Comidas e lanches rápidos para levar na praia

Os lanches para levar na praia precisam ser leves, saudáveis e saborosos. A escolha dos itens deve levar em consideração as necessidades impostas pelas altas temperaturas. É importante se preocupar com a hidratação do corpo e com a reposição de nutrientes no verão. Também é essencial evitar alimentos fortes, ou seja, que podem causar intoxicação.

As praias brasileiras possuem algumas comidas típicas, que são vendidas de forma ambulante a beira mar, como é o caso do camarão frito, do milho cozido na manteiga e dos sorvetes.

levar-lanche-na-praia
A bolsa térmica garante o acondicionamento correto dos alimentos e os mantém frescos. (Foto: Divulgação)

Tantas iguarias dão água na boca, mas podem oferecer riscos à saúde por causa da má higiene e dos riscos de contaminação. Para não acabar se tornando uma vítima dos petiscos praianos, é muito importante que você prepare os seus próprios lanches ou comidas.

Lanches saudáveis para levar na praia

Separamos algumas ótimas opções de lanches rápidos e práticos para levar na praia. Não esqueça que alguns lanches específicos precisam ser acondicionados em uma caixa de isopor ou bolsa térmica, ok? Levar o seu lanche para a praia é uma ótima opção, pois além de saber a procedência dos alimentos, como foram preparados e como estão acondicionados, você ainda vai economizar uma boa grana, porque na praia qualquer coisa que você vai comprar custa pelo menos umas 3x mais do que o que realmente vale.Veja nossa listinha abaixo:

Frutas frescas picadas

As frutas são ricas em vitaminas e sais minerais, além do que também possuem grande quantidade de água e por isso hidratam o organismo. Antes de ir para a praia, pique melancia, melão, pera ou abacaxi e coloque em um recipiente. Você também pode fazer uma deliciosa salada de frutas.

frutas-no-pote-para-levar-na-praia
Frutas frescas são uma opção bem saudável e prática. (Foto: Divulgação)

Sanduíche natural

O sanduíche natural é um item que não pode ficar de fora da sua sacola térmica. Ele é prático, saboroso e consegue tornar a alimentação na praia mais saudável. Para preparar o lanche, basta providenciar duas fatias de pão integral, peito de peru, queijo branco, alface e tomate. Alguns recheios podem precisar de refrigeração para não estragar, como é o caso dos cremes de queijo e da maionese.

lanche-para-levar-na-praia
Os sanduíches devem ser acondicionados em uma lancheira ou caixa de isopor. (Foto: Divulgação)

Barrinha de cereal

As barrinhas de cereal são práticas, leves e fáceis de conservar. A grande vantagem é que elas não precisam de refrigeração.

Aposte nas barrinhas d cereal. (Foto: Divulgação)
Aposte nas barrinhas d cereal. (Foto: Divulgação)

Milho cozido

Nas praias brasileiras, é possível encontrar milho cozido na manteiga sendo vendido embaixo de sol intenso. Para não correr risco de contaminação, você pode preparar a iguaria em casa e levá-la para consumir à beira mar. O milho se destaca é rico em fibras, por isso ele proporciona sensação de saciedade.

milho-cozido-
O milho verde é uma ótima alternativa na hora da fome. (Foto: Divulgação)

Biscoito de polvilho

O biscoito de polvilho é um ótimo petisco para praia e substitui perfeitamente os salgadinhos gordurosos.

O biscoito de polvilho também é uma boa pedida. (Foto: Divulgação)
O biscoito de polvilho também é uma boa pedida. (Foto: Divulgação)

Cuidados com a alimentação na praia

Confira a seguir algumas comidas e lanches que devem ser evitados na praia:

  • Alimentos com muitas proteínas, como carnes e derivados do leite (esqueça o frango assado com farofa);
  • Alimentos perecíveis
  • Alimentos pesados e com muita gordura
  • Alimentos com procedência desconhecida

Para complementar a sua leitura, clique aqui e assista um vídeo do programa Vida e Saúde (RBS), que explica direitinho como acondicionar os alimentos nos dias mais quentes, seja para levar para a praia ou até mesmo para o trabalho. Vale a pena assistir.