Aprenda tudo sobre Metformina, um medicamento que costuma ser usado por diabético, mas que vem sendo muito procurado por quem deseja perder peso e conquistar o corpo perfeito. Embora seja eficaz em muitos aspectos, esse fármaco deve ser administrado com cuidado.

O diabete tipo 2 é uma doença crônica que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Ele se manifesta de forma silenciosa no organismo e tem ligação direta com os maus hábitos, como falta de exercícios físicos, hipertensão, consumo excessivo de álcool e má alimentação.

O remédio é usado para tratar diabetes tipo 2. (Foto: Divulgação)
O remédio é usado para tratar diabetes tipo 2. (Foto: Divulgação)

As pessoas diabéticas que desconhecem a condição costumam apresentar alguns sintomas, como fome frequente, vontade de urinar várias vezes por dia, sede constante e alterações na visão. Após receber o diagnóstico de diabetes tipo 2, o paciente provavelmente começa a tomar Metformina.

Tudo sobre Metformina:

A Metformina é um remédio utilizado no tratamento de diabetes tipo 2. Essa doença, por sua vez, está relacionada ao excesso de açúcar no sangue. O medicamento consegue normalizar o nível da glicose e também reduz as chances de complicações que o diabético pode apresentar ao longo da sua vida.

Fórmula da Metformina. (Foto: Divulgação)
Fórmula da Metformina. (Foto: Divulgação)

Considerado uma das drogas mais baratas contra diabetes, a Metformina se popularizou no mundo todo. O remédio está no mercado há mais de 20 anos e costuma ser a primeira recomendação do médico após diagnosticar que o paciente é diabético.

O cloridrato de Metformina é conhecido por vários nomes comerciais, incluindo Dimefor, Glifage, Glucoformin, Risidon e Glucophage. O consumo acontece via oral (comprimidos), a fim de estabelecer o controle glicêmico.

Como funciona a Metformina?

O diabete tipo 2 é responsável por criar uma espécie de resistência no corpo à ação da insulina. No início, o paciente não precisa realizar o tratamento com injeções de insulina, mas deve tomar uma medicação antidiabética oral diariamente para controlar os sintomas e manter o açúcar no sangue controlado.

Os diabéticos tomam o remédio para melhorar a ação da insulina. (Foto: Divulgação)
Os diabéticos tomam o remédio para melhorar a ação da insulina. (Foto: Divulgação)

A Metformina melhora a ação da insulina no organismo, mas não tem efeito em pacientes que sofrem de diabetes tipo 1.  O controle glicêmico é feito, basicamente, através de três mecanismos do corpo: redução da produção de glicose pelo fígado, aumento da sensibilidade dos tecidos à insulina e redução da absorção de glicose pelo sistema gastrointestinal.

Antes de sair por aí tomando Metformina, é importante entender como o medicamento funciona no organismo.

Tudo sobre  Metformina,indicações

A Metformina costuma ser receitada para tratar diabetes tipo 2, mas essa não é a única indicação do fármaco. A medicação também pode ser de grande ajuda em casos de Síndrome dos Ovários Policísticos, em especial se a paciente for obesa ou sofrer com excesso de peso. Como o remédio ajuda a reduzir a inflamação do fígado, ele também acaba sendo muito recomendado em casos de esteatose hepática.

Também é receitada em casos de síndrome do ovário policístico. (Foto: Divulgação)
Também é receitada em casos de síndrome do ovário policístico. (Foto: Divulgação)

Mais benefícios

Alguns estudos revelam que a Metformina oferece muitos outros benefícios à saúde. Já está comprovado que ela combate a depressão e os problemas neurológicos, além do que reduz o risco de câncer nos ovários. O remédio também reduz os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos.

Como tomar?

Nas farmácias, é possível encontrar o antidiabético em comprimidos de 500 mg, 850 mg e 1000 mg. Os médicos normalmente recomendam tomar o remédio de duas a três vezes por dia, sendo a dose máxima equivalente a 2550 mg/dia. O comprimido deve ser engolido inteiro, ou seja, sem cortá-lo ou mastiga-lo. Também é importante que a administração do remédio aconteça com as principais refeições, ou seja, café da manhã, almoço e jantar.

É importante tomar cuidado para não exagerar na ingestão. (Foto: Divulgação)
É importante tomar cuidado para não exagerar na ingestão. (Foto: Divulgação)

Metformina emagrece?

Saiba tudo sobre metformina, maioria dos medicamentos orais antidiabéticos contribui com o ganho de peso e pode conduzir para um quadro de obesidade quando não ocorre uma administração correta. A Metformina, no entanto, tem um efeito diferente do que os outros remédios da sua categoria. Ela ajuda a emagrecer justamente porque facilita a ação da insulina produzida pelo pâncreas.

O remédio não foi feito para emagrecer. (Foto: Divulgação)
O remédio não foi feito para emagrecer. (Foto: Divulgação)

Há boatos de que Metformina emagrece, por isso muitas pessoas que não são diabéticas e nem possuem resistência à insulina estão consumindo o medicamento. No entanto, não há evidências científicas que comprovem a ação do remédio a favor do emagrecimento. Os médicos recomendam ter cautela, pois ninguém deve usar essa droga para perder peso.

Contraindicações

Como qualquer outro medicamento, a Metformina também tem contraindicações. Esse remédio não pode ser ingerido por pacientes que sofrem com insuficiência renal ou alguma doença hepática. Crianças com menos de 10 anos, mulheres grávidas e alcóolatras também não devem tomar Metformina.

Efeitos colaterais

Dor abdominal pode ser um efeito colateral. (Foto: Divulgação)
Dor abdominal pode ser um efeito colateral. (Foto: Divulgação)

O medicamento que controla diabetes tipo 2 pode apresentar efeitos colaterais, sendo que os principais deles são: cólicas abdominais, diarreias, flatulência, náuseas, vômitos, agravamento da gastrite e do refluxo gastro-esofágico.

Onde comprar e preço

As principais farmácias brasileiras vendem Metformina. O preço varia conforme a região do país, marca e número de cápsulas, mas o valor fica entre 5 e 115 reais. Pela internet, no entanto, o medicamento pode ser encontrado à venda a partir de R$3,00. Clique aqui para comparar os preços.

Consulte um médico antes de começar a tomar Metformina. (Foto: Divulgação)
Consulte um médico antes de começar a tomar Metformina. (Foto: Divulgação)

Se você quer emagrecer, não use a Metformina como aliada. Dê preferência à meios mais saudáveis e eficazes de perder peso, como exercícios físicos e uma dieta balanceada. Por outro lado, se você precisa lidar com a diabetes tipo 2, então administre o remédio corretamente e conte com a indicação de um médico.

Recomendados para você: