Se você chegou até esse post é porque está com sua menstruação atrasada e você ficou preocupada com isso, correto? Talvez seja uma leitora jovem ou que já tenha a quantidade de filhos que planejou. Não estamos aqui para lhe julgar ou dar alguma lição e sim para te ajudar. Pesquisamos tudo que há de mais moderno e que funciona para ajudar nesse caso mas é muito, mas muito importante mesmo saber porque a sua menstruação está atrasada. Vamos aos casos mais comuns para que você encontre a resposta agora mesmo.

Menstruação atrasada

Fique calma e leia todo o post. Existem remédios naturais e muitas soluções nesse caso. A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez. Vamos considerar que apenas um dos motivos é a gravidez, todos os outros são relacionados a vários fatores. Vamos começar falando do seu ciclo menstrual e o que acontece no seu corpo em cada fase dele.

Entendendo o ciclo menstrual – PASSO A PASSO

Entre o 1o dia de uma menstruação e a próxima, devemos ter um intervalo de 21-35 dias. Então, podemos menstruar duas vezes em um mês (por exemplo se descer dia 1 e 26 – intervalo de 25 dias) ou não menstruar durante outro (por exemplo se descer dia 1 e dia 2 do mês seguinte – intervalo de 32 dias). Sem problemas: desde que esse intervalo esteja sendo respeitado.

Mas, para algumas mulheres, essa incerteza pode também trazer uma boa dose de insegurança, principalmente se o período menstrual envolve cólica, choro fácil, irritabilidade, inchaço… todos estes sintomas presentes na chamada tensão pré menstrual – a velha conhecida, de homens e mulheres, chamada carinhosamente de TPM.

Para entendermos um pouquinho melhor o ciclo menstrual e sua relação com a TPM:

Na 1a fase do ciclo predomina o estrogênio, principal hormônio feminino. Na 2a, a progesterona. Na 1a fase, o estrogênio faz com que a camada interna do útero (chamada de endométrio) cresça para aguardar a possível chegada de um pequeno embrião. Na segunda fase, a progesterona mantém essa condição favorável, após a ovulação ter ocorrido, e a gravidez, eventualmente, acontecer.

Se a mulher engravida, o 1o sinal conhecido é que a menstruação não “desce”. Se por acaso a gestação não ocorrer, os níveis de progesterona caem, a camada que se formou revestindo o útero perde sua função e, assim, nós menstruamos. A partir disso, outro ciclo se inicia.

A TPM ocorre 7-10 dias antes da menstruação ocorrer, no período em que os níveis de progesterona estão caindo. (Se os sintomas não acontecem nessa fase e se não melhoram com o fluxo menstrual: a culpa não é da TPM!). Para aquelas que se incomodam com isso (e que fique claro que isso é algo absolutamente individual) a TPM e o fluxo menstrual podem colocar muito a perder. O prejuízo pode ser social, familiar ou esportivo.

Menstruação atrasada é sinal de gravidez?

Caso você esteja preocupada com uma possível gestação, faça um teste de gravidez de farmácia ou um exame de sangue em um laboratório de análises clínicas. Assim, dependendo do resultado, você pode decidir o que fazer em seguida. Vale lembrar que os testes disponíveis no mercado não garantem um resultado exato antes do quinto dia de atraso menstrual. Por exemplo, se era para descer no dia 10, o ideal é fazer o teste somente a partir do dia 16.

Se ainda não se passaram 120 horas (5 dias) desde que você teve relações sexuais, o anticoncepcional de emergência pode ser uma alternativa. Esse medicamento também é conhecido como a pílula do dia seguinte. Ela contém altos níveis de progesterona. Esse hormônio age impedindo a liberação do óvulo pelo ovário, impedindo que ele seja fertilizado. Quanto mais cedo você tomar essa pílula, mais eficaz ela será. Os preços variam de R$ 3,00 a R$ 65,00 reais, dependendo da marca e do laboratório. Mas você pode obter esse anticoncepcional de emergência gratuitamente nos postos de saúde.

Mas se já se passaram mais de 120 horas desde a sua última relação sexual e o teste de gravidez deu positivo, a pílula do dia seguinte não vai funcionar. É preciso consultar um ginecologista e conversar sobre as suas opções.


ATENÇÃO:

Jamais tente interromper a gravidez por conta própria. Fazer aborto sem o amparo profissional é extremamente perigoso. Você pode acabar com sequelas permanentes ou até mesmo morrer. Além disso, há muitos casos em que os bebês, em vez de morrerem, sobrevivem e nascem com problemas de saúde graves ou deficiências bastante comprometedoras. É melhor informar-se com um profissional da área de saúde a respeito de alternativas seguras para você.

Motivos da menstruação atrasada

Vários fatores causam o  atraso da menstruação, entre eles o estresse, traumas, ansiedade, tensão, nervosismo, problemas psicológicos. Pense que apenas em se preocupar com o atraso da menstruação faz ela NÃO DESCER! O nosso corpo é assim mesmo. Observe se alguma coisa está te trazendo preocupação, ou se você anda bastante estressada com provas da faculdade, pressão no trabalho, até mesmo as dietas loucas costumam acarretar problemas, estes motivos são clássicos e costumam ter ligação com o atraso da menstruação. Em outros casos, o atraso menstrual pode estar relacionado com cistos no ovários, também chamados de ovários policísticos e por isso a menstruação pode demorar para descer, nestes casos é muito importante o acompanhamento de um ginecologista.

Causas da menstruação atrasada

O atraso menstrual também pode estar ligado aos seguintes fatores:

  • Desequilíbrios hormonais
  • Ovários policísticos
  • Excesso de estrogênio
  • Menopausa Disfunções uterinas
  • Parto
  • Medicamentos
  • Quimioterapia
  • Cafeína
  • Álcool /Cigarro / Drogas
  • Alimentação errada
  • Falta de vitaminas
  • Perda de peso
  • Excesso de peso
  • Excesso de exercício físico

Cuidados com o chá para menstruação atrasada

Antes de tentar consumir qualquer tipo de chá, você precisa se certificar de que não está grávida. Isso porque há muitas ervas que provocam contrações uterinas, o que pode acarretar em um aborto. Além disso, outra medida recomendada é a visita ao ginecologista, para que, antes de tomar o chá para menstruação descer, você possa saber qual o motivo deste atraso, optando pelo tratamento correspondente à causa, ainda que de forma natural.


Opções de chá para menstruação atrasada

Uxi Amarelo

É uma planta medicinal e que é utilizada para combater cistos, miomas uterinos, infecções urinarias, irregularidade menstrual. É antiviral, depurativa, anti-inflamatória, hipotensoras, imunoestimulantes, diurético, vermífugo e antioxidante.

Você poderá tomar 250 ml de chá pela manhã logo que acordar e mais 250 ml quando for dormir. Se o seu caso for mais sério é melhor dobrar as quantidades para cada momento, ou seja, ao invés de 250 ml passe a tomar 500 ml de manhã e mais 500 ml a noite. Para fazer o chá é só acrescentar em meio litro de água 2 colheres de sopa da casca de uxi. O Uxi Amarelo é encontrada em Lojas de Produtos Naturais e Feiras.


Chás para a menstruação descer:  Agoniada

Há muitas ervas que podem ser utilizadas em um chá para menstruação descer. A agoniada, por exemplo, é um ótimo remédio caseiro para isso. Coloque cinco gramas de flores de agoniada em meio litro de água fervendo. Depois deixe amornar, coe e beba duas a três xícaras por dia até a menstruação descer.

Angélica

Angélica é outra erva com essas propriedades. É excelente para descer a menstruação atrasada. Este chá é feito com 10 gramas de raiz de angélica colocadas em meio litro de água fervendo. Deixe amornar e tome o chá três vezes por dia.

Canela

A canela também é um ótimo remédio caseiro para este fim. O chá para descer a menstruação leva uma canela em pau em uma xícara de água fervente. É só deixar amornar e adoçar, se quiser, antes de consumir. As propriedades aromáticas da canela são estimulantes da circulação e do coração, o que aumenta a pressão e provoca a contração do útero.

Outra forma de consumi-la é colocando um pau de canela em uma xícara de leite morno com mel. Ao adicionar canela em pó em doces, como bolos, tortas ou em um mingau, por exemplo, é possível conseguir regularizar a menstruação irregular.

Mas atenção: o consumo da canela é indicado somente para adiantar a menstruação em um ou dois dias do seu período normal, ou fazê-la descer em caso de atraso inferior a um mês.

Arruda

A arruda é uma erva que, ao longo do tempo, sempre foi receitada com muito cuidado como chá para descer a menstruação. Mas cuidado, pois ela tem propriedades altamente abortivas, portanto, é imprescindível reforçar que a possibilidade de gravidez precisa estar completamente descartada como motivo do atraso antes de usar esta erva.

Acrescente duas colheres de flores e folhas de arruda em um pilão e soque. Deixe a erva triturada em uma vasilha com uma xícara de água fria, por uma noite. Tome no dia seguinte. Outras ervas indicadas para a menstruação descer são a salsinha, a alcarávia, o anis estrelado e a verbena.

Chás para a menstruação descer: Orégano

O orégano também pode ser utilizado como chá para descer a menstruação. São duas colheres de chá de orégano para um xícara de água fervendo. Tape e deixe em infusão por cinco minutos. Tome apenas uma xícara ao dia.


Mudanças simples na dieta para a menstruação não atrasar mais

Aumente o consumo de vitamina C:

Esse nutriente é considerado um estimulante do ciclo. Acredita-se que ele ajuda a aumentar a quantidade de revestimento do útero, o que facilitaria a chegada da menstruação. Há quem diga que os suplementos de vitamina C ou alimentos ricos nessa substância fazem o útero contrair e liberar o sangramento.

O valor diário recomendado de vitamina C é de 60 mg. Se você decidir tomar suplementos, tome cuidado para não exceder essa dose. Procure incluir mamão, pimentão, brócolis, kiwi, frutas cítricas, folhas verdes e tomates no seu cardápio diário.


Acrescente mais salsinha na sua dieta:

Reza a lenda que esse tempero contem propriedades que estimulam a menstruação. Tanto a de folhas lisas como a de folhas crespas tem apiol e miristicina, substâncias que supostamente fazem o útero contrair um pouco. Nenhuma pesquisa científica sustenta essa teoria, mas há quem jure que o chá dessa erva foi eficaz. Aqui vai a receita:

  • Lave e pique 1/4 de xícara de salsinha. Prefira a versão fresca, a qual contém mais nutrientes e produz um chá mais saboroso do que a variedade seca.
  • Ferva um copo de água.
  • Despeje a água sobre a erva e deixe em infusão por 5 minutos.
  • Agora é só coar e beber o chá.

Já escolheu seus chás e entendeu um pouco do que acontece no seu corpo? Ótimo! Procure uma amiga para conversar e fique calma. Tudo irá se resolver. Estamos sempre na torcida!

Recomendados para você: