer. Em casos de má educação por parte do leitor, limite-se a uma resposta educada e o posterior bloqueio desse usuário. Lembre-se que você depende dos leitores para ter o sucesso que tanto almeja.

Lembre-se: foco, dedicação, disciplina e humildade são as chaves para se dar bem na blogosfera!

Quer ter um blog de sucesso? Vídeos com Dicas incríveis