chás-para-descer-a-mentruação

Notou que está com a menstruação atrasada? Saiba que alguns chás para descer a menstruação são uma boa alternativa para casos de ciclo desregulado ou irregular. A menstruação pode atrasar de 3 à 5 dias e nem sempre isso pode ser sinal de uma gravidez. 

Quem nunca ficou tensa com o atraso da menstruação que atire a primeira pedra! Pois é, este é um problema comum na vida das mulheres e pode estar relacionado há diversos motivos, mais do que se imagina! Toda vez que a menstruação atrasa, automaticamente isso nos remete a uma gravidez, mas isso não é uma regra e em diversos casos não há ligação alguma com isso. Muitos problemas podem estar relacionados com o atraso da menstruação, mas não entre em pânico se o atraso for de poucos dias, afinal, existe uma tolerância para o atraso menstrual que é considerado normal.

menstruação-atrasada-causas


Menstruação Atrasada

Todo o mês, o corpo feminino ovula e se prepara para uma gravidez. Quando o útero não recebe o embrião, as suas paredes internas liberam uma descamação, que faz parte do ciclo reprodutivo. Desta forma, o fluxo menstrual é resultado da combinação de sangue e endométrio.

menstruação-atrasada

Os motivos que ocasionam o atraso da menstruação são muitos, mas cada caso é um caso diferente. Muitos fatores influenciáveis podem acarretar o atraso da menstruação, entre eles o estresse, traumas, ansiedade, tensão, nervosismo, problemas psicológicos, etc. Observe se alguma coisa está te trazendo preocupação, ou se você anda bastante estressada com provas da faculdade, pressão no trabalho, até mesmo as dietas loucas costumam acarretar problemas, estes motivos são clássicos e costumam ter ligação com o atraso da menstruação.


Causas da Menstruação Atrasada

Em outros casos, o atraso menstrual pode estar relacionado com cistos no ovários, também chamados de ovários policísticos e por isso a menstruação pode demorar para descer, nestes casos é muito importante o acompanhamento de um ginecologista. O atraso menstrual também pode estar ligado aos seguintes fatores:

  • Desequilíbrios hormonais/ Ovários policísticos/ Excesso de estrogênio/ Menopausa
  • Disfunções uterinas/ Parto
  • Medicamentos/ Quimioterapia
  • Cafeína/ Álcool /Cigarro / Drogas
  • Alimentação errada/ Falta de vitaminas/ Perda de peso/ Excesso de peso
  • Excesso de exercício físico

Menstruação atrasada é sinal de gravidez?

Não, nem sempre. Em casos em que a mulher não está grávida e mesmo assim a menstruação continua ausente, é bom ficar atenta, principalmente se o tempo se estender chegando à 3 meses consecutivos sem menstruar. É bem provável, em casos assim, que a ausência da regularidade do ciclo esteja indicando algum tipo de doença.

menstruação-atrasada

Atraso Menstrual

Outro fator que deve ser levado em conta é que, se a sua menstruação veio pela primeira vez há pouco tempo, é bastante comum ocorrer atrasos nos primeiros anos. Depois de dois anos o sistema reprodutor já apresenta uma regularidade maior, portanto não se assuste se nas primeiras vezes em que menstruar, não tiver um ciclo certinho. Algumas mulheres que recentemente deram à luz, também podem ficar despreocupadas que no primeiro mês a menstruação não costuma dar sinal. Depois do primeiro mês aí as coisas normalizam e tudo volta a funcionar com a mesma regularidade de antes. Quando ocorrer atrasos menstruais constantes é fundamental solicitar a ajuda de um médico ginecologista para que avalie o seu caso e faça o diagnóstico do atraso menstrual.


Dicas para descer a menstruação

Em alguns casos o atraso da menstruação pode sim estar ligado à uma gravidez, porém em outros, pode ter ligação com inúmeros fatores e não gravidez necessariamente , em geral, questões hormonais. Não faça uso de remédios sem antes consultar o seu médico, isso pode ser muito perigoso. Mas em contrapartida, vale usar e abusar das receitas de chazinhos da vovó, eles costumam funcionar e não oferecem riscos à saúde.

Chá para descer a menstruação atrasada

Ok, que milagres não existem nós sabemos, mas existem segredinhos que podem agir como  se milagres existissem! Muitas pessoas acreditam que o uso de ervas medicinais ajudam a descer a menstruação, principalmente os chás de folhas amargas. Existem também alguns produtos farmacêuticos que ajudam a regular a menstruação, com o intuito de regular o ciclo.Já ouviu falar no chazinho de canela para descer a menstruação? Pois bem, ele funciona de verdade e faz com que a menstruação atrasada desça num passe de mágica! Anote a receita e tenha sempre esta carta na manga quando a menstruação atrasar!

menstruação-atrasada


Chá de Canela para menstruação atrasada

O chá de canela vem sendo consumido por muitas mulheres para acelerar a menstruação. A especiaria usada para preparar a bebida contém propriedades que estimulam circulação sanguínea e também contribuem com a contração do útero. Diversos fatores podem fazer a menstruação atrasar e nem sempre se tratar de uma gravidez. A mulher pode apresentar problemas hormonais, estresse, ansiedade, distúrbio alimentar ou algum outro problema de saúde. Para resolver o problema e normalizar o ciclo menstrual, ela pode apostar no consumo de chá de canela. O chá de canela aquece o corpo e acelera a circulação, por isso ele é muito usado para aumentar o fluxo menstrual. Apesar de estimular a menstruação, a bebida não é considerada abortiva. No entanto, a mulher que estiver desconfiada de uma gravidez deve realizar o teste de farmácia antes de tomar o chá, pois do contrário, o feto pode ser prejudicado.

menstruação-atrasada

Como fazer o chá de Canela:

  •  1 caneca de água
  • 5 paus de canela

Modo de Preparo:

  • Adicione a canela em pau em uma xícara de água fervente.
  • Abafe com uma tampa e espere amornar.
  • Quando a bebida estiver morninha, basta adoçá-la e consumi-la.

Observações:

  • Para intensificar as propriedades do chá de canela, vale à pena acrescentar gengibre ralado no preparo.
  • Além do chá, a canela pode ser consumida de outras formas. Existe a possibilidade de acrescentar a especiaria no leite, no bolo, na torta, no mingau, no chocolate quente ou algum outro doce.
  • A canela é um componente que faz muito bem à saúde. Ela auxilia o tratamento de gripes e resfriados, combate a hipertensão arterial, reduz a sensação de fadiga, combate a depressão, melhora o colesterol  e trata úlceras estomacais.

Estes chazinhos ajudam bastante, veja mais receitas de chás para descer a menstruação.


Ciclo Menstrual atrasado

Algumas meninas tem o ciclo menstrual bastante regular, normalmente o ciclo costuma ser de 28 em 28 dias, mas em alguns casos o ciclo pode variar de 30 em 30, de 35 em 35, tudo depende de cada pessoa, o que pode ser normal e regular para algumas, para outras pode ser considerado ciclo menstrual irregular. Poucos dias de atraso na menstruação é normal, não há motivos para entrar em pânico. A prova disso é que uma mulher que possui o ciclo super regular, se tiver a menstruação atrasada por uns 10 dias, ainda é considerado normal, sem indícios de quaisquer problemas de saúde.

Dicas para a menstruação atrasada descer

  • As infusões de outras plantas ajudam a regular o ciclo menstrual, como é o caso da artemísia, da arruda, do manjericão, do açafrão, da macela, da salsa e do poejo.
  • Um método interessante para acelerar a menstruação é tomar altas doses de vitamina C.
  • A mulher deve aplicar compressa de água quente no abdômen.
  • É interessante incluir talos e folhas de aipo na alimentação.

Ficou com dúvidas? Veja este post que mostra 15 causas mais comuns do atraso menstrual.