O câncer de mama é uma das principais causas de morte prematura entre mulheres. E para reforçar a importância do combate a essa doença, em 1997 foi criada nos Estados Unidos a campanha de conscientização Outubro Rosa. De lá para cá, o movimento se espalhou por outros países, tomando proporções internacionais.

No Brasil, o Outubro Rosa é promovido e divulgado por diversas instituições e pela mídia, que sempre reforça a importância de se fazer o auto exame  e mamografia regulares. Dois exames fundamentais na detecção precoce do câncer de mama e que devem ser realizados periodicamente a partir dos 20 anos (para o autoexame) e 40 anos (idade ideal para fazer a 1º mamografia).

outubro-rosa

outubro-rosa_samana

O nome Outubro Rosa foi escolhido porque o movimento, que primeiro começou com os americanos, era realizado sempre no mês de outubro.

Já o laço cor de rosa simboliza a feminilidade e união de todos (mulheres, homens, estado, empresas, mídia e demais institutos que atuam na prevenção e combate da doença) em prol da conscientização quanto aos exames e diagnóstico precoce do câncer de mama. O laço rosa foi introduzido na campanha americana pela 1º vez através da Fundação Susan G. Komen for the Cure, ainda nos anos 90.

outubro-rosa12

outubro-rosa11

Durante todo o mês de outubro, diversos prédios, monumentos e demais locais públicos tem suas faixadas iluminadas com refletores cor-de- rosa, sinalizando o apoio ao movimento popular.

Ao longo do mês, são realizadas diversas palestras e eventos informando as mulheres sobre como fazer o auto exame corretamente, e alertando o quanto ele é fundamental para o combate da doença, juntamente com a mamografia. Se detectado precocemente, as chances de cura da doença são bastante significativas.

outubro-rosa4outubro-rosa5

O internacional movimento Outubro Rosa teve sua primeira ação no Brasil em 2 de outubro de 2002, em São Paulo, onde o monumento público Obelisco do Ibirapuera recebeu uma linda iluminação cor-de-rosa de apoio à campanha.  Após a iniciativa, a campanha foi dirigida para demais estados brasileiros, como o Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Minas Gerais, Porto Alegre, dentre muitas outras capitais, que foram enfeitadas de rosa ao longo do mês de outubro.

outubro-rosa9outubro-rosa10

Uma das entidades pioneiras no Brasil a divulgar o Outubro Rosa foi o Instituto Neomama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama.  O instituto se localiza em Santos-SP e atuou intensamente na divulgação da importância da campanha pelas cidades do país. E através dos seus refletores cor-de-rosa, que iluminam as principais cidades brasileiras em outubro, informa às mulheres que o câncer de mama tem cura, contudo é preciso ter sempre vigilância quanto aos exames preventivos.

outubro-rosa13outubro-rosa14

O Instituto Neomama presta um belo trabalho de suporte e atendimento gratuito às mulheres que foram detectadas com o câncer de mama. A entidade não possui fins lucrativos e presta suporte a todas que estão em luta contra a doença.

outubro-rosa15

No instituto, as mulheres diagnosticadas com câncer de mama recebem apoio psicológico para encarar a doença com mais força e coragem. Para saber mais sobre o importante trabalho desenvolvido pelo Neomama e demais informações sobre o Outubro Rosa, basta acessar o site do instituto: www.neomama.org.br

Recomendados para você: