Os sintomas do trabalho de parto costumam deixar as mulheres preocupadas e com muitas dúvidas. Quando o nono mês de gestação chega, qualquer dor diferente ou sangramento já causa preocupação, afinal, pode ser o início do processo de nascimento.

O início do trabalho de parto não acontece da mesma forma para todas as mulheres. Algumas mamães conseguem interpretar perfeitamente os sintomas, enquanto outras acabam confundindo-os com outros problemas de saúde, como azia, dor lombar, indigestão e até mesmo gases.

As mamães precisam ficar alertas com relação aos sinais de trabalho de parto. (Foto: Divulgação)
As mamães precisam ficar alertas com relação aos sintomas do trabalho de parto. (Foto: Divulgação)

Sintomas do trabalho de parto

Com a data do parto se aproximando, o corpo da gestante começa a sofrer uma série de mudanças para o bebê vir ao mundo. Confira a seguir quais são os principais sintomas do trabalho de parto:

Eliminação do tampão de muco

A eliminação do tampão de muco é um dos mais importantes sinais de que o parto está se aproximando. Trata-se de uma secreção gelatinosa branca que pode ter um pouco de sangue ou coloração marrom. O tampão, quando eliminado, revela o início da dilatação.

Dores no corpo

Quando o parto está se aproximando, a gestante costuma sentir muitas dores no corpo, principalmente no abdômen e na parte inferior das costas.

Dores abdominais e nas costas são sintomas. (Foto: Divulgação)
Dores abdominais e nas costas são sintomas do trabalho de parto. (Foto: Divulgação)

Contrações regulares

As contrações sinalizam que o parto está chegando. Elas são percebidas normalmente através do endurecimento da barriga e das dores que lembram muito as cólicas menstruais. A contração acontece porque o útero está contraindo e relaxando ao mesmo tempo, com o objetivo de abrir o colo e empurrar o bebê. Se as contrações regulares se manifestarem antes da 37ª semana, a gestante deve procurar o médico imediatamente, pois ela pode estar entrando em trabalho de parto prematuro.

Nem toda contração uterina sinaliza o início do trabalho de parto. Para saber se o sintoma é relevante, vale a pena cronometrá-lo. As contrações que realmente merecem atenção são aquelas que duram 30 segundos com intervalos de cinco minutos entre elas.


Veja também:


Colo do útero mais fino

O colo do útero se torna mais fino, macio e dilatado à medida que o parto se aproxima. Este sintoma pode ser percebido apenas pelo obstetra ou enfermeira, após a realização do exame de toque.

A mulher começa a ter contrações. (Foto: Divulgação)
A mulher começa a ter contrações. (Foto: Divulgação)

Rompimento da bolsa

O rompimento da bolsa é o sintoma de trabalho de parto mais conhecido. Contudo, ele só será relevante se estiver acompanhado de contrações regulares. A perda de água pela vagina não causa dor, mas a mulher costuma sentir uma substância líquida e morna escorrendo por suas pernas.

Assim que os sintomas do trabalho de parto se manifestarem, a gestante deve procurar ajuda médica. Mesmo se for um alarme falso, é importante comunicar o médico para evitar qualquer problema. Ainda tem dúvidas sobre os sintomas de trabalho de parto? Então assista ao vídeo a seguir:

Recomendados para você: