tatuagem-maori-feminina

tatuagem maori é uma das tendências mais vistas no mundo dos tattoos atualmente, é fácil encontrar interessados no assunto e também uma grande variedade de desenhos e imagens para inspiração tanto entre homens quanto entre mulheres. Embora seja uma das grandes tendências atuais, esse tipo de tatuagem é considerada uma das mais antigas do mundo. Elas levam o nome dos Maoris, povo nativo da Nova Zelândia, para o qual os desenhos na pele eram de suma importância para sua sociedade. Para os Maoris, cada desenho era único e as tatuagens feitas contavam a história de vida daquele que a levava na pele. Representavam a posição que tinham na tribo, podiam também representar seus atos de bravura, sua família.

Tatuagem Maori

Os membros dessa sociedade recebiam a primeiro desenho quando adultos e continuavam sendo tatuados mesmo durante a velhice. Já os mais poderosos da tribo ostentavam os desenhos até mesmo em seu rosto.

tatuagem-maori-feminina-2014

Maori-007

Tatuagem Maori Feminina e significado

Suas tatuagens são baseadas em formas geométricas, espirais e curvas que se encaixam, assim como círculos menores que se misturam e resultam em uma imagem maior. Os desenhos mais comuns desse estilo são máscaras, tartarugas, sol, tubarão, e setas de flechas, mas há uma variedade de opções com significados importantes. Confira os principais modelos de tatuagem feminina:

Tartaruga:

Tartaruga-Maori

Para o povo maori, o animal representa a família, assim como também as qualidades de longevidade, serenidade e resistência.

Máscara ou Tiki

Tiki-Maori

As tatuagens de máscaras eram feitas no rosto, para intimidar o inimigo já que seu significado guardava relação com os deuses, danças tribais e invocação de forças. As tatuagens associadas aos deuses tinham algumas variações:

  • Tiki-tohua: Criador das aves
  • Tiki-kapakapa: Criador dos peixes e do pássaro Tui.
  • Tiki-auaha: Deus dos Homens
  • Tiki-whakaeaea: Deus dos alimentos plantados e colhidos da terra.
  • Tiki mana: Um Deus retratado comumente de olhos fechados e lábios fartos, significando protetores da família e guias no cotidiano.

Tubarão

Tubarao-Maori

Para os maoris, os tubarões eram animais sagrados e respeitados. Tatuados de corpo inteiro, eram símbolos de adaptabilidade, proteção e determinação em conservar o poder e autonomia. O Mango Pare – cabeça de tubarão padrão,era tatuado para expressar força e espirito guerreiro. Já tatuar somente os dentes do tubarão tem significado de ferocidade.

Rabo de baleia

Rabo-de-baleia---Maori

Agem para simbolizar proteção, sensibilidade e força.

Lagarto

lagarto-Maori

Também um símbolo de proteção devido ao fato de esses animais se alimentarem de insetos, que durante muito tempo foi o único transmissor de doenças. Também eram associados a fertilidade.

Ponta de seta

seta-Maori

Mostravam que a pessoa tatuada era um guerreiro. Está diretamente relacionado a divisão dos clãs, centrados em guerreiros, agricultores, pescadores e outros.

Hei Matau ou Anzol

Anzol-Maori

Significa abundância e prosperidade diante da necessidade de sobrevivência.

Koru ou broto de samambaia

koru-Maori

Representados no formato espiral e em posição fetal, representam o começo, início de uma nova fase. O significado é atribuído ao fato de a samambaia crescer no mínimo espaço possível e poucos cuidados.

Folhas de samambaia abertas

samambaia-Maori

Representa simbolicamente um guia, para que a pessoa que estiver tatuada com ela não se perca nos caminhos da vida.

Círculos em espiral

espirais-Maori

Representam os ciclos da vida, podendo significar tanto a vida em curso quanto o passado e o futuro.

Sol

sol-Maori

Simboliza alegria, felicidade e prosperidade, estando muito presente não somente em tatuagens mas em artefatos da época.

Fotos de Tatuagens Maori Femininas

Confira alguns modelos e estilos de tatuagem maori e inspire-se!

Maori-001 Maori-002

Maori-005 Maori-006  Maori-008 Maori-009 Maori-0010maori significado-da-tatuagem-maori-4 tatuagem-maori-5 Tatuagem-feminina-de-Maori-01