alimentos-vitamina-a

Os alimentos fontes de vitamina A oferecem uma série de benefícios à saúde, por isso eles não podem ficar de fora do cardápio. Esses itens pertencem a diferentes grupos alimentares, como frutas, verduras e até mesmo carnes. Nessa matéria, você entenderá melhor as funções desse nutriente e onde encontrá-lo.

A vitamina A desempenha um papel muito importante no organismo. Ela costuma ser a “queridinha” dos nutricionistas porque faz bem para a visão, contribui com o crescimento, combate o envelhecimento e protege o corpo contra as principais infeções. Alguns estudos também indicam que esse nutriente previne doenças cardiovasculares, artrite, catarata e até mesmo câncer.

Torne a sua dieta mais saudável através de alimentos ricos em vitamina A. (Foto: Divulgação)
Torne a sua dieta mais saudável através de alimentos ricos em vitamina A. (Foto: Divulgação)

Vitamina A

Não há dúvidas de que ela contribui muito com o funcionamento do organismo, mas é importante tomar alguns cuidados para não sofrer com os males do exagero. Quando a dose desse nutriente é excessiva, as células do corpo podem enfrentar dificuldades para funcionar direito e apresentar alguns sintomas que servem de alerta, como é o caso da cegueira noturna.

Alimentos ricos em vitamina A

Para suprir a necessidade diária de vitamina A do corpo, fique atento à dosagem correta: 350 µg para bebês de até 1 ano; 400 a 700 µg para crianças de até 9 anos e de 700 a 900 µg para adultos. Ir muito além dessa dosagem pode ser prejudicial à saúde. Veja uma lista dos alimentos com alto teor desta vitamina:


Cenoura

Alimentos fontes de vitamina A 1
Uma cenoura média fornece 509 µg.

A cenoura, assim como outros alimentos naturais com pigmento laranja, é uma poderosa fonte de vitamina A. No entanto, para aproveitar de fato os nutrientes desse legume, é recomendado consumi-lo cru.


Fígado

Alimentos fontes de vitamina A 3
O bife de fígado rende 10700µg de vitamina A.

O fígado, de frango ou bovino, é rico em vitamina A e muitos outros nutrientes que fazem bem à saúde. A carne deve ser preparada cozida ou assada para preservar as propriedades.


Mamão

Alimentos fontes de vitamina A 2
O mamão fornece 47 µg por 100g.

O mamão se destaca como uma das frutas mais ricas em vitamina A, portanto, ele não pode ficar de fora do seu café da manhã.


Ovo de galinha

Alimentos fontes de vitamina A 4
Ovos também são fontes de vitamina A e proporcionam 225 µg por unidade.

Pouca gente sabe, mas o ovo de galinha fornece a vitamina A que o seu corpo tanto precisa. Você pode preparar uma deliciosa omelete com esse ingrediente, batendo três claras para cada gema.


Espinafre

Alimentos fontes de vitamina A 5
100g de espinafre rende 570 µg de vitamina A.

Se você gosta de vegetais folhosos, então inclua espinafre no cardápio. Essa verdura fornece não só vitamina A para o corpo, mas também uma grande quantidade de ferro. Para preservar bem os nutrientes, o modo de preparo mais apropriado é o vapor.


Abóbora

Alimentos fontes de vitamina A 6
A abóbora oferece 369 µg por 100g do legume.

A abóbora é uma importante aliada para quem deseja suprir o déficit de vitamina A no organismo. Para tanto, o preparo deve acontecer através do cozimento no vapor.


Alimentos fontes de vitamina A

Existem muitos outros alimentos ricos nesta vitamina, como é o caso da couve, da manga, do tomate, da salsa, do pimentão, da batata doce e do damasco. Considere as nossas dicas e deixe o seu cardápio mais nutritivo.