O que é Cefalexina Bula para Leigos 3

A Cefalexina é um antibiótico que pertence à família das cefalosporinas. O medicamento costuma ser receitado pelos médicos porque tem importante atuação contra as bactérias mais comuns, como Staphylococcus, Streptococcus e Escherichia coli. Presente no mercado há muitos anos, a Cefalexina pode ser encontrada à venda com vários nomes comerciais, como Betacef, Cefaben, Cefaxon, Keforal, Ceporexin e Cefagran.

Cefalexina

O remédio é comercializado via oral, em comprimidos de 250 mg, 500 mg ou 750 mg. Também é possível encontrar nas farmácias o xarope de Cefalexina.

A Cefalexina atua contra as bactérias mais comuns. (Foto: Divulgação)
A Cefalexina atua contra as bactérias mais comuns. (Foto: Divulgação)

Para esclarecer as principais dúvidas a respeito da administração de Cefalexina, elaboramos uma bula para leigos, ou seja, um conteúdo que procura simplificar os principais tópicos que envolvem o consumo deste antibiótico. Confira:

Qual a indicação da Cefalexina?

O antibiótico é indicado em casos de infecções causadas por micro-organismos sensíveis, principalmente aquelas que afetam o trato respiratório, a pele e o aparelho urinário. O uso da Cefalexina promete auxiliar o tratamento de diferentes problemas de saúde, como dor de garganta, otite, unha inflamada, celulite, endocardite, mastite, amigdalite, furúnculo, prostatite aguda, infecção urinária e sinusite.

A dor de garganta pode ser tratada com Cefalexina. (Foto: Divulgação)
A dor de garganta pode ser tratada com Cefalexina. (Foto: Divulgação)

Posologia da Cefalexina

O modo de uso da Cefalexina depende muito da doença que está sendo tratada, da idade do paciente e do peso.

Adultos

Em casos de dor de garganta ou infecção de pele, é recomendado consumir 500 mg a cada 12 horas.

Para tratar infecção urinária, administre 500 mg a cada 12 horas, por 7 a 14 dias.

Outras infecções, consideradas leves ou moderadas, podem ser tratadas com 250 mg a cada 6 horas. Se o caso for grave, a dosagem ideal é de1 g a cada 6 horas.

Crianças

– As crianças que estão sofrendo com dor de garganta ou alguma infecção de pele devem ingerir de 12.5 a 25 mg por kg de peso corporal a cada 12 horas.

– A dosagem ideal para tratar otite em crianças é de 18,75 a 25 mg por cada quilo corporal a cada 6 horas.

– Outras infecções, quando leves ou moderadas, devem ser tratadas com 25 a 50 mg por kg de peso corporal por dia. Se o caso for grave, as doses de 50 a 100 mg por kg de peso corporal devem ser administradas a cada 6 ou 12 horas.

– É importante ressaltar que, se a criança tem mais de 40 quilos, as dosagens de Cefalexina devem ser administradas como as de um adulto.

O medicamento também tem efeitos colaterais. (Foto: Divulgação)
O medicamento também tem efeitos colaterais. (Foto: Divulgação)

Quais os efeitos colaterais da Cefalexina?

Os efeitos colaterais da Cefalexina são:

• Diarreia
• Dor de Estômago
• Candidíase
• Reações alérgicas entre as pessoas que não toleram penicilina.
• Erupções cutâneas
• Dores nas articulações
• Dores de cabeça
• Tontura
• Fadiga
• Agitação