Meninas o post de hoje é sobre manchas nas mãos. Quando eu era pequena lembro de ter ido a praia com a minha mãe e logo na sequência ter vivido alguns momentos de terror com a mão dela ficando preta. Preta mesmo, até onde me lembro e criança as vezes marca algumas passagens da infância de um jeito que parece mesmo filme de terror.

Manchas nas mãos

Manchas nas Mãos

As manchas começam a surgir com uma certa idade e também com a exposição da pele contínua pelos raios ultravioleta. Hoje em dia é mais conhecido esse fato das queimaduras com limão mas antigamente, pelo menos na cabeça de minha genitora, a queimadura com limão acontecia se você usasse limão na própria praia, sob o sol, fazendo uma caipirinha por exemplo. O caso foi que ela deixou o almoço pronto e espremeu um limão sobre o peixe, não lavou as mãos e saímos. Certamente a quantidade de sumo da fruta era bem pequena mas o necessário para que uma queimadura séria e dolorosa se instalasse na sua mão.

Manchas nas mãos

O que acontece e o porquê dessa história abrindo o post sobre manchas nas mãos, é que nós subestimamos o poder das queimaduras solares em nossas mãos. Deixamos essa área totalmente desprotegida, sem filtro, sob o sol ardente e as manchas aparecem. Dizem que para saber a idade de uma pessoa não devemos focar no rosto e sim nas mãos, e não está de todo errado. Mãos manchadas de sol podem  deixar a pessoa ( homem ou mulher ) com uma aparência bastante envelhecida e mal cuidada.

Manchas nas mãos

Manchas nas mãos – tratamentos

Existe uma infinidade de tratamentos estéticos para corrigir o problema, ou pelo menos amenizá-lo mas antes de falarmos sobre eles acho que seria interessante entender o surgimento das manchas nas mãos. Afinal, porque elas aparecem e são sinal de senilidade? Você sabia que as manchas que surgem com a idade tem esse nome: manchas senis?

Manchas nas mãos

Quando as manchas nas mãos começam a surgir?

As manchas senis costumam surgir nas mãos lá pelos quarenta anos, se você está nessa faixa de idade tenho certeza que deu uma olhadinha nelas agora, não deu? Isso mesmo, estar atento aos sinais da idade e buscar prevenção é o que melhor funciona em relação aos danos que somados durante toda nossa vida darão sinais mais ou menos nessa idade. Isso vale para tudo, desde cuidados com a alimentação, higiene até o caso específico das manchas nas mãos que tem muito a ver com a exposição solar ao longo dos anos.

Manchas nas mãos

Pele do rosto X pele das mãos

A pele das mãos é superfina, isso garante que tenhamos o sentido do tato bem apurado. Mas, como elas ficam tão expostas quanto o rosto, e muito menos cuidadas do que essa outra região do corpo, ela sofre muito com as queimaduras solares. E, como falei, dá pra ver logo pelos quarenta anos. Outro fator que difere as duas regiões é a quantidade de produtos químicos que passam pelas nossas mãos quase que diariamente, favorecendo o ressecamento dessa pele que já é sensível por natureza. Parece que a gente não tem muito o que fazer nesse sentido, mas temos sim!

Manchas nas mãos

E porque tanta diferença entre elas? Dificilmente alguém se lembra de colocar protetor solar no dorso das mãos antes de sair de casa. Ao contrário do rosto que tem os cuidados sempre lembrados pelas campanhas de dermatologistas e até mesmo nos filtros em diferentes produtos que usamos no dia a dia, por exemplo, as bases com filtro ou os protetores faciais com cor. Isso facilita o uso, cria o hábito.

Manchas nas mãos

Cuidados com as Manchas nas Mãos

Como esses danos são cumulativos o ideal é que a prevenção começasse desde criança. Dessa forma evitaríamos não só as manchas como a flacidez da região, a perda do colágeno ( através da reposição, cuidados com a alimentação e tratamentos estéticos que favorecem a sua renovação ) e até mesmo o câncer de pele comum na região das mãos. E como prevenir? Com dois cuidados básicos: hidratação e aplicação de protetor após lavar as mãos. Você faz isso? Educa seus filhos de forma a fazê-lo também? Essas são as perguntas que precisamos fazer antes de falarmos de tratamentos estéticos porque a ação do tempo e do sol é contínua. Acontece enquanto você lê esse post.

Manchas nas mãos

Hábitos para evitar manchas nas mãos

Um hábito a ser desenvolvido e isso você já pode fazer agorinha mesmo com a mão que está livre aí no seu lado, é colocar um protetor com uma textura que você goste, dentro da sua bolsa. Não precisa ser nada caro, nem com altíssima proteção, um simples mesmo. Coloque na bolsa e toda vez que ele cruzar o seu caminho, aplique no dorso da mão. Faça isso rapidamente, tampe e jogue lá no fundo de novo, fazendo com que se torne um hábito corriqueiro na sua vida. Saiba que fará MUITA diferença com o passar do tempo.

Manchas nas mãos

Alguns tratamentos estéticos eficientes para manchas nas mãos

Se as lesões já apareceram o lance é partir para o ataque. Ver quanto a gente pode gastar nesse sentido ( A prevenção é sempre mais barata, viu gente? ). Procurar um dermatologista da sua confiança e marcar a consulta. Se na clínica que você pretende fazer os tratamentos o atendimento é feito por uma dermato, beleza! Na clínica Onodera – é uma rede e tem várias unidades espalhadas pelo país – eu fui atendida por uma dermatologista e me senti bastante segura, ao contrário do que eu pensava não foi mais caro do que as clínicas que não tem médicos especialistas atendendo.

O que sabermos até agora é que quanto mais clara a pele das mãos, não tem jeito, a probabilidade de manchar é maior.  Se mesmo besuntada de protetor não deu tempo de proteger a pele das manchas, vamos aos tratamentos mais comuns disponíveis no mercado.

Cremes para manchas nas mãos

O dermatologista que te atender vai te recomendar cremes com ácidos que vão dar uma corroída básica na pele e fazer com que apareça uma pele novinha no local. É um pouco assustador pensar por esse lado mas funciona bem. A maioria é a base de hidroquinona que é uma substância segura e eficiente. Não adianta comprar o creme e não passar. Persevere !

Manchas nas mãos

Peeling químico para manchas nas mãos

Outra opção bem mais rápida é fazer um peeling químico no consultório da dermatologista.  O ácido é aplicado, você fica um tempo com ele nas mãos e depois retira. Com o passar dos dias a pele se renova e vem nascendo sem manchas.

Luz pulsada para manchas nas mãos

Manchas nas mãos

Outro tratamento que é super bacana para manchas e para o aspecto envelhecido da pele é a luz pulsada. O ideal é fazer combinado com outro tratamento que descame a pele, como cremes e peelings químicos.

É aplicada uma luz que vai agindo nas camadas internas. O tratamento é indolor mas funciona renovando o colágeno da pele. Esse é feito é notado vinte dias depois quando a camada de colágeno se renova.  Vale muito a pena investir nele também para ficar com as mãos bem firmes e bonitas.

Vídeo com 5 dicas de tratamento

 

Todo mundo quer ter mãos bonitas, prevenção e ação são as palavras que dão certo!

Recomendados para você: