Menstruação Escura

Saúde
Menstruação Escura

Toda mulher que se preocupa com a própria saúde, sabe o quanto é importante prestar atenção nos sinais que o corpo nos envia.

Através de coisas mínimas como a aparência dos cabelos ou das unhas é possível ter indícios de que algo diferente pode estar acontecendo conosco. E claro, para nós, um dos itens mais importantes ao qual devemos ter atenção é a menstruação.

Ciclo regular ou irregular, curto ou longo, abundante ou escassa, clara ou escura: são muitas as variações e mudanças da menstruação e que merecem atenção. E uma das dúvidas mais comuns das mulheres a respeito da menstruação é quando o sangue vem em coloração escura.

Menstruação escura: Fique Atenta!

Antes de qualquer explicação é importante lembrar que o ciclo menstrual pode sofrer mudanças por diversos fatores, que podem ser ambientais, emocionais, alimentação, atividade sexual e também por questões de saúde.

A idade da mulher também conta: adolescentes podem demorar até dois anos para que o ciclo menstrual esteja regular, enquanto mulheres que estão entrando no período da menopausa param de menstruar, encerrando assim o seu ciclo reprodutivo.

menstruacao escura o que pode ser Menstruação Escura

Além da regularidade, da duração e da quantidade de sangue, a cor do sangue também conta nessas alterações: o sangue menstrual a ser considerado saudável e normal é o vermelho-vivo.

O sangue menstrual escuro no início e no fim do ciclo não costumam representar problemas, porém quando ela dura mais que este tempo, é preciso ficar atenta.

Menstruação Escura: O que pode ser?

Há fatores que explicam o sangue escuro por mais tempo que o citado acima. Algumas banais e outras que merecem alerta. São elas: alterações hormonais resultadas por mudança do anticoncepcional, ingestão da pílula do dia-seguinte ou efeito colateral de medicamento.

Menstruacao escura Menstruação Escura

A menstruação escura – tal como borra de café – também ser indício de problemas como DSTs, endometriose e inflamações no útero. De qualquer modo, a principal atitude a ser tomada é ir ao ginecologista para tirar suas dúvidas. Essa atitude deve ser tomada antes de todas. Nada de seguir a receita da amiga ou se automedicar. Saúde é coisa séria, portanto recorra a ajuda médica para garantir um tratamento adequado.

Para quem tem outras dúvidas relacionadas à menstruação, já falamos sobre diversos assuntos deste tipo aqui no blog e passamos muitas dicas bem legais! Por exemplo, já passamos dicas para quem está com a menstruação atrasada ou também para quem sofre com disfunções hormonais e tem a menstruação desregulada. Também já falamos sobre os chás para descer a menstruação para dar uma mãozinha para as meninas que estão preocupadas com o atraso menstrual.

Ao contrário delas, algumas meninas também sofrem com o ciclo totalmente desregulado, onde a menstruação insiste em vir sem parar! Isso é muito chato, né?  Para quem sofre com este problema, vai ser interessante saber um pouco mais sobre como parar a menstruação.

Este artigo foi útil para você? Sim Não
Deixe seu comentário pelo Facebook: