lente-de-contato-dental

Já ouviu falar em lente de contato dental? Pois é, a preocupação com a aparência envolve muito mais que somente dos cuidados com a pele ou dos cabelos, ou ainda a dieta da moda para garantir o corpo perfeito, mas também envolve algo fundamental: o sorriso. Estamos falando de algo que mesmo os menos vaidosos se preocupam em manter em ordem, e que muitas vezes é fonte de preocupação e também de desejo de mudança. Afinal quem não gosta de poder mostrar um sorriso bonito e perfeito? É uma questão de confiança e também de autoestima.

Diante desse desejo, existe uma série de opções para garantir que o desejo se torne realidade: tratamentos e procedimentos com objetivo de garantir dentes bonitos e um sorriso invejável, com as mais variadas abordagens e também custos. E uma das inovações mais comentados nos últimos tempos é a lente de contato dental.

O que é lente de contato dental?

As lentes de contato dental são facetas ultrafinas aplicadas sobre a superfície do dente. Tratam-se de lâminas de porcelana de 0,2 mm a 0,4 mm de espessura utilizadas para encobrir manchas, amarelados, pequenas fraturas e dentes levemente desalinhados.

Lente-de-contato-dental

O uso de facetas de porcelana aplicados nos dentes para fins estéticos não são uma novidade no mercado. Esse tipo de procedimento já era utilizado para encobrir danos posicionados na parte frontal dos dentes para melhorar a aparência do sorriso. As diferenças entre um procedimento e outro residem basicamente na espessura das lâminas e também no processo de colocação.

Em comparação com as facetas de porcelana normal, a grande vantagem do uso das lâminas ultrafinas é que o dentista não precisa utilizar a broca para desgastar os dentes do paciente. Ou seja, as lentes garantem maior preservação da estrutura natural. Já as facetas comuns tem uma espessura maior – de 1 mm – , e requerem o desgaste antes da aplicação. Essa raspagem oferecia um risco de atingir a segunda camada do dente – dentina – onde existem terminações nervosas capazes de provocar dor ou sensibilidade maior.


Como funciona a lente de contato dental?

As facetas são confeccionadas de maneira artesanal por um ceramista da área de prótese dental. Elas são aplicadas após a criação de um molde e também depois da aprovação do interessado, sendo que a colocação é feita em uma única sessão. O uso pode consistir em a colocação em um único dente ou em vários, porém sendo feito normalmente aos pares. De acordo com matéria do programa Bem Estar, começando dos dentes da frente até o primeiro pré-molar, no máximo.

Lente-de-contato-dental

As lentes são também bastante duráveis e sem qualquer restrição ao consumo de alimentos, cigarro ou café, embora exista a possibilidade do consumo de cafeína e vinho em excesso poder alterar a coloração das lentes já que, após coladas, elas passam a apresentar resistência a desgaste bastante semelhante ao esmalte natural do dente.

De qualquer modo, as lentes odontológicas podem permanecer com o paciente por muito tempo uma vez que a durabilidade esteja relacionada a devida manutenção e também com os hábitos do paciente. Por exemplo, é indicado que o interessado não possua o hábito de morder objetos como lápis e pontas de caneta, ranger os dentes ou roer unhas já que isso encurta a vida útil das lentes. Mas na prática elas podem durar até 10 anos.

O paciente também não deve descuidar da higiene, uma vez que a aplicação das lâminas ultrafinas não protegem contra cáries ou placas bacterianas. Escovação e uso do fio dental além de consultas periódicas ao dentista continuam sendo necessárias para manter a saúde bucal e também a boa aparência.


Veja também:


Quem pode usar as lentes de contato dental?

A aplicação da técnica é indicada para adultos que possuam dentes muito espaçados, irregulares ou mal posicionados, mas que não possuam problemas graves na articulação temporomandibular nem próteses de porcelana ou cerâmica nos dentes.

Existe contraindicação?

O uso das lentes de contato dental não são indicadas para crianças e adolescentes – uma vez que o crescimento facial não está completo – nem para quem já tem próteses de porcelana ou cerâmica nos dentes.


Quanto custa a lente de contato dental?

Lente-de-contato-dental

Sendo uma técnica relativamente nova, o preço ainda é salgado: atualmente cada lâmina ultrafina pode custar de R$ 1.000 a R$ 1.500, mas a tendência é que ele se popularize e seu custo passe a ser mais acessível para a clientela muito em breve.

Gostou? O procedimento é uma ótima opção para quem deseja melhorar a aparência do sorriso já que não é invasivo. Basta pesquisar os preços entre clínicas de confiança e se planejar. O preço ainda pode ser alto para a maioria, mas com certeza os benefícios do tratamento valem a pena!

Recomendados para você: