Você sabe qual a diferença entre o inhame e cará? Quem presta atenção na alimentação costuma se preocupar com o que coloca no prato. Nesse caso, que tal saber mais sobre as propriedades do inhame e do cará? Antes de mais nada, é importante esclarecer algumas dúvidas. Há muita confusão a respeito do inhame e do cará: seus nomes chegam a ser constantemente trocados e isso gera problemas quanto a compreensão sobre as propriedades de cada alimento.

Inhame e Cará

O inhame é um rizoma: um caule modificado que leva nutrientes para que a planta se desenvolva, e o que não é usado neste processo é acumulado no rizoma – a exemplo da gordura humana – que é arredondado e peludo, com ponta afilada e apresenta alto teor de açúcar. Já o cará é um tubérculo comprido e de pelos ralos com menor teor de açúcar se comparado ao inhame. Resolvidas as diferenças, é hora de falar mais sobre cada alimento:

Propriedades e benefícios do Inhame

O Inhame é considerado um alimento funcional especialmente pela presença do fito-hormônio “diosgenina” e apresenta benefícios especialmente no consumo entre as mulheres. Confira:

Inhame-001

Equilíbrio dos níveis hormonais

O consumo do inhame por mais de trinta dias é capaz de proporcionar melhor equilíbrio dos hormônios para mulheres que estão atravessando a menopausa. Também ajuda reduzir a irritação durante a temida TPM.

Redução do colesterol

A diosgenina presente no tubérculo também é capaz de diminuir o colesterol absorvido pelo intestino e aumenta a sua excreção. Em suma: ele ajuda a controlar os níveis de colesterol.

Melhora as chances de fertilidade

O Inhame contém fitoestrogênios, que combatem a ação dos estrógenos e melhoram a quantidade de folículos produzidos pelos ovários e aumentam as chances da mulher de engravidar.

Ajuda no controle da pressão

Rico em potássio, o inhame ajuda a controlar a pressão arterial, ajudando a prevenir problemas com a hipertensão

Reforça o sistema imunológico

Rico em carboidrato, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B, o inhame é importante para o crescimento das crianças e também auxilia o sistema imunológico a manter suas defesas.


Propriedades e benefícios do Cará.

E agora vamos falar sobre as propriedades do cará, e aproveitar a oportunidade para deixar de confundi-lo com o inhame. Aliás, inicialmente vale o aviso de que o cará é bastante calórico, então não dá para ficar exagerando se a sua intenção for fazer dieta.

Cará-001

Ajuda a regular o metabolismo

Rico em vitaminas do complexo B, uma delas – a B5 – ajuda a regular os suprimentos de energia do organismo – consequentemente o metabolismo – e reduzir o estresse físico e mental.

Auxilia na digestão:

O consumo de cará estimula o apetite e auxilia o organismo no processo digestivo dos alimentos.

Auxilia na saúde da pele, dos olhos e dos cabelos

Ao auxiliar no metabolismo e propiciar melhores condições para que as enzimas possam trabalhar nos açúcares, gorduras e proteínas, ele acaba sendo fundamental para a boa saúde da pele, da boca, olhos e cabelos.

Lembre-se:

Para a inclusão de alimentos em dietas é recomendado ter o acompanhamento de profissionais já que o acréscimo pode não ser o mais adequado e até fazer mal para a saúde.

Clique aqui para ver algumas receitas com inhame e cará.

Recomendados para você: