blog-centralar_648_x_428-12

Com um verão tão quente como o de 2014, muitas pessoas estão aproveitando o sol e a praia, mas sem qualquer tipo de cuidados com a pele ou precauções. Se não tomarmos o cuidado necessário, ao invés de ficar com a pele dourada, bronzeada e com a cor do verão, são grandes os riscos de ficar com a pele toda queimada parecendo um camarão!

A insolação é coisa séria e deve ser evitada de todas as formas. Por isso, preparamos um texto com alguns cuidados que devem ser tomados nos dias de sol mais intenso e também algumas dicas em casos de insolação. Confira!

Perigos da insolação

Desconfortos causados pela exposição solar excessiva trazem perigos de insolação que podem incluir: queimaduras de 2 ou 3º grau; desidratação; problemas envolvendo os mecanismos de transpiração do nosso organismo e febre. Caso vocês enfrentem alguns dos sintomas citados acima, procurem imediatamente um local longe do sol, de preferência fresco e arejado.

a1

Bebam bastante líquido e apliquem compressas com soro fisiológico ou chá de camomila sobre a pele para ajudar a refrescar o corpo. Se após alguns minutos vocês ainda estiverem se sentindo mal, com tonturas ou dor de cabeça forte, peçam ajuda e corram ao pronto-socorro. Nesses casos, apenas uma equipe profissional saberá como tratar o caso.

Como prevenir?

A prevenção da insolação pode ser feita por meio do uso do protetor solar de FPS de no mínimo 8, antes de se expor ao sol. Pessoas de pele muito claras devem usar um fator de proteção acima de 30. Além disso, é de extrema importância ingerir muita água e sucos de fruta frescos, não tomar sol entre as 11 da manhã e 16 horas e reaplicar o protetor solar a cada 2 horas. Se protejam ainda mais usando óculos de sol, bonés, chapéus, batas e ficando debaixo de um guarda-sol.

Tome cuidado com o sol onde você estiver!

a2

Por mais que uma insolação costume acontecer com maior frequência na praia, ela também não deixa de ser um perigo longe da areia e do mar. Dessa forma, se você estiver enfrentando um sol forte dentro do carro, em um sítio ou em qualquer outro local de grande exposição, procure tomar os mesmos cuidados do que se estivesse na praia. Além disso, se protegendo de forma correta, você evitará vermelhidão na pele, possíveis sardas, pintas e outros tipos de manchas na pele, assim como o câncer. A sua pele agradece os cuidados no futuro!