noiva-em-duvida-600x250

Não pense que somente o atraso da menstruação pode indicar o único e principal indício de uma gravidez, diversos sintomas podem aparecer de formas distintas para cada mulher.

Uma boa parte delas têm chances de apresentar sangramentos nas primeiras semanas de gestação, que no caso, pode vir no mesmo período da menstruação, mas com menos intensidade e fluxo sanguíneos. E entre tantos sintomas surge aquela dúvida bastante comum: Como saber se estou grávida?

Sinais de gravidez

Desconfortos no abdômen, inchaços, e a sensações de peso na área do ventre, com cólicas leves também podem estar entre os sintomas. As mamas aumentam de tamanho, com formigamentos e de dores nos seios. Se for possível observar um líquido amarelo e pálido vindo dos mamilos, as suspeitas podem ser ainda maiores.

O aumento do volume do sangue pode gerar dores de cabeça, juntamente com desejos por comidas específicas, devido à variações de humor e hormonais, além da descoloração de áreas pigmentadas da pele, e de estrias abdominais.

Ainda entre os sintomas mais clássicos estão: enjôo matinal, náuseas, desejo de urinar o tempo todo, fadiga, e vômitos. O enjôo pode ter início depois da concepção, mas, geralmente, começa a partir da sexta semana de gravidez.

Menstruação

Algumas mulheres apresentam apenas um dos sintoma citados acima, enquanto outras podem manifestar todos eles. O diagnóstico definitivo só pode ser feito com um exame de sangue e orientação médica.

Fique atenta se estiver com a menstruação atrasada e atente-se também aos demais sintomas. Veja também um post que explica até quantos dias é normal a menstruação atrasar, afinal, as vezes pequenos atrasos podem acontecer devido o excesso de atividade física ou até mesmo alguma medicação mais forte.