Essa febre pela corrida aconteceu bem diante dos meus olhos há alguns anos. Amigos que nunca imaginei entrando em uma academia de repente estavam postando fotos com medalhas e acordando antes do dia clarear para correr. O que eu tenho a dizer sobre isso? É maravilhoso. Mudou a vida de muita gente.

Sou uma entusiasta das atividades físicas,  inclusive faço graduação em Educação física aqui no Rio Grande do Sul e uma coisa eu posso afirmar para vocês, muitas informações  da área fitness são equivocadas. Não quero decepcionar ninguém ou apontar um outro site mais viajante, mas em geral as informações são baseadas em achismo, escritas por pessoas leigas. Claro que as pesquisas científicas na área esportiva, na área da nutrição, da fisiologia do exercício estão sempre acontecendo e precisamos renovar nossos conhecimentos, é bom, aliás, é essencial ler sobre o nosso corpo. Há dez anos atrás, por exemplo, não existiam um décimo das pesquisas que existem hoje sobre corrida. Aumenta o interesse, aumentam os investimentos em pesquisa. Mas temos que saber de onde vem essas informações.

melhor-horario-para-correr

Estou falando isso também porque recebo repetidamente releases de assessorias de imprensa de "gurus da boa forma" sem formação alguma. O cara está lá na academia com o celular, começa a postar fotos e de repente acha que seus conselhos precisam ganhar o mundo, que o seu abdome é uma inspiração e se empenha em fazer aquilo dar certo e muitas vezes acaba dando.  Procure informações advindas de canais sérios, converse com seu professor da academia ou seu treinador de corrida sobre sites confiáveis, que tenham uma linguagem acessível, tenho certeza que se ele for um bom profissional vai saber te indicar.


Horário certo para correr

Falando em canais sérios o assunto de hoje é um pouco controverso e bastante debatido em revistas e sites de corrida afinal é uma questão comum entre os corredores, iniciantes ou não, saber qual o melhor horário para correr. Enquanto uns preferem dar a largada de manhã, outros gostam à noite. Há ainda os adeptos da tarde e também os que correm somente quando a agenda está livre sem se prender a um período específico do dia. Normal nos dias de hoje. O que as pesquisas tem a dizer sobre o assunto?

horario-certo-para-correr


Como escolher a melhor hora para correr?

Primeiro é importante que a pessoa entenda o seu  corpo e como ele funciona para obter o melhor desempenho. cada um sabe a hora que seu corpo funciona melhor. Independente do horário escolhido, o essencial mesmo é treinar nas horas que se encaixem na rotina de cada um, assim  a atividade será um grande prazer. Vale ressaltar que em qualquer período de treinamento, é indispensável que se busque auxílio de profissionais. O educador físico é uma segurança para o atleta, já que o acompanhado dos treinos e provas é importante para evitar lesões e potencializar o desempenho.

melhor-horario-para-correr


Dicas para a prática de corridas

Confira, abaixo, as dicas para a prática de corridas nos três intervalos do dia:

Quais as principais vantagens do treino pela manhã?

  • No amanhecer, a temperatura do ambiente é mais amena, facilitando a desempenho da corrida;
  • Movimentar o corpo pela manhã traz mais disposição ao longo do dia;
  • O corredor fica menos exposto à poluição do ar, principalmente nas grandes cidades.

Apenas atenção para o caso de ter tido uma noite mal dormida. Nesse caso opte por outro horário pois o seu treino certamente ficará comprometido.


Vantagens de correr à tarde

CorMulher

  • O corpo está no ápice de seu funcionamento, dando mais força e diminuindo o risco de lesões;
  • A temperatura, após as 16h, é agradável aos praticantes de corrida de rua;
  • Número menor de pessoas treinando em parques e locais específicos podem ser facilitadores para a busca de resultados nos treinamentos.

Dicas para a sua corrida

  • Geralmente a umidade relativa do ar diminui a tarde podendo ficar abaixo dos níveis recomendas para a prática de atividades físicas ao ar livre em alguns dias do ano nesse período;
  • Horário de maior incidência solar, o que prejudica o desempenho no treinamento. Os cuidados com hidratação devem ser redobrados.

Vantagens de correr à noite

Woman Running Past Fence --- Image by © Scott Areman/Corbis

  • O treinamento poder ser como uma terapia e alivia o estresse causado por uma rotina intensa de trabalho;
  • A temperatura ambiente e a umidade relativa do ar são mais amenas, reduzindo a sensação de desconforto no corredor;

Preste atenção  porque embora o exercício ajude na qualidade do sono, a corrida logo após ser praticada pode dificultar algumas pessoas a pegar no sono. Para quem tem essa sensibilidade, recomenda-se um intervalo entre a pratica do exercício e a hora de dormir.

corGazetadopovo

Viram, cada horário mexe com nosso corpo de formas diferentes e temos que ouví-lo. E você, em que horário prefere praticar exercícios? Qual o período em que se sente mais seguro?

Agradecemos a gerente médica da Aché Laboratórios, Dra. Talita Poli Biason, que nos tirou as dúvidas sobre o assunto. Leve essas dicas em consideração e continue tendo ótimos treinos!

Recomendados para você: