Saiba como evitar vários  problemas com os remédios para reposição hormonal, isso pode acontecer  diante da chegada da menopausa- e ela vai chegar. Mesmo sendo polêmica ela é uma alternativa diante da fase das ondas de calor alternadas com arrepios de frio, diminuição da libido, ressecamento e flacidez da pele, queda de cabelo, secura vaginal, irritação, depressão e ansiedade. O que acontece é que alguns médicos não indicam para todos os casos e o porquê é simples: os riscos muitas vezes não compensam.

Remédios para reposição hormonal

Remédios para reposição hormonal

Quais são riscos da reposição hormonal

A gente poderia dizer que tudo são flores e que simplesmente os calores vão sumir e sua vida será um mar de rosas mas a verdade não é essa. Os efeitos colaterais são muitos e graves. Abaixo uma listinha deles:

  • Aumento do risco de câncer endometrial
  • Aumento do risco de formação de cóagulos
  • Aumento do risco de trombose
  • Aumento do risco de incidência de AVC (acidente vascular cerebral) e  infarto
  • Aumento da pressão arterial
  • Aumento do risco de desenvolvimento de doença vesicular biliar
  • Aumento do risco de desenvolvimento do câncer de mama


Existem alternativas naturais eficientes para a reposição hormonal feita com hormônios sintéticos. Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazê-la. Comer melhor é sempre uma ótima solução!
Veja abaixo como cada um dos alimentos, chás e substâncias atuam no seu organismo.

Remédios para reposição hormonal

Reposição hormonal natural com  Soja

A soja é uma importante aliada para aliviar os sintomas da menopausa. Isso porque seus grãos são ricos de isoflavona. Segundo estudo da Unifesp, essa substância ajuda a reduzir os efeitos da menopausa, além de diminuição nas taxas de colesterol – algo importante para as mulheres a partir dos 40 anos.

Isso ocorre porque a isoflavona possui uma composição bastante semelhante a do estrogênio produzido no organismo da mulher, cumprindo papel semelhante a da reposição hormonal sintética. Os receptores de estrogênio contidos nas células recebem a substância como se fosse o hormônio natural e ele é metabolizado dessa forma, funcionando como uma reposição hormonal natural.

Reposição hormonal natural com  Óleo de prímula

O óleo de prímula é retirado das sementes da planta, encontrada no centro da América do Norte. É uma substância rica em ácidos graxos, importante para a síntese hormonal.

Segundo pesquisa realizada sobre o uso de substâncias naturais para o controle dos sintomas da menopausa, o óleo de prímula é um importante regulador dos hormônios femininos, ajudando principalmente na redução do fogacho (as famosas ondas de calor que acometem as mulheres na menopausa).

Remédio para reposição hormonal

Reposição hormonal natural com   Maca peruana

A maca é uma planta da região do Peru que é bastante conhecida por ajudar no aumento dos níveis de testosterona no organismo. Ele ajuda no sistema endócrino (responsável pela produção dos hormônios), ajudando a produzir os hormônios necessários para o bom funcionamento do organismo.

Ela ajuda a diminuir as disfunções hormonais, diminuindo os efeitos problemáticos da menopausa. Além disso, a planta ajuda a melhorar a circulação, aumenta a velocidade de cicatrização e diminui a anemia. E também ajuda no aumento da libido, um dos sintomas mais preocupantes do climatério.

Remédio para reposição hormonal

Reposição hormonal natural com  Castanhas

A castanha-do-Pará é uma oleaginosa rica principalmente em selênio, um antioxidante poderoso que ajuda nas funções cerebrais. Com a menopausa essas funções têm uma diminuição, por isso ela é uma oleaginosa que não pode ficar de fora.

Já a castanha de caju é rica em zinco e ajuda no trabalho remanescente dos ovários, além de favorecer de certa maneira a regulação dos níveis hormonais. Também tem efeito antioxidante, o que ajuda a prevenir o aparecimento de diversos tipos de câncer.

Reposição hormonal natural com   Chia

O consumo de sementes de chia também é importante para uma dieta de reposição hormonal. Isso porque essas sementes contêm ômega 3, um dos componentes mais necessários para proteger o coração e as funções cerebrais.

Outro ponto importante é que são ricas em fibras, o que ajuda a evitar o problema de prisão de ventre tão comum durante a reposição hormonal.

Ao favorecer o funcionamento do organismo, essa semente também ajuda no emagrecimento, o que ajuda a lutar contra o problema de acúmulo de gordura.


Reposição hormonal natural com  Valeriana

Um dos sintomas mais proeminentes da menopausa é a irritabilidade acentuada. Inclusive, muitas mulheres acabam ficando mais isoladas por acharem que é melhor do que se estressar constantemente com as pessoas em volta – algo que não é benéfico para ela.

A valeriana é uma substância natural que ajudam a relaxar o corpo e a mente, além de aliviar o estresse, a ansiedade e a insônia, ajudando a reduzir as perturbações do sono.


Reposição hormonal natural com  Vitamina C

A vitamina C também é uma importante aliada para quem pretende aliviar os sintomas da menopausa sem usar hormônio sintético. Estudos clínicos indicaram que o uso constante dessa substância alivia a incidência de cãibras nas pernas e dores. Outros benefícios são a melhora do sistema imunológico, melhora da pele e do tônus muscular.

Remédios para reposição hormonal

Reposição hormonal natural com  Nozes

Já as nozes são indispensáveis na dieta de reposição hormonal porque diminuem sintomas e ajudam a proteger o organismo. O consumo desse tipo de oleaginosa ajuda, por exemplo, a diminuir quadros de secura vaginal, além de ajudar a reduzir as ondas de calor , esses remédios para reposição hormonal são muito usados pois tem um resultado muito bom e rápido.

Seus componentes principais também ajudam a reduzir os riscos de problemas cardiovasculares, aumentados nesse período da vida.

Outros efeitos incluem a proteção contra o câncer, o cuidado com a saúde dos olhos – que ficam especialmente mais secos -, a diminuição do desejo compulsivo por comida e o auxílio para controlar variações de humor.

Dicas para aliviar os sintomas da menopausa – fogachos

Remédios para reposição hormonal

O ideal para você que está começando a conviver com estes sintomas é procurar se vestir com roupas mais leves e menos apertadas. Se estiver um dia mais frio, procure colocar um casaco ou outras peças que você possa tirar logo que os fogachos comecem, pois eles não têm hora nem lugar para aparecerem.

Estas ondas de calor podem demorar somente um instante, como podem demorar mais tempo para passar, aí então não outro jeito a não ser ir eliminando as peças de roupas ou se abanar desesperadamente.

Remédios para reposição hormonal – Beba muita água

Remédios para reposição hormonal

Procure beber muita água durante o dia para manter seu corpo hidratado. Mas se os fogachos aparecerem de repente, tome rapidamente um copo com água gelada ou mais fria possível, pois assim poderá baixar a temperatura do seu corpo.


Cuide bem de sua alimentação

Remédios para reposição hormonal

Cuide bem da sua alimentação. Preste bastante atenção ao que você come e bebe. Alimentos picantes ou quentes, cafeína, álcool podem piorar significativamente os sintomas do fogacho. Como sempre, prefira alimentos leves e saudáveis. Uma nutricionista poderá auxiliá-la com uma dieta específica para este período.


Remédios para reposição hormonal – Evite o fumo

Remédios para reposição hormonal

Cigarro não faz bem em qualquer situação não é mesmo? Porém se você é fumante, com certeza os sintomas de fogacho aumentarão consideravelmente. Por isso desista do cigarro se quiser passar pela perimenopausa sem tantos quadros de fogachos.


Faça atividades físicas

Remédios para reposição hormonal

A prática de exercícios físicos é um dos melhores métodos para aliviar a tensão, além de ajudar a manter o peso. Pois o excesso de peso também pode aumentar consideravelmente os fogachos devido ao acúmulo da gordura corporal, o que faz com que aumente a sudorese e a vermelhidão em várias partes do seu corpo.


Tratamentos caseiros para sintomas da menopausa

Remédios para reposição hormonal

Alguns fitoterápicos possuem propriedades que ajudam no combate e controle destes sintomas. Vamos conhecer alguns:

Dicas de Remédios para reposição hormonal

Agnus castus: ajuda a combater a ansiedade, insônia e palpitações

Amora: o chá feito com as folhas de amora ajudam a regular os hormônios, combater a irritação, ansiedade e o ressecamento vaginal

Chá verde: rico em L-teanina combate o estresse e o desconforto da menopausa

Erva de São Cristóvão: auxilia no controle do humor, suores noturnos e oscilações de calor

Ginkgo biloba: melhora a concentração, alivia os sintomas de depressão e oscilações de humor e equilibra os níveis de estrogênio

Ginseng: devolvem a energia e a disposição, além de combater o ressecamento vaginal;

Trevo-vermelho: seu chá possui elevado teor de fitoestrógenos e isoflavonas que imitam os efeitos do estrogênio suavizando o desequilíbrio hormonal

Remédios para reposição hormonal

Espero ter te ajudado nesse momento tão tenso da vida de uma mulher. Não tenha medo de recorrer a alimentação natural ela é eficiente, acredite avise suas amigas para saber mais sobre os remédios para reposição hormonal. Se você tem mais dúvidas pode se informar com ajuda pela web com ginecologista online para tirar suas dúvidas.

Recomendados para você: