loiratpm-600x400

Mais do que o desconforto e as cólicas que a menstruação traz, é o medo de uma gravidez indesejada quando ela atrasa, né?  Um ou dois dias a mais podem significar uma fonte de grande preocupação e paranoia para as mulheres, que não sabem o que está acontecendo com o próprio organismo.

Porém, não se preocupe, pois um atraso de até 15 dias pode ser normal.  Se por acaso passarem mais de 10 dias, a sua menstruação for muito regulada, e você não tiver utilizado nenhum método contraceptivo, com relações sexuais sem camisinha no mês anterior, daí sim deve começar a ficar alerta.

Calendario-das-Mulheres

No entanto, se o anticoncepcional foi tomado direitinho, além do uso do preservativo, não se preocupe. Se você estiver muito ansiosa, pode fazer o exame de sangue para confirmar se está grávida ou não. O ideal é aguardar alguns dias, porém, o mais indicado é sempre conversar com o seu ginecologista para que ele avalie o seu caso.

Causas do atraso

As principais causas podem ter relação com efeitos colaterais do anticoncepcional injetável ou em forma de comprimido, com a pílula do dia seguinte, ou ser um sintoma proveniente da síndrome dos ovários policísticos, da endometriose, de um mioma, de alterações hormonais, de doenças físicas ou emocionais, além do estresse, e do consumo excessivo de álcool e da cafeína.

Além disso, a menstruação atrasada e o teste de gravidez negativo pode ter relação com outros exageros provenientes das atividades físicas, dietas radicais e alterações hormonais e emocionais. Se você está ingerindo poucas vitaminas nos últimos meses, também pode correr o risco de ter uma menstruação irregular.

medicamentos-600x250

Dicas para menstruação descer mais rápido

Tomar chá de canela, pode fazer a menstruação descer mais rápido, em um ou dois dias. Se o problema for contínuo, não deixe de procurar um médico o quanto antes, e realize todos os exames pedidos. Outro recursos utilizado são os anticoncepcionais, que também auxiliam nos sintomas da TPM, e regulam o ciclo menstrual.

Canela-em-excesso-perigo31-600x300

Lembrando que este post não equivale uma consulta médica,. Qualquer anormalidade relacionada à sua menstruação, procure a ajuda do seu ginecologista para tirar todas as dúvidas.