menstruação-atrasada

Quando a menstruação atrasa surgem muitas dúvidas, né? E a primeira delas é em relação a uma possível gravidez! Muita calma nessa hora meninas, nem sempre é isso que ocorre, uma vez que o organismo feminino pode sofrer várias interferências do tipo emocionais, por medicação entre outras.

Normalmente o ciclo menstrual dura 28 dias, podendo variar o período, e passa pelas fases da menstruação, fase folicular, ovulação e fase lútea. A menina deve procurar um profissional assim que surgir a menarca (primeira menstruação), para que ele possa ajudar a conhecer melhor o corpo e reconhecer os sinais dados por ele. A menorréia pode ser uma das formas mais comuns da falta de menstruação, ela não é uma doença, mas o aviso de que algo está errado no organismo feminino.

Menstruação atrasada

O atraso da menstruação pode ligada com diversos fatores, como por exemplo, a perda de peso num período rápido, exercícios físicos exagerados, medicamentos em excesso, estresse, alimentação desordenada (anorexia) ou outras doenças mais sérias.

Mulheres que tem ovário policístico podem apresentar a amenorréia. Em um outro post, falamos sobre os chás para descer a menstruação, não deixe de conferir! Além dos chás para descer a menstruação atrasada, falamos também sobre algumas possíveis causas deste atraso menstrual. Vale a pena dar uma passadinha por lá também!

Atraso da Menstruação

É muito importante procurar um médico para fazer o acompanhamento desde a primeira menstruação, como eu já mencionei mais acima no artigo.  Dessa forma fica mais fácil detectar um problema se ele existir, principalmente conhecer o corpo e os sintomas que ele pode apresentar. Não descarte também a possibilidade de uma gravidez.

O tratamento da menstruação atrasada depende de cada caso, as vezes a mudança do estilo de vida pode ajudar, praticando esportes, manter uma alimentação saudável, ajuda manter também o equilíbrio do corpo. Em outros casos, medicamentos podem ser a solução, mas antes disso, é preciso procurar um médico ginecologista para orientar qual o remédio indicado para cada caso. Depois das explicações e causas do atraso na menstruação, vocês já podem ficar tranquilas e identificar os sintomas. Se o atraso menstrual insistir, procure o seu médico.