Veja algumas dicas excelentes para acabar com a tosse seca imediatamente!

Quando a minha tosse seca ataca eu pareço um cachorro morrendo. Juro! Fico até com vergonha se estiver na rua. Por isso compilei aqui nesse post tudo sobre esse assunto até porque eu mesma precisava descobrir como melhorar sozinha mesmo. Vou mostrar as principais causas, a classificação e por último alguns tratamentos caseiros que podem te ajudar.

Tosse seca

A tosse é um reflexo natural do corpo para eliminar qualquer irritação pulmonar e é um sintoma que pode ser causado por diferentes fatores como gripe e resfriado, inflamação na garganta ou alergias por exemplo. A tosse seca pode ser tratada com remédios caseiros e naturais ou mesmo com alguns medicamentos de farmácia e o importante é manter a garganta limpa e úmida, o que ajuda a acalmar a irritação e a tosse.

tosse-seca


Quais são as causas da tosse seca?

As causas da tosse seca podem ser muitas, pode ser que você tenha apresentado uma crise de catarro muito forte e assim tenha surgido a tosse, você pode estar sob o efeito de alguma substância que cause irritação, como o cigarro – por exemplo – pode ser uma alergia, uma asma, ou o uso  de algum medicamento como, por exemplo, os que servem para controlar a pressão arterial, ou ainda, talvez, você viva em ambientes com ar muito seco, o refluxo gástrico também costuma provocar a tosse seca.


Como classificar a tosse seca

tosse-seca

  • Aguda – Quando dura menos que três semanas e, em geral, é consequência de gripe e resfriados;
  • Subaguda – Dura de três a oito semanas, em geral. Também é consequência de viroses, contudo precisa de supervisão médica para investigar possíveis complicações, e ​
  • Crônica – Quando dura mais do que oito semanas e carece de investigação e acompanhamento médico, preferencialmente um especialista, alergologista ou pneumologista, por exemplo.

Tratamento para tosse seca

tosse-seca

Caso a tosse seca persista por mais de 2 semanas é aconselhada uma consulta médica pois ela pode estar relacionada a alguma alergia e o médico poderá indicar a toma de um anti-histamínico para combater a alergia e consequentemente acabar com a tosse seca.Uma outra opção é tomar um remédio à base de codeína, que se compra na farmácia, pois ele bloqueia o reflexo da tosse.


Chás que aliviam a tosse seca

tosse-seca

Chá de hortelã

A hortelã tem propriedade anti-séptica, tranquilizante suave e analgésica, principalmente a nível local e das mucosas do aparelho digestivo.

Ingredientes

·         1 colher (de chá) de folhas secas ou frescas de hortelã

·         1 xícara de água fervente

·         mel à gosto para adoçar

Modo de preparo

Adicionar as folhas de hortelã picadas na xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber a seguir, adoçado com mel.


tosse-seca

Chá de alteia

A alteia possui propriedade anti-inflamatória e sedativa que pode ajudar a acalmar a tosse.

Ingredientes

·         150 ml de água fria

·         10 g de raízes de alteia

Modo de preparo

Colocar os ingredientes juntos num recipiente e deixar macerar por 90 minutos. Mexer frequentemente e depois coar. Tomar este chá morno várias vezes ao dia, enquanto os sintomas persistirem.


tosse-seca

Chá de amor-perfeito

Um outro bom remédio caseiro para tosse seca é tomar o chá de amor-perfeito porque esta planta medicinal possui propriedade calmante que ajuda a acalmar a tosse e ainda fortalece o sistema imune.

Ingredientes

·         1 colher (sopa) de amor-perfeito

·         1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicionar as folhas de amor-perfeito à água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar o chá morno adoçado com mel.


Xaropes caseiros para tosse seca

tosse-seca

Xarope caseiro para tosse seca com cenoura

Um bom xarope caseiro para tosse seca alérgica é o xarope de cenoura devido as suas propriedades antitússicas.

Ingredientes

·         1 xícara de mel

·         4 cenouras (médias)

Modo de preparo

Passar a cenoura pela centrífuga e juntar este suco ao mel. Leve ao fogo baixo até engrossar e depois guarde num recipiente de vidro devidamente tampado. Tome 1 colher deste xarope de 3 a 4 vezes ao dia.


Xarope caseiro para tosse seca com orégano

tosse-seca

Um outro bom xarope caseiro para tosse seca é o de mel com orégano porque ele possui propriedades antitússicas que ajudam a acalmar a tosse.

Ingredientes

·          1 colher (sopa) de mel

·         1 colher (café) de orégano

Modo de preparo

Misturar os ingredientes num recipiente de vidro e aquecer por alguns instantes no micro-ondas. Quando estiver morno, tomar o xarope a seguir. Deve-se tomar este xarope de 2 a 3 vezes ao dia.

Atenção: Como eles são preparados à base de mel não devem ser administrados para crianças com menos de 3 anos de idade, devido ao risco de botulismo, que é um tipo de infecção grave.


Remédios para tosse seca

tosse-seca

Alguns remédios de farmácia indicados para tratar e acalmar a tosse incluem:

1.    Bisoltussin: é um xarope antitussígeno para a tosse seca e irritante sem catarro que pode ser tomado de 4 em 4 horas ou de 8 em 8 horas.

2.    Notuss: um xarope indicado para a tosse seca e irritante sem catarro que deve ser tomado de 12 em 12 horas.

3.    Cetirizina: é um anti-histamínico que pode ser tomado para o alivio da tosse com origem alérgica e que deve ser usado com a orientação do médicoVick Vaporub: é um descongestionante na forma de pomada destinado ao alivio da tosse, que pode ser passado até 3 vezes por dia no peito ou pode ser adicionado a água fervente para inalação. Stodal: é um remédio homeopático que é indicado para o tratamento da tosse seca e da garganta irritada, que deve ser tomado 2 a 3 vezes por dia.

ATENÇÃO: Os remédios para tratar a tosse apenas devem ser usados sob indicação do médico, pois é importante identificar o problema, para garantir que a tosse não está sendo causada por alguma doença mais grave como pneumonia ou tuberculose por exemplo. O ideal, é começar por utilizar alguns remédios caseiros para tratar o problema, como os descritos em seguida.


Remédios caseiros para a tosse seca

Para tratar a tosse seca: Tomar bebidas quentes

A tosse se manifesta devido à garganta irritada, a melhor forma de eliminar este problema é tomando bebidas quentes como: sopas, chás de gengibre, limão ou menta. Esses alimentos são os mais eficazes para combater este problema, já que abrem as vias respiratórias e ajudam a eliminar as mucosidades. É preciso beber em quantidade suficiente água e em temperatura ambiente, também é muito bom tomar banhos quentes antes de dormir.

Para tratar a tosse seca : cebola

Picamos a cebola e acrescentamos duas colheres de mel em uma vasilha a deixamos repousar por meia hora para que libere todo o seu sumo. Pode ser tomado a colheradas várias vezes ao dia, como um xarope, o que com certeza não será muito agradável, porém será muito eficiente, tanto para a tosse seca quanto para combater sintomas da gripe.

tosse-seca

Para tratar a tosse seca :Gargarejos com sal

É muito eficiente contra a tosse seca, deve-se colocar em meio copo de água morna uma colherada de sal e fazer gargarejos com esta água, é um remédio caseiro muito simples, barato e eficaz, pode ser usado várias vezes ao dia.

Para tratar a tosse seca: uva

A uva é excelente para melhorar a capacidade pulmonar além de um expectorante natural muito eficaz. Você poderá comê-la por vários dias e perceberá a diferença, também poderá fazer o suco e adoçá-lo com mel para tomar diversas vezes ao dia, além de ser muito eficaz para eliminar a tosse seca é bastante refrescante e saboroso.

tosse-seca


Para tratar a tosse seca : amêndoas

As amêndoas são um excelente remédio caseiro para tratar e, consequentemente, acabar com a desagradável tosse seca. A forma de preparar este remédio é bem simples.

Coloque sete amêndoas de molho durante toda a noite, no dia seguinte, retire a casca das mesmas e as moa até formar uma pasta, acrescente, em seguida, vinte gramas de manteiga e vinte gramas de açúcar, misture tudo muito bem. Tome uma colherinha duas vezes ao dia, durante o tempo em que apresentar tosse seca, ou por uns três dias pelo menos.

Nunca é demais lembrar que você não pode provar todos os remédios ao mesmo tempo, comece com um deles e se esse não funcionar experimente outro, até encontrar um que traga bons resultados.

 

Recomendados para você: