rush-cutaneo

Em geral, as pintas começam a se manifestar na pele a partir da infância.  Devido em parte à hereditariedade ou pela exposição excessiva aos raios solares. Existem diversas categorias de pintas (também chamadas de nevo melanócitos), que podem variar de tamanhos, formas e cores. Indo das tradicionais amarronzadas, até colorações como o preto e vermelho.

Por que as pintas vermelhas aparecem?

As pintas vermelhas podem apresentar variações diferentes. Sendo a mais comum e benigna (por tanto com menos riscos de se tornar um câncer de pele no futuro), a nevo rubi. A nevo rubi aparece na pele principalmente por fatores genéticos. Esse tipo de pinta pode aparecer em qualquer lugar do corpo, como coxas, costas, braços, rosto, pernas, etc. Para ser considerada nevo rubi e do tipo benigna, a pinta vermelha deve ser pequena, ter coloração e formato uniforme. A cor vermelha é gerada pela dilatação de vasos sanguíneos localizados na região onde ela se encontra.

mão-pe-boca

Alguns sinais podem revelar se a pinta vermelha é inofensiva ou pode ser indício de algo mais sério, como um câncer de pele. Pintas vermelhas grandes e assimétricas (de tamanho irregular), que coçam ou mesmo sangra demandam uma atenção maior e, sobretudo, avaliação precisa de um profissional; no caso, o dermatologista. Para identificar, basta fazer um auto-exame simples na frente do espelho e analisar atentamente se existe alguma diferença na mancha. Ao notar irregularidades, não tenha receio de procurar o médico para uma melhor avaliação.

Pintas vermelhas e doenças

A pinta vermelha também pode ser sintoma de algum tipo de doença. A exemplo de alergias e dermatites de contato que costumam dar sinais na pele em forma de manchas; especialmente as de coloração avermelhada. Que aparecem em grandes áreas da pele,  como o rosto, pernas, abdômen ou costas. As alergias e dermatites deixam a pele com pintas vermelhas e podem ter inúmeras causas.

As mais comuns são por intoxicação alimentar, alergia a alimentos, uso de maquiagens e cosméticos vencidos, picadas de insetos, dentre outros. Se as pintas vermelhas aparecem na sua pele assim que você se expôs a qualquer um desses exemplos, mas não é permanente, sumindo no decorrer de alguns dias, é bastante provável que essa seja a causa do aparecimento delas.

Psoriasisplaque

Contudo, outras doenças podem igualmente ocasionar pintas vermelhas na pele. Manchas vermelhas que aparecem de uma hora pra outra, sem razão específica, podem sinalizar doenças como rubéola, catapora, sarampo, psoríase, queratose pilar ou complicações mais severas como a Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI).

Uma doença rara do sangue e do tipo auto-imune (ou seja, quando o sistema imunológico ao invés de proteger o organismo, começa a atacá-lo), a Púrpura começa a se desenvolver no corpo primeiro através das pintas vermelhas. Se não for tratada a tempo, ela pode gerar consequências graves, levando até mesmo ao obito. Por isso, ao presenciar pintas vermelhas no seu corpo, em grande quantidade e acompanhadas de alterações, busque de imediato a orientação de um dermatologista.