novas-tentantes

As novas tentantes recorrem aos remédios Indux, Clomid e Serophene para conseguir engravidar. Esses medicamentos induzem a ovulação e ajudam a realizar o sonho da maternidade. Leia a matéria para entender melhor a ação da substância e esclareça as principais dúvidas.

Toda mulher, em algum momento da sua vida, sonha em se tornar mamãe. O nascimento de um bebê faz a família crescer e cria um novo laço de amor eterno. O processo para conseguir engravidar, nem sempre é fácil, as novas tentantes sabem que isso complica ainda mais com o avançar da idade.


Novas Tentantes

novas tentantes
Mulheres com ovulação irregular usam esses indutores para conseguir engravidar. (Foto: Divulgação)

Antes de tomar medicamentos para engravidar, a mulher precisa conhecer o próprio corpo. Ela deve identificar o seu período fértil e ter relações sexuais nos dias de maior fertilidade, pois assim as chances da concepção aumentam. Se não obter sucesso nas primeiras três tentativas, aí sim é necessário procurar ajuda médica e realizar um tratamento.


Indux, Clomid ou Serophene

O Indux, o Clomid e o Serophene são remédios que induzem a ovulação e possuem um mesmo composto em suas fórmulas: o citrato de clomifeno. Essa substância inibe o receptor do estrogênio e por isso a mulher acaba ovulando mais.

novas tentantes

O citrato de clomifeno é um indutor usado pelas mulheres que ovulam de maneira irregular. Ele é receitado pelo médico quando a tentante não tem alterações anatômicas ou obstruções nas trompas (problemas que impedem a gravidez).


Como age o citrato de clomifeno?

Para compreender a ação do citrato de clomifeno, é preciso entender como funciona a anatomia do corpo feminino. A mulher possui ovários no seu sistema reprodutor, que são responsáveis pela produção de estrogênio e progesterona. A liberação desses hormônios faz com que o útero se prepare, todo mês, para receber uma gestação.

novas tentantes

O estrogênio, durante a fase da puberdade, é responsável pelo crescimento dos seios e tantas outras mudanças no corpo feminino. Ele também atinge o pico de sua produção momentos antes da ovulação. Para que esse processo ocorra, outros hormônios relacionados ao ciclo menstrual também precisam entrar em ação, como é o caso do SNC, FSH, e LH.

O normal é que a ovulação aconteça uma vez por mês, no entanto, nem todas as mulheres possuem um sistema reprodutor funcionando normalmente. Nesse caso, os especialistas receitam o clomifeno, uma droga que inibe os receptores de estrogênio e com isso aumenta a produção de outros hormônios que favorecem a fertilidade, ou seja, FSH (estimula os folículos) e LH (hormônio luteinizante). Em resumo, o Indux, Clomid ou Serophene age no organismo com a função de enganar o cérebro. Na medida que a quantidade de FSH e LH se torna mais alta no corpo feminino, a ovulação é favorecida e, consequentemente, as chances de engravidar aumentam.


Como saber se estou ovulando?

O corpo dá alguns sinais de que a ovulação está acontecendo. Em geral, a temperatura corporal basal aumenta, bem como a dosagem de progesterona no sangue. Para ter certeza do dia fértil, é necessário realizar alguns exames médicos.

novas tentantes


Como tomar?

A mulher que está tentando engravidar não deve tomar um indutor de ovulação simplesmente porque uma amiga tomou e funcionou. O ideal é marcar uma consulta com o ginecologista para descobrir qual o melhor medicamento (Indux, Clomid ou Serophene) e a dosagem certa.

Após 6 ciclos usando o clomifeno, a mulher deve interromper o tratamento por um tempo e fazer uma nova tentativa somente após alguns meses. O uso contínuo desse tipo de medicação pode causar câncer de ovário. Portanto, muito cuidado!

novas tentantes

Os médicos normalmente recomendam que cada tentante tome os comprimidos entre o terceiro e o quinto dia do ciclo menstrual. A ovulação tende a acontecer de 5 a 9 dias após a ingestão do último comprimido. Se o objetivo é saber o dia exato da liberação de óvulos, a mulher deve realizar uma monitoração por ultrassom. Assim que a gravidez acontecer, o uso de indutores deve ser interrompido imediatamente. Se essa medida não for tomada, existe o risco de aborto espontâneo.


Melhor remédio para novas tentantes

Indux, Clomid ou Serophene são nomes comerciais de uma mesma substância, portanto, os três remédios agem de forma bem parecida no organismo. Das mulheres e novas tentantes que realizam tratamento com indutores, 70% ovulam logo nos primeiros três meses. Desse percentual, de 15 a 50% engravidam.

Existem outros fatores que influenciam no sucesso do tratamento com indutores de ovulação, como idade da mulher, peso e qualidade dos espermatozoides.


Contraindicações

novas tentantes

Como acontece com qualquer medicamento, o Indux, Clomid e Serophene possuem contraindicações. A droga deve ser evitada em casos de doença hepática, sangramento uterino anormal, cisto no ovário ou alergia à substância.

Efeitos colaterais

Todo medicamento relacionado à fertilidade pode causar efeitos adversos, especialmente quando ingerido de forma errada. Ao tomar citrato de clomifeno, as novas tentantes podem apresentar:

  • Alterações de humor;
  • Dor de cabeça;
  • Ganho de peso;
  • Inchaço nos ovários;
  • Dor nos seios;
  • Enjoos e vômitos;
  • Insônia
  • Visão embaçada;
  • Irritabilidade;
  • Cisto no ovário (raramente).

Perguntas e respostas para novas tentantes

novas tentantes

Você ainda tem dúvidas sobre os medicamentos? Então confira abaixo uma seleção com perguntas e respostas:

Tomar clomifeno todo mês regula a ovulação?

Não. A substância serve para induzir a ovulação, mas não deve ser ingerida para normalizar o ciclo menstrual.


Existe risco de engravidar de gêmeos tomando clomifeno?

Sim. As mulheres que tomam o remédio possuem mais chances de engravidar de gêmeos, já que o sistema reprodutor libera mais de um óvulo por vez. A probabilidade da tentante obter gestação dupla é de 7%.

novas tentantes


Qual a complicação mais grave de induzir a ovulação?

A indução ovariana pode desencadear à Síndrome de hiper-estimulação ovariana (SHEO), uma doença séria que faz os ovários crescerem e desencadeia uma série de sintomas perigosos, como derrame pleural e trombose.


Preços dos remédios

Econtramos estes medicamentos na farmácia Onofre online, você compra pela internet e recebe no conforto de casa, com total segurança e comodidade. Veja abaixo:

shot-b-efeitos-comprar


Agora você já sabe tudo sobre os remédios Indux, Clomid e Serophene. Para escolher o melhor indutor de ovulação, procure um médico e faça o acompanhamento ao longo do tratamento. Também aconselhamos que você acompanhe fóruns na internet para interagir com outras novas tentantes que também estão passando pelo mesmo momento que você, é sempre ótimo trocar ideias e experiências, ajuda bastante!

Recomendados para você: