Segundo médico, a infertilidade feminina pode ter várias causas

Uma das decisões mais bonitas e importantes de um casal é a de ter um filho. Infelizmente, algumas mulheres podem passar por dificuldades ou problemas maiores na hora de engravidar. Por isso, fique atenta as dicas e observações abaixo. Quem sabe alguma delas não pode te ajudar a descobrir que está  acontecendo?

Problemas para engravidar

O primeiro passo para saber se está tudo bem é observar o seu organismo. Se estiver sentindo dores, mudanças bruscas de peso ou de humor, fale com um especialista. Esses sinais podem indicar uma disfunção da tireóide, que dificulta na hora de ter um bebê. O mesmo pode acontecer se você tiver uma doença sexualmente transmissível.

nao-consigo-engravidar (2)

Outra dica: não tenha relações todos os dias nesse período, porque a quantidade de espermatozóides diminui com a freqüência de cada ejaculação. Mantenha relações sexuais dia sim e dia não, preferencialmente duas semanas antes da ovulação.

O ácido fólico e vitaminas de complexos para gestantes podem ajudar nessa fase, pois previnem a malformações do feto. Já os suplementos masculinos aumentam a qualidade dos espermas. Vale lembrar que esses medicamentos precisam de orientação médica.

nao-consigo-engravidar

Por que não consigo engravidar?

O uso de bebidas e cigarros em excesso pode reduzir em até 40% a chance de uma gravidez. Já uma alimentação não saudável resulta na alteração da produção de hormônios importantes para se engravidar. Por isso, evite frituras e doces, e faça exercícios físicos regularmente.

Depois de ir ao médico, apenas relaxe e aproveite os momentos a dois. Isso porque o estresse e/ou a ansiedade podem prejudicar a fertilidade. Uma boa dica é a meditação. Dessa forma, você terá relações com maior freqüência, aumentando as chances de você engravidar.

Leia também sobre a Endometriose – Causas e Tratamento – Este também é um problema que impede que a mulher consiga engravidar, mas existem tratamentos que podem inverter isso. Converse com o seu médico e tire suas dúvidas.