Benefícios-da-vitamina-D

Conheça a vitamina D, substância que oferece muitos benefícios à saúde e garante o bom funcionamento do organismo. A vitamina pode ser obtida através da alimentação e suplementação, mas só pode ser ativada através da exposição ao sol.

A vitamina D é um componente fundamental para o organismo. Sua classificação é de hormônio esteroide lipossolúvel essencial e tem a capacidade de controlar 270 genes. Quando o corpo fica sem carente de vitamina D, ele pode sofrer com uma série de complicações.

A vitamina D está presente em alguns alimentos, como laticínios e ovos. (Foto: Divulgação)
A vitamina D está presente em alguns alimentos, como laticínios e ovos. (Foto: Divulgação)

Alimentos Ricos em Vitamina D

Não são muitos os alimentos ricos em vitamina D. Entre eles, vale destacar o óleo de fígado de bacalhau, os alimentos derivados do leite e os ovos.

Óleo de salmão
Ostras cruas
Peixes
Carnes (frango, peru, porco)
Manteiga
Carne bovina

Sol e Vitamina D

Desta vez o sol não é o grande vilão, pelo contrário, a exposição ao sol é uma das principais formas de se obter a vitamina D. Nenhum procedimento ou intervenção é tão eficaz quando o efeito saudável da luz natural.

sol-vitamina-d

Vitamina D

Veja abaixo os principais benefícios da vitamina D para ter uma vida e corpo mais saudável:

Contribui com o fortalecimento dos ossos: Somente com o consumo de vitamina D o cálcio consegue ser absorvido pelos ossos. A deficiência pode causar raquitismo na infância ou mesmo osteoporose na fase adulta. Na terceira idade, a reposição de vitamina D é fundamental para prevenir fraturas em idosos.

Torna a gravidez mais segura: Nenhuma gestante pode abrir mão da vitamina D. Se no primeiro trimestre o organismo apresentar deficiências desta substância, há fortes chances de acontecer um aborto. No início da gravidez, o sistema imunológico de algumas mulheres rejeita o embrião fecundado, mas a ingestão de vitamina D corrige este problema e garante o desenvolvimento saudável do feto.

A vitamina D contribui com o combate da diabetes tipo 2. (Foto: Divulgação)
A vitamina D contribui com o combate da diabetes tipo 2. (Foto: Divulgação)

Combate diabetes tipo 2: Estudos já comprovaram que a vitamina D é uma importante aliada no combate ao diabetes tipo 2. Este efeito acontece porque a substância regula a secreção de insulina e aumenta a sensibilidade do organismo ao hormônio. A vitamina D também ajuda a prevenir a doença crônica, já que possui propriedades anti-inflamatórias.

Melhora o funcionamento dos pulmões: A vitamina D faz bem para a saúde pulmonar. Ela consegue proteger os pulmões dos males do cigarro e também estimula a ação dos medicamentos contra infeção pulmonar.

Previne doenças cardiovasculares: Pesquisas recentes mostraram que a vitamina D atua na contração dos músculos do coração, por isso ela ajuda a prevenir uma série de doenças cardiovasculares, como é o caso do infarto.

A vitamina D reduz os sintomas de Alzheimer. (Foto: Divulgação)
A vitamina D reduz os sintomas de Alzheimer. (Foto: Divulgação)

Ajuda a reduzir os males do Alzheimer: O Alzheimer é uma doença que afeta as habilidades cognitivas do indivíduo, como a capacidade de memorização e concentração. A falta de vitamina D, por sai vez, é capaz de piorar estes sintomas.

Previne câncer: Como a vitamina D regula o crescimento celular, ela também é uma ótima aliada para prevenir o câncer. Pesquisas já comprovaram que a deficiência do nutriente no organismo contribui com o desenvolvimento de tumores malignos.

Benefícios da Vitamina D

Você quer saber mais sobre a vitamina D e entender um pouco mais sobre os seus benefícios? Então assista ao vídeo abaixo: