Tudo sobre Slackline e onde comprar 6

Saiba tudo sobre o slackline e onde comprar o equipamento necessário para realizar os treinos. A atividade, que tem se tornado popular em todo o país, envolve preparo físico, controle mental e concentração. O desafio: manter o equilíbrio sobre uma fita estreita e oscilante.

Além de ser um esporte super divertido e agradável, o slackline oferece diversos benefícios para o corpo e para a mente. A prática melhora a postura, turbina a concentração, fortalece os músculos e ainda por cima combate ao estresse.

Entre na onda do slackline e melhore o seu equilíbrio. (Foto: Divulgação)
Entre na onda do slackline e melhore o seu equilíbrio. (Foto: Divulgação)

Slackline

O Slackline é um esporte que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Ele desafia os praticantes a andar sobre uma fita de nylon, flexível e estreita, a 30 cm do chão. Normalmente praticado ao ar livre, a modalidade é ótima para quem deseja se exercitar em um ambiente aberto, se divertir com os amigos e aprimorar o equilíbrio.

Com o tempo, a prática de Slackline evoluiu, ganhando modalidades ainda mais radicais. Os equipamentos utilizados no esporte também foram aprimorados, tornando a prática mais fácil, agradável e acessível a todos. Para iniciar o treino não é preciso muito: basta contar com duas árvores para estender a fita e com o kit de slackline.


Origem do Slackline

A história do slackline começou em meados dos anos 80, mais precisamente no Vale de Yosemite, nos Estados Unidos. Naquela época, os escaladores passavam semanas percorrendo os campos, em busca dos melhores cenários para praticar escalada. Nas horas vagas, eles esticavam a fita de escalada para caminhar e se equilibrar.

Tudo sobre Slackline e onde comprar 1

Desde o início, o treino de slackline procurou adotar a mesma proposta da corda bamba, só que a fita em si é um pouco mais larga do que o tradicional cabo de aço. Além de procurar formas de manter o equilíbrio, os escaladores também passaram a dar saltos e fazer manobras inusitadas.

No Brasil, o Slackline começou a se tornar conhecido em 2010. Na época, os jovens praticavam o esporte nas praias do Rio de Janeiro. Não demorou muito para que o treino de equilíbrio se tornasse popular em outras localidades do país. Em 2012, inclusive, a cidade de Aparecida de Goiânia (GO) lançou o primeiro Centro de Treinamento de Slackline da América Latina.

Tudo sobre Slackline e onde comprar 2


Modalidades do Slackline

Confira a seguir mais detalhes sobre algumas modalidades do slackline:

Longline

Quando a fita de equilíbrio tem mais de 20 metros de comprimento, o esporte recebe o nome de Longline. O praticamente precisa ter muito condicionamento físico para conseguir vencer as dificuldades do percurso e chegar até a outra ponta.

Tudo sobre Slackline e onde comprar 3


Trickline

Quem já está craque no slackline tradicional pode apostar no trickline. Nessa modalidade, a altura da fita com relação ao chão é de 60 cm. O desafio é conseguir realizar saltos e manobras, sem perder o equilíbrio. A queda pode machucar, por isso todo cuidado é pouco.

Tudo sobre Slackline e onde comprar 8


Highline

Quem está em busca de adrenalina deve se render aos encantos do Highline. Essa modalidade é praticada em alturas com mais de 5 metros com relação ao chão. Para conseguir fazer o percurso com segurança, é preciso utilizar os equipamentos específicos, ter conhecimentos de alpinismo e experiência no esporte.


Waterline

No verão, uma boa sugestão para os praticantes de slackline é arriscar um treino de Waterline. Nesse esporte, o desafio também é manter caminhar sobre a fita, só que sobre a água. A atividade pode acontecer em praias, rios, lagos ou piscinas.

Tudo sobre Slackline e onde comprar 5


Jumpline

Quem já consegue se equilibrar e caminhar sobre a fita pode recorrer a uma modalidade um pouco mais desafiadora: o Jumpline. Esse treino costuma ser mais complexo porque envolve constantes saltos e acrobacias.


Benefícios do Slackline

Como toda atividade física, o slackline oferece benefícios para a saúde física e mental. Confira:

Tudo sobre Slackline e onde comprar 7


Melhora a concentração

O desafio de manter o equilíbrio do corpo o tempo todo exercita a capacidade de concentração. É preciso estar concentrado 100% para não desequilibrar e acabar caindo da fita. Em geral, os treinadores recomendam escolher um ponto, ficar o olhar e não deixar pensamentos invadirem a mente.

Desenvolve a autoconfiança

Quem pratica slackline também passa a ter mais confiança em si mesmo. Na medida em que a habilidade melhora, a altura da fita pode aumentar e novos movimentos podem ser executados.

Reduz o risco de lesões

Praticar slackline é uma ótima estratégia para fortalecer as articulações, os ligamentos, os tendões e os músculos. Dessa forma, as chances de sofrer uma lesão grave diminuem consideravelmente.


Melhora o equilíbrio

A travessia sobre uma fita flexível e com base pequena não costuma ser tarefa fácil, mas é um importante exercício de equilíbrio. A cada treino, os músculos responsáveis pela estabilidade do corpo são trabalhados com mais afinco.

Tudo sobre Slackline e onde comprar 4


Favorece a postura

Para não sofrer uma queda, o praticante precisa manter a sua coluna ereta, por isso a sua postura acaba sendo beneficiada.

Aumenta a força

O slackline se encarrega de trabalhar a estabilidade do corpo sobre uma fita. Para manter o equilíbrio, o praticante precisa se preocupar constantemente com a posição ideal, o que obriga muitas vezes a exercer força máxima.

Fortalece pernas e abdômen

Além de trabalhar o equilíbrio, o slackline representa uma excelente opção para quem deseja fortalecer a musculatura do abdômen. O esporte não garante uma barriga tanquinho, mas consegue exercitar certos músculos bem melhor do que o treino na academia. As pernas também se tornam fortalecidas com a prática.

Acaba com o estresse

O esporte exige muita concentração para não perder o equilíbrio, por isso a pessoa acaba se afastando dos problemas e combatendo o estresse. O fato de ser uma atividade ao ar livre também contribui com a sensação de bem-estar.


Onde comprar Slackline?

Tudo sobre Slackline e onde comprar

Um kit de Slackline completo, com fita, tracionadores, backups de segurança, protetores de árvore e bag personalizada, custa R$449,00 na loja Netshoes, foi o preço mais em conta que encontramos na internet. Também é possível comprar apenas a fita com catracas e protetores de árvore na loja Centauro R$ 139,99.

botao-netshoes

botao-centauro-ofertas


Dicas para fazer Slackline

Assim que você providenciar o equipamento de slackline, procure lugares como praias ou parques para praticar. Dessa forma, a grama ou a areia servem para amortecer possíveis quedas. Fique atento à altura da fita: iniciantes devem começar com 30 centímetros. A posição ideal do corpo para manter o equilíbrio é: os joelhos semi-flexionados, braços abertos e palmas das mãos voltadas para cima. No início, vale à pena contar com um educador físico para aprender a técnica.