Varizes nas Pernas: O que causa? Como tratar? Saiba tudo!

Saúde
Varizes nas Pernas: O que causa? Como tratar? Saiba tudo!

O post de hoje é inteiramente dedicado ao público feminino que sofre com as varizes – veias dilatadas que surgem nas pernas e podem causar extrema dor, desconforto e inchaço. Além disso, durante a menstruação e a gravidez, os sintomas podem se tornar piores.

Existe a dilatação das veias profundas (que necessitam de cuidados maiores) e das superficiais. O não tratamento do problema pode gerar casos de insuficiência venosa, edemas nos pés, úlceras nas pernas e alterações na pigmentação da pele. Já as varizes superficiais podem ser observadas quando uma pessoa fica em pé.

Tratamentos e procedimentos cirúrgicos

O tratamento mais comum é a remoção cirúrgica das veias que estão com as varizes, por meio de incisões, protegendo as pernas com bandagens. O tempo de cirurgia é rápido, de hospitalização é curto e a recuperação em casa pode durar uma semana ou mais.

b21 Varizes nas Pernas: O que causa? Como tratar? Saiba tudo!

Para as varizes superficiais, um dos métodos de tratamento é injetar medicamentos específicos para necrosar as veias – o que leva de duas ou três aplicações. Esse tipo de injeção não é indicada para varizes maiores ou veias profundas.

Também é recomendável caminhar diariamente para estimular a circulação sanguínea e o crescimento de novos vasos.

Recomendações e cuidados

Para evitar dores, inchaços e problemas na derme, certos cuidados podem e devem ser tomados:

  • 1. Evite ficar de pé e/ou parado sem se movimentar por um longo período de tempo;
  • 2. Durante o dia, eleve as pernas por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue ao corpo;
  • 3. Procure usar meias elásticas durante todo o dia;
  • 4.  Caminhe a pé sempre para prevenir as varizes.

Procure ajuda profissional!

De maneira nenhuma tente furar ou remover uma veia sozinha. No caso, ferir uma veia com varizes pode provocar grande sangramento. Se isso acontecer, deite-se e eleve as pernas. Comprima o ferimento com uma toalha até que o sangramento pare.

Depois, lave o ferimento com água e sabão e coloque um curativo compressivo. Procure sempre ajuda médica para evitar inflamações dolorosas e coágulos de sangue que podem se formar nas veias afetadas, causando riscos maiores para a saúde.

b31 Varizes nas Pernas: O que causa? Como tratar? Saiba tudo!

Vocês têm problemas de varizes, meninas? O que costumam fazer para amenizar as dores e os desconfortos? Não deixem de comentar!

Este artigo foi útil para você? Sim Não
Deixe seu comentário pelo Facebook: