Menstruação Desregulada

Saúde
Menstruação Desregulada

A menstruação desregulada está tentando alertar que algo não vai bem, indica problemas e estes problemas podem estar ligados à diversos fatores. Síndrome do ovário policístico, disfunções uterinas, desnutrição, problemas hormonais, estresse, quimioterapia, ganho ou perda de peso significativos, entre muitos outros fatores.

A menstruação atrasada também pode estar ligada à problemas como estresse, ansiedade, tensão, etc. Observe se está passando por alguma mudança na sua vida, como mudança de trabalho, emprego novo, momentos diferentes que podem gerar emoções e sentimentos novos, observe sua vida pessoal, se está tudo bem, se está preocupada com alguma coisa, se está passando por momentos difíceis, se está vivendo fortes emoções sejam elas boas ou ruins.

Todos estes motivos, entre outros, podem ser responsáveis pelo atraso da sua menstruação, tornando-a desregulada. A maioria de nós mulheres, vez ou outra se depara com este problema que é cada vez mais comum e tem sua origem ligada a outros problemas como estresse, tensão e ansiedade.

Eu já enfrentei muitos problemas com a menstruação atrasada tudo porque sou mais uma entre milhões de mulheres que possuem a SOP (Síndrome dos ovários Policísticos). Uma a cada cinco mulheres possuem sintomas ou sinais de ovários policísticos.

Este probleminha hormonal é causado por uma disfunção no ovário e existem no mínimo três critérios para que o SOP seja diagnosticado, ovários policísticos na ultrassom, deficiência na ovulação e também sinais clínicos ou laboratoriais de hiperandrogenismo.

menstruação atrasada ovario policistico 600x215 Menstruação Desregulada
Alguns sinais comuns indicam a presença do ovário policístico, por exemplo, aumento do peso, oleosidade no cabelo e na pele, e consequentemente, muita acne na pele. Além de dificuldade para engravidar (em alguns casos), menstruação desregulada e o aumento de pêlos. Tudo isso pode ser revertido com o uso de medicamentos adequados.

A síndrome do ovário policístico é considerada uma das principais causas de infertilidade, ficando atrás somente da endometriose, considerada a número um no ranking.

menstruacao atrasada o que pode ser Menstruação Desregulada

Já sofri muito com isso, já tive muita acne na pele e a minha menstruação era completamente desregulada, uma vez cheguei a ficar cinco meses sem menstruar. Fui ao médico, fiz exames e tudo mais e então descobri que tinha ovários policísticos.

No início fiquei assustada, achando que fosse algo incomum, ficava me perguntando "por que eu? porque comigo?" mas aos poucos fui descobrindo que isso era mais normal do que eu imaginava, muitas mulheres têm SOP, outras têm e nem imaginam.

Cerca de 25% das mulheres possuem cistos no ovário, mas não é em todas elas que os sintomas da síndrome se apresentam.

Para ser diagnosticada a síndrome dos ovários policísticos não basta ter cistos no ovário, é necessário que apresente uma série de sintomas que já falei aqui, mas o principal sintoma da síndrome, aparece na pele, onde surgem muitas espinhas.

menstruacao atrasada Menstruação Desregulada

O tratamento indicado pelo meu médico na época, foi usar o anticoncepcional Diane-35 e o Aldactone 100g. Minha pele melhorou 100% em questão de 2 ou 3 meses, além da parte hormonal que também passou a funcionar perfeitamente.

O anticoncepcional é indicado para alterar a produção dos hormônios e em especial o Diane-35 é excelente contra a acne.

Acne e ovário Policístico

Quem está com a menstruação desregulada e com muita acne na pele, pode ter grandes chances de ter a síndrome dos ovários policísticos. Para diagnosticar os sinais da SOP, preste atenção se a sua acne está mais concentrada na região do queixo, se sim, isso é mais um indício.

Não existe uma causa específica para o problema, ele apenas é causado pelo desequilíbrio hormonal, não tem nada demais nisso. Tem tratamento para normalizar isso, através de anticoncepcionais adequados para cada caso, isso vai ajudar a normalizar os hormônios e a menstruação.

Para quem busca solução para outros problemas relacionados à menstruação, já falamos aqui no blog sobre Chás para descer a menstruação, Como parar a menstruação e também uma matéria super legal sobre Menstruação Atrasada – Causas e dicas de chás para descer a menstruação. Vale a pena dar uma passadinha por lá também!

E você, qual a situação está vivendo? Que medicação está usando? Deixe o seu depoimento e conte um pouco sobre a sua história! Vamos compartilhar nossas experiências umas com as outras! icon smile Menstruação Desregulada

Este artigo foi útil para você? Sim Não
Deixe seu comentário pelo Facebook: