Você conhece quais são os sintomas de diabetes? Os números da diabetes são alarmantes. Estava assistindo ao programa Bem estar da Rede Globo e tive que anotar as informações para conferir na internet porque não acreditei.  Fiquei bastante chocada com a taxa da população que já tem a doença e decidi escrever esse post para que de alguma forma possa contribuir para que eles não aumentem ainda mais. Informação é sempre muito importante quando falamos de saúde, doenças, sintomas. Quando nos damos conta do que está acontecendo com o nosso corpo a tempo, podemos curar ou minimizar o avanço de doenças que nos levariam a perder ou a qualidade de vida ou a própria vida mesmo.

Números da diabetes no mundo e no Brasil

Não quero, longe de mim, fazer um post alarmista mas a OMS (Organização Mundial da Saúde ), recentemente revelos os dados dos seus relatórios desse ano e o alcance da diabetes é de um em cada onze adultos. No Brasil o cenário é péssimo e já estamos no quarto lugar mundial da doença. Isso quer dizer que há 14 milhões de diabéticos no nosso país. Se você pegar papel e caneta, fizer as contas, chegará a conclusão que 12% da população adulta tem diabetes e isso é muito grave.

sintomas-de-diabetes-

Tipos de Diabete

Existem dois tipos de diabetes e antes de estudar a respeito eu pensava que eram níveis da mesma doença, porque não números e não letras como a hepatite. Tem a do tipo B, que dá a entender que não seja uma evolução do tipo C. Já os tipos de diabetes por serem do tipo ou 1 ou 2 eu sempre achei que a 2 fosse mais grave. A verdade é que não tem nada a ver com isso e vou explicar direitinho porque mais gente pode se confundir e é fundamental falarmos do tipo de diabete porque cada tipo tem causas e tratamentos diferentes.


Diabete infantil

A do tipo 1 é a que corresponde a um número muito menor de pessoas. Os casos de diabetes do tipo 1 entre os diabéticos é de 10%. Logo a gente vê que não tem como o tipo 2 ser uma evolução desse e que isso era coisa da minha cabeça mesmo. Infelizmente esse é o caso da diabetes que chamamos de infantil visto que atinge principalmente crianças e adolescentes.

Quando eu era criança meu primo Fábio tinha um amigo que era diabético e passávamos as férias juntos. Ele levava uma pastinha de couro com a injeção e a insulina – não lembro se guardava ou não na geladeira – e ele mesmo aplicava na perna. Não pedia ajuda, não enrolava e muito menos chorava. Lembro claramente de achar o máximo ele não ter medo de injeção, de manejar a agulha com habilidade e claro, de ser muito bonitinho. Mas isso é outra história. O fato é que as crianças que têm a diabetes do tipo 1 podem levar uma vida normal dentro dos cuidados necessários. E, como tem os hábitos moldáveis por serem crianças, conseguem conviver com o ritual das injeções e todo o resto.

Sintomas de diabetes tipo 1

Mas como perceber que o seu filho ou irmãozinho está com diabetes através de sintomas comuns? Fique ligada em crianças que apresentam cansaço sem justificativa aparente. Sabe?

Cansaço é um dos sintomas de diabete

Não brincou o dia todo e está morgadinha, cansada, pedindo para sentar. Não consegue correr com os coleguinhas, fica para trás nas brincadeiras e não há algum motivo para isso. Claro, que crianças ficam cansadas mas quem convive com elas sabe o limite desse cansaço ser ou não normal. Esse é um sintoma comum da diabetes do tipo 1. Em consequência disso a criança não ganha peso ou começa a emagrecer. Também pode apresentar nervosismo, irritação e outros sintomas que podem ser confundidos com manha, problemas emocionais. Fique atenta!

Excesso de urina

Se o seu filho ou criança que faz parte do seu cotidiano – enteado, sobrinho… faz muito, mas muito xixi fique de olho nesse sintoma porque pode ser diabetes do tipo 1 também. Algumas pessoas afirmam que quando a criança é diabética aparecem formiguinhas pequenas dentro do vaso sanitário. Aquelas formiguinhas bem clarinhas que costumam juntar em doces, sabe? Elas vão para o vaso porque o xixi está com glicose e elas gostam de açúcar. Uma colega de tempos atrás que tinha diabetes descobriu dessa forma, afinal é incomum a presença de formigas no vaso normalmente. Nem todo diabético vai ter formigas no banheiro, mas pode ser que aconteça.

Muita sede é um dos sintomas de diabete

Outro sintoma que pode ser um sinal de alteração nas taxas de açúcar é a criança ou adolescente apresentar MUITA sede ou muita fome. Tudo bem que adolescentes é um ser estranho capaz de comer quatro big macs mas fique de olho nesse sintoma. A criança beber muito líquido após uma atividade física é normal e esperado mas acordar a noite e secar uma big coke inteira não é. Uma amiga descobriu que tinha diabetes desse jeito. Acordou com uma sede incontrolável e não conseguia parar de tomar coca-cola. A aflição foi tão grande que ela, mesmo criança, se tocou que tinha algo errado com o corpo dela. Não espere isso de todas as crianças, elas estão se descobrindo então dificilmente se dão conta dos sintomas.


Sintomas de diabetes do tipo 2

A  Diabetes do tipo 2 também é uma doença causada pelo excesso da glicose no nosso sangue. Esse tipo pode ser adquirido ao longo da vida e tem a ver com falta de regras alimentares e maus hábitos. Como eu tinha falado ali acima, o tipo 1 é responsável por 10 % dos casos e, matematicamente a gente chega a conclusão que esse é o tipo que atinge o maior número de pessoas. E quem são essas pessoas que adquirem essa doença? O perfil do diabético do tipo 2 são as pessoas com mais de 40 anos, obesas e sedentárias.

sintomas-de-diabetes-

Sintomas comuns da diabetes do tipo 2

Se você está sempre tendo infecções urinárias vale a pena fazer exames de glicose quando for ao médico para curar essa infecção dolorida e chatíssima. Outras doenças como candidíase, infecções por fungos  em vários lugares e manchas na pele podem também indicar que a sua taxa de glicose está desequilibrada e a diabetes do tipo 2 chegou.

Doenças na pele

A acantose nigricans também pode ser sintoma de diabetes, é quando a pele fica rugosa, espessa e escurecida. Esse sintoma é mais comum em pessoas com obesidade avançada e pode atingir áreas como o pescoço, axila e virilhas.

Outros sintomas de diabetes do tipo 2

Além desses, os sintomas do tipo 1 continuam valendo: urina em excesso, fome e sede anormais.

sintomas-de-diabetes-

Sintomas de diabetes Gestacional

Não é muito comum, mas pode acontecer. Uma pequena parcela de mulheres poderá enfrentar o desenvolvimento de diabetes durante a gestação, os sintomas e sinais que indicam a doença se assemelham aos mesmos da diabete do tipo 1 e 2, tais como, sensação de boca seca, muita sede, visão turva, infecções urinárias e aumento significativo do peso.

Como reverter os sintomas de diabetes?

Para controlar a diabetes, nada mais inteligente do que adotar uma alimentação correta e saudável, é comprovado cientificamente que manter uma alimentação mais controlada ajuda a estabilizar os sintomas de diabetes, proporcionando assim, uma vida mais saudável ao paciente diabético. Assista um vídeo muito interessante abaixo que fala sobre alimentos funcionais que auxiliam no controle glicêmico.

Você pode conferir também um outro post aqui no blog com cardápio e opções de receitas deliciosas para diabéticos.


Tratamento e como curar os sintomas de diabetes

No vídeo abaixo você assiste uma reportagem de um jornal da Record, em entrevista com o Dr. Rocha, que garante que existe tratamento e cura para a diabetes em apenas 30 dias. Quer ver?

Como saber se tenho diabetes?

Após observar algum desses sintomas em você, no seu filho ou em alguém do seu convívio não se apavore. Alguns exames darão ao seu médico a certeza do diagnóstico. São eles: Glicemia em jejum, Hemoglobina glicada e Curva glicêmica. Vale a pena investigar cedo e controlar a doença e dessa forma e ter uma vida com qualidade e saúde.

Recomendados para você: