queda-de-cabelo

Você conhece as causas da queda de cabelo? Então saiba que muitas situações podem ser associadas a perda dos fios. O problema afeta milhões de pessoas no mundo todo, tanto os homens como também as mulheres. Em geral, são as deficiências nutricionais e as alterações hormonais que provocam a calvície. Estima-se que, diariamente, uma pessoa perde 120 fios de cabelo. O número é pequeno, considerando que o couro cabeludo tem em média 150 mil fios. Quando a queda se torna mais intensa, é sinal de que alguma coisa está errada e precisa ser investigada o quanto antes.

Seu cabelo não para de cair? Entenda o porquê. (Foto: Divulgação)
Seu cabelo não para de cair? Entenda o porquê. (Foto: Divulgação)

Causas da queda de cabelo

Existem diferentes causas para queda de cabelo, muitos motivos podem ser responsáveis pela queda dos fios, isso acontece quando o corpo ou a mente estão sendo atacados pelo estresse, doenças, dietas feitas de maneira incorreta ou até mesmo alterações hormonais. A queda do cabelo também pode estar diretamente ligada ao uso de medicamentos e até mesmo devido ao simples envelhecimento. Vamos falar um pouquinho sobre cada uma destas causas, veja abaixo:

Dieta inadequada

Causas da queda de cabelo 2

A dieta inadequada, ou seja, pobre em nutrientes essenciais para a saúde, pode desencadear a queda de cabelo. Isso acontece porque o organismo fica carente de vitaminas, carboidratos, proteínas e minerais. Manter uma alimentação balanceada é fundamental para que os fios possam nascer e crescer de forma saudável.

Estresse… muito estresse!

Causas da queda de cabelo 3

Outro fator que costuma desencadear a queda de cabelo é o estresse. Uma rotina estressante faz o corpo utilizar mais energia do que o normal, por isso o corpo acaba perdendo uma quantidade expressiva de vitaminas e minerais. No organismo, o estresse também contribui com a produção de cortisol, um hormônio que, por sua vez, desacelera a divisão celular.

Excesso de secador e chapinha

Causas da queda de cabelo 4

A forma como cuidamos do cabelo também contribui com o problema de queda. Os fios se tornam mais frágeis quando o uso de secador e chapinha para modelar as madeixas é algo frequente. Quem não fica sem esses equipamentos na rotina de beleza deve tomar alguns cuidados, ou seja, manter uma distância de 30 cm entre o aparelho e o cabelo, além de utilizar sempre a temperatura morna.

Mudanças hormonais

Causas da queda de cabelo

Muitas pessoas acabam sofrendo com a queda de cabelo por causa das alterações hormonais. Qualquer deficiência de hormônio no corpo reflete na quantidade de cabelos que perdemos, como é o caso dos problemas de tireoide, hipófise e suprarrenal. Esse descontrole no organismo impede que os nutrientes cheguem até os folículos capilares. No caso das mulheres, a queda de cabelo pode se intensificar no período de menstruação ou na menopausa, justamente por questões hormonais.

Consumo de antidepressivos

Causas da queda de cabelo 5

Os remédios antidepressivos agridem a saúde capilar porque fragilizam o cabelo. Eles atual diretamente no sistema nervoso, afetam a divisão das células e também interferem no ciclo natural dos fios.

Pós-parto

Mother In Nursery Suffering From Post Natal Depression
Mother In Nursery Suffering From Post Natal Depression

O pós-parto é um período em que a mulher fica bem frágil, por isso ela pode acabar desenvolvendo eflúvio telógeno. Nesse caso, os hormônios entram em fase de readequação e os andrógenos voltam a ser produzidos pelo corpo em grande quantidade, resultando em queda de cabelo.

Anemia

Causas da queda de cabelo 7

Quando o corpo apresenta deficiência em ferro, a produção de glóbulos vermelhos fica comprometida e afeta o transporte de oxigênio no sangue. Essa carência nutricional é responsável pela anemia. Além de apresentar queda de cabelo, a pessoa doente também sofre com dor de cabeça, fraqueza, falta de ar e cansaço.

Envelhecimento

Causas da queda de cabelo 8

O envelhecimento é um fator natural da vida e que também acaba sendo responsável pela queda de cabelo. A partir dos 50 anos de idade, o couro cabeludo se torna mais espesso, o que prejudica a circulação sanguínea da região e a chegada de nutrientes aos folículos.

Veja abaixo o vídeo explicativo de um médico especialista no assunto e entenda um pouco mais sobre as causas e tratamento para a queda de cabelo:

Conheça algumas alternativas que ajudam a estimular o crescimento dos cabelos, uma delas é o Pantogar e o Monovin-A.