Convivi bastante tempo com uma amiga que tinha uma tatuagem de flor de Lótus no pé e acabei nutrindo uma profunda simpatia por esse desenho. Era cor de rosa, delicado e ela tinha um pé pequenininho e ficava bem bonitinho. Não tinha me dado conta que nunca tinha perguntado pra ela o significado, o que a fez escolher aquela flor e não qualquer outra, o que a fez escolher aquele desenho e não outros.  Perguntei e vou dividir a resposta com vocês nesse post.

Mas antes vamos dar uma passada por todos os significados " oficiais " que essa flor têm.  São vários. Os ocidentais atribuem a flor certos simbolismos diferentes do dos orientais e as vezes mesmo sendo do lado de cá do globo terrestre você pode se identificar mais com o significado oriental.  A flor, original da Ásia, é mística e cheia de significados, sendo uma ótima opção para quem quer fazer uma tatuagem que une personalidade e delicadeza.

Flor de Lótus

tatuagem-flor-de-lotus-significado

A   flor de lótus é uma planta aquática natural da Ásia, famosa por seu uso como ornamento e por sua longevidade. As sementes podem durar muitas gerações e séculos. Acho que é um bom símbolo para longevidade, não é mesmo? A parte estética dessa  flor também é peculiar, cheia de pétalas e de misticismo, já serviu de inspiração até para a arquitetura do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, localizado em Dubai. Já viram ?


Significado da Flor de Lótus

A flor de lótus está relacionada, acima de tudo, à vida e a superação relacionada à vida. Por ser uma flor que nasce do lodo, do pântano, ela também simboliza a superação, a força, a capacidade de passar pelas dificuldades e ver o lado positivo da situação. No budismo, ela também é associada à pureza e despertar da espiritualidade, por nascer perfeitamente de um local inesperado.

Segundo o dicionário de símbolos a flor de lótus simboliza a pureza, a perfeição, a sabedoria, a paz, o sol, a prosperidade, a energia, a fertilidade, o nascimento, o renascimento, a sexualidade e a sensualidade. Estamos acrescentando mais informações agora porém pureza e renascimento continuam sendo os simbolismos mais fortes.

tatuagem-flor-de-lotus-significado

Você também vai amar:


O significado da Flor de Lótus para o budismo

Lá  na Índia, a flor de Lótus simboliza o crescimento espiritual representado por aquela que surge da escuridão para desabrochar em plena luz. Na mitologia hindu, o lótus dourado aparece na mão esquerda de Buda simbolizando a pureza e o esclarecimento. Realmente é uma presença bem forte nessa religião. A flor é um dos símbolos mais ilustrativos do budismo. Nessa religião, ela representa o coração fechado, o qual após desenvolver as virtudes de Buda, se abre. Assim, Buda é também representado sentado nessa flor, de modo que ela é considerada o seu trono.

Além de Buda, outros deuses da mitologia hindu se relacionam com essa flor, por exemplo,Brahma, o criador, que nasce do umbigo de Vishna emergindo num lótus de mil pétalas; ou Surya, o deus do sol, retratado com duas flores de Lótus simbolizando o esclarecimento. Você conhece o budismo? Gosta de estudar religiões? O simbolismo das imagens quando colocadas no âmbito religioso são bem interessantes.

tatuagem-flor-de-lotus-significado

Significado das cores na tatuagem da Flor de Lótus

Na tradição budista, flores de lótus de cores diferentes têm significados diferentes:


Tatuagem de Flor de Lótus Azul

Simboliza a vitória do espírito sobre os sentidos,significa sabedoria e conhecimento.


Tatuagem de Flor de Lótus Branca

Simboliza o estado de perfeição do espírito e da mente, total pureza e natureza perfeita.


Tatuagem de Flor de Lótus Vermelha

Símbolo da pureza do coração e da natureza original. É a flor do amor, da compaixão, da paixão e de todas as qualidades ligadas ao coração.

tatuagem-flor-de-lotus-significado


Tatuagem de Flor de Lótus Rosa

É o supremo dos lótus e está normalmente associada às divindades. É ligada ao Grande Buda.

tatuagem-flor-de-lotus-significado


O significado histórico da Flor de Lótus

Venerada em muitos lugares, desde Índia, China, Japão e Egito, a flor de Lótus durante muito tempo simbolizou a criação, a fertilidade e, sobretudo, a pureza, uma vez que essa bela flor emerge das águas sujas, turvas e estagnadas. Além disso, representa a beleza e o distanciamento pois cresce sem se sujar nas águas que a envolvem (a raiz está na lama, o caule na água e a flor no sol). Na crença hindu, simboliza a beleza interior: "viver no mundo, sem se ligar com aquilo que o rodeia".

No Egito, essa flor atípica simboliza a "origem da manifestação", ou seja, o nascimento e o renascimento visto que ela abre e fecha consoante o movimento solar e, ademais, está relacionada com os deuses Nefertem e Re. Vale lembrar que o lótus azul era venerado pelos faraós do Egito por possuir características sagradas e mágicas associadas ao renascimento.

tatuagem-flor-de-lotus-significado


Como é a tatuagem da Flor de Lótus

Agora que conversamos bastante e aprendemos sobre o significado vem a parte do traço. Como são retratadas essas flores pelos tatuadores? Como são feitas? A tradicional flor de lótus é representada com oito pétalas que se relacionam com as oito direções do espaço, sendo, portanto, um símbolo da harmonia cósmica e, por isso, aparece com frequência nas mandalas.

tatuagem-flor-de-lotus-significado

Mas não é só dessa forma que são desenhadas e o seu tatuador pode ter outra compreensão da mesma flor porque na mitologia hindu, há uma representação do lótus com mil pétalas considerado o trono de buda, o pináculo da perfeição, simbolizando o esclarecimento espiritual e a totalidade. Da mesma maneira, Brahma nasce do umbigo de Vishnu sustentado por uma flor de lótus de mil pétalas.

Flor de lótus

Viram que interessante?

Quem escolhe a flor de lótus para tatuar pretende especialmente demonstrar através dessa imagem, que conseguiu ultrapassar uma fase difícil, de superação, de renascimento. A simbologia que vai ao encontro do fato de a flor nascer na lama e desabrochar linda à luz do sol, sem se sujar.

Perguntei para várias pessoas porque elas escolheram essa flor para tatuar e tive várias respostas legais que podem te ajudar na hora de decidir o desenho da sua futura tatoo. Claro que irei começar para amiga que falei lá em cima.

tatuagem-flor-de-lotus-significado

" Adoro flor de lótus porque  ela representa a pureza que nasce da lama, é o símbolo de Budah, mas não foi por isso que escolhi. Escolhi porque pra mim significa superar os tempos elameados"

Anna Arantes, amiga há quase dez anos e tem uma flor de lótus no pé.


Mais pessoas – amigos e amigos de amigos – deram o seu significado pessoal:

" Eu sempre achei a lótus linda por si só! Mais sempre procuro dar um significado para minhas tatoos, mesmo que seja só meu! rsrsrs. Minha Lótus é uma cover up, por esse motivo escolhi a lótus negra, gosto da ideia de uma flor nascer de um lugar 'improvável", acredito ter escolhido com o intuito de afirmar que as vezes não somos e o que parecemos ser. "

Marcela Klein


" Eu tinha uma Beth Boop na nuca e cansei dela. Para "apagá-la" fiz em cima a flor de lótus. Sempre gostei da flor e quando fui para a  Índia via muito, de todas as cores e aí voltando quis fazer a tatoo. Fiz de uma foto que tirei. E o significado dela também diz muito para o meu momento, de mudança. "

Lisi Silveira

tatuagem-flor-de-lotus-significado


" O significado dela é conhecido: uma flor tão linda nasce do lodo com raízes profundas até emergir em pura beleza. Mostrando a transmutação. Da dificuldade e intempéries para um renascimento. Sempre achei um símbolo forte. Em um momento de transição profissional, sonhei c esta flor e naquela semana encontrei o curso que queria. E o nome do local também era Flor de Lótus… Meu cartão de visitas também é com uma flor de lótus… Acho qUE é isso. "

Claudia Carvalho


" A escolha foi pela simpatia que tenho pelo budismo e  o significado que mais me chamou a atenção foi o de elevação espiritual. Minha flor complementou uma tatoo que tenho do om sagrado que é um símbolo hindu. "

tatuagem-flor-de-lotus-significado

Lilian Azambuja


"Eu escolhi flor de Lótus pelo significado e por que eu acho uma flor linda… Na época em que fiz, li que a flor de lótus representava pureza de sentimentos e busca pela perfeição. Que ela era um raio de luz no meio da água turva. E eu queria esse significado em mim. Tenho ela tatuada na minha nuca… Era pra ter colorido ela, mas nunca fiz. "

Ana Seidel


" Comecei a pesquisar o significado, a história e achei bonito. Meio que casou com um momento da minha vida de recomeço, achei que o fato de a flor "renascer do fundo d'água, saindo do lado para a superfície, era uma boa analogia ao meu momento. "

Camila Kehl


E aí, curtiram saber qual o significado dessa tatuagem para várias pessoas diferentes? Agradeço a todas que responderam a pergunta do significado mesmo não me conhecendo. Obrigada pela generosidade em dividir um pouco do significado que saber ser só seu. Você tem uma? Quer fazer? Me conte aqui nos comentários do blog!

Recomendados para você: