Quem tem herpes volta e meia está com a imunidade baixa e ela ataca. A parte mais suscetível aos machucados é logo a região dos lábios. Além de super dolorido é uma área que dificilmente você consegue ficar com ela sem mexer, logo fica sentindo dor praticamente o tempo inteiro.Fora a dor existe também a aparência das bolhas que é pavorosa e não dá pra esconder. No post de hoje vamos encontrar soluções caseiras para esse problema.

Herpes

A gente começa esclarecendo o que é a herpes labial e como se dá o contágio, depois algumas dicas de alimentação que curam os surtos de herpes e alguns remédios caseiros eficazes. Xô herpes!

O que é a Herpes labial

É causada por uma forma do vírus, conhecido como HSV-1. Essa doença causa úlceras dolorosas ao redor da boca e lábios. Esse vírus é parecido com o causador da herpes genital, o HSV-2. Apesar disso, ambos podem habitar tanto a boca quanto a genitália. As pessoas infectadas com um deles, independentemente de qual, podem transmitir a doença através de contato físico íntimo, como um beijo, ou qualquer outro contato oral, incluindo sexo.

Diferença entre herpes labial e genital

Aproximadamente 90% da população de todo o mundo possui o vírus, mas apenas 10% desses não possuem eficiência imunológica contra a doença fazendo com que a manifestação ocorra de tempos em tempos,incluindo a herpes labial, segundo o dermatologista e chefe do Serviço de Dermatologia da Policlínica Geral do RJ, Dr. Omar Lupi. Considerado como uma infecção que ocorre geralmente nos lábios, mas que pode atingir várias regiões da boca chegando até mesmo nas gengivas, o herpes labial é uma doença causada pelo tipo 1 do vírus  simples. O tipo 2 desse vírus é considerado o herpes genital.

A pessoa que tem herpes labial pode sofrer com a manifestação da doença ocorrendo durante várias vezes ao ano, variando geralmente entre quatro e seis vezes por ano. Essa frequência pode mudar de pessoa para pessoa, sendo a herpes labial mais ativas em algumas e menos repetitivas em outras. Além de infectar os lábios, no caso da herpes labial, e órgãos genitais, alguns casos  podem atingir outras regiões do corpo como os olhos, nariz, coxas e nádegas.

Geralmente são regiões próximas de onde já ocorrem o herpes labial ou genital. O indicado é sempre procurar um médico ao sentir os primeiros sintomas da herpes labial, pois existem casos onde a doença avança a certo ponto em que nem mesmo o remédio para herpes labial terá efeito sobre as sequelas, que podem ser irreparáveis.

Curando herpes labial com alimentação

Prefira alimentos ricos em lisina. Estudos mostram que esse aminoácido ajuda no tratamento e na prevenção de surtos de herpes labial. Ele age bloqueando a arginina, necessária para o crescimento do vírus. Carnes (peixe, frango ou carne vermelha), laticínios, ervilha e soja são exemplos de alimentos ricos em lisina.

Você pode optar por tomar um suplemento de lisina. A dosagem geralmente varia entre 500 e 1000 mg por dia e deve ser consumida em jejum. O limite seguro de ingestão diário para esse aminoácido é de 3000 mg. Não tome mais do que a dose recomendada.

Tome um suplemento diário de zinco. Isso pode ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico e a prevenir casos de herpes labial. A dose para consumo recomendada dessa vitamina é de 10 mg/dia para adultos, tanto homens quanto mulheres. Para as crianças, um pediatra deverá ser consultado.

Existem pomadas que contém zinco e que podem ser usadas. Você pode consultar um dermatologista para saber qual seria a mais indicada para o seu caso. Se usada dentro dos primeiros 12 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, pode ajudar a minimizar o tempo de infeção.
Mantenha uma alimentação saudável de modo a dar forças para que seu corpo e seu sistema imunológico lutem contra o vírus. Inclua em sua dieta diária muitas frutas frescas e vegetais. Algumas das opções que mais vão ajudar seu sistema imunológico são couve-flor, repolho, couve-de-bruxelas, brócolis, cebola e alho.

 

Alimentos ácidos estão fora de cogitação. Principalmente caso, ao comê-los, eles venham a entrar em contato com a herpes. O vírus se desenvolve melhor em um ambiente ácido, por isso é importante afastar qualquer coisa ácida das feridas. Exemplos de alimentos ácidos são frutas cítricas, tomate e qualquer coisa que use vinagre.

Evite alimentos ricos em arginina. Este aminoácido, diferente da lisina, ajuda na disseminação do vírus da herpes. Logo, alimentos como chocolate, sementes, nozes e cereais integrais não devem ser consumidos, uma vez que possuem uma alta concentração desse aminoácido.

Esclareça suas dúvidas sobre herpes assistindo a esse vídeo

Remédios para herpes labial

Existem tratamentos para herpes labial através de remédio controlado ou por remédio natural. Valaciclovir e Aciclovir são tipos de remédio para herpes labial que devem ser utilizados via oral para ação direta contra a doença. Se tomados logo ao sentir os sintomas eles evitam as bolhas dolorosas e atuam rapidamente aliviando a dor e os danos que poderiam ser causados sem o tratamento adequado do herpes.

Curando a herpes labial com remédios caseiros

Amora e Vinho

Uma solução natural preparada com vinho branco e amora pode ser aplicada sobre as feridas 1 a 2 vezes por dia, fazendo com que estas cicatrizem e sequem mais rapidamente. Esta solução pode ser preparada do seguinte modo:
Ingredientes:

  • 10 gramas de amoras frescas
  • 300 ml de vinho branco

Modo de Preparo

  • Colocar as amoras e o vinho branco em uma panela e levar ao lume e deixar a mistura ferver por aproximadamente 15 minutos.
  • Deixar a mistura arrefecer e quando estiver morna, molhar pedaço de algodão na solução e aplicar sobre as feridas.
  • Esta solução vai ajudar a secar as feridas, ajudando deste modo na sua cicatrização.
  • Enquanto a amora é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias para a pele, o vinho branco serve para tratar a pele e hidratar

Leite

O leite oferece uma propriedade importantíssima para aliviar e prevenir as erupções causadas pela herpes. A Lisina é uma substância responsável por inibir o aminoácido que causa a dor e as próprias manchas. E suas demais proteínas conseguem produzir anticorpos o bastante para adiar os efeitos da herpes.

Modo de preparo

  • Embeba um pouco de leite integral em um chumaço de algodão.
  • Passe levemente nas regiões afetadas pela herpes
  • Deixe por alguns minutos, depois seque com um pano limpo

O leite mais recomendado nesses casos é o pasteurizado integral encontrado em supermercados em pacotes ou garrafas, uma vez que o leite tipo UHT vendido em caixas podem não conter as mesmas propriedades, visto a temperatura que é submetido no processo de pasteurização.

Amido de Milho

O amido de milho possui efeitos similares ao leite em relação ao alívio da dor, porém agindo de forma diferente no organismo. O amido ajuda a regular o PH da boca, deixando mais alcalino, e assim reduzindo drasticamente os efeitos ácidos causados pelas feridas.

Esta dica requer uma receita específica, confira a seguir:

Ingredientes

  • 1 Colher de Sopa de Amido de Milho
  • ½ Copo de Água

Modo de Preparo:

  • Misture o amido no copo com água, até conseguir uma consistência pastosa
  • Passe com um chumaço de algodão na região afetada pela herpes antes de dormir
  • Retire apenas de manhã, limpando com água

Alho

O alho possui uma série de propriedades úteis para o trato contra os sintomas da herpes. Contém características anti-inflamatórias, antivirais, além de ser um antibiótico natural, ajuda a amenizar, secar e cicatrizar as feridas recorrentes da doença. Caso você tenha rejeição ao cheiro forte do alho o melhor é escolher outra opção.

Modo de preparo

Existem duas formas muito simples de usar o alho para este propósito:

  • Forma 1: corte um dente de alho na metade, e passe-o diretamente sobre as regiões afetadas pela herpes. Faça duas vezes por dia.
  • Forma 2: amasse um dente de alho completo, até formar uma pasta. Passe nas regiões afetadas, e deixe por alguns minutos. Faça uma vez por dia.

Gelo

Os primeiros sinais de que a herpes labial irá se manifestar são inchaço e formigamento ao redor da boca, sobretudo nos lábios. Se você senti-los, uma opção muito simples e prática é o uso de gelo. Uma forma simples de aplicação é usar um cubo de gelo, não esfregando para não irritar o local .O gelo fará com que o inchaço e o formigamento diminua.

Modo de preparo

Basta enrolar um cubo de gelo ao redor de um pedaço de pano limpo, e aplicar nas regiões afetadas.

Aloe Vera

A Aloe Vera é mais conhecida como uma planta para cuidados com a pele, sobretudo irritações e pruridas em geral. E no caso da herpes labial, ela é ainda mais efetiva: além de acalmar os efeitos das dores, suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias atacam diretamente os agentes que causam a herpes. E seu uso é um dos mais fáceis.

Modo de preparo

Não existem grandes mistérios. Passe o gel de aloe vera, extraído da própria planta, em uma quantidade pequena ao redor da boca, focando nos pontos lesionados. Se preferir, use um chumaço de algodão ou cotonete para auxiliar no contato.

Iogurte

herpes

Um dos derivados do leite mais efetivos contra a herpes labial, o iogurte possui propriedades que combatem diretamente a doença, sendo uma opção saudável e pratica nos períodos em que ela estiver mais ativa, causando incômodos como feridas visíveis e dor.

Modo de preparo

Você pode consumir o iogurte naturalmente, durante o café da manhã ou após o almoço, para combater os efeitos da herpes durante o período mais intenso. Neste caso, você pode combinar outros remédios caseiros para aliviar diretamente os sintomas – como o leite e a aloe vera, por exemplo – enquanto utiliza o iogurte para resolver o problema a longo prazo.

Mel

O mel é um forte remédio caseiro para o combate a herpes. As propriedades antibióticas existentes nos alimentos são fortes o bastante para amenizar por completo os efeitos da doença, e acredita-se que eles conseguem ser ainda mais eficientes do que algumas pomadas específicas para este fim.

Modo de preparo

Sem grandes mistérios também. Pegue um pouco de mel e passe nas áreas que estão afetadas pela herpes de 3 a 4 vezes ao dia. De preferência, use um algodão ou cotonete para facilitar a aplicação.

Extrato de Própolis

Relacionado ao Mel, o Extrato de Própolis é um remédio caseiro muito eficaz contra a herpes. Seus efeitos antibióticos ajudam a aumentar o espaço de tempo entre as manifestações da doença, além de acelerar a cicatrização da pele em seus períodos mais intensos.

Modo de Uso

Basta colocar 1 gota do extrato de própolis ou borrifar 1 vez sobre a pele lesionada, com o auxílio de um cotonete, ao menos 3 vezes ao dia. Se preferir, pode fazê-lo após retirar o mel já aplicado na região onde a herpes se manifesta, tornando o processo de cicatrização mais acelerado.

 Chá Preto

herpes

O chá preto pode ser utilizado tanto antes como durante os períodos que a herpes aparece, como um meio de cicatrização rápida, e efeitos quase mínimos. Suas propriedades antivirais e anti-inflamatórias são muito eficientes não apenas para a doença em si, mas para a prevenção de doenças em geral.

Modo de preparo

Você pode beber o chá preto normalmente, sua propriedades antivirais irão ajudar a diminuir os sintomas da herpes labial.

Para um efeito maior, você pode passar o chá na área afetada. Siga a receita a seguir:

Ingredientes

  • 500 ml de Água
  •  2 Sachês de Chá Preto

Modo de Preparo

  • Prepare o chá normalmente, adicionando os sachês em uma caneca com a água, deixando-a ferver.
  • Após amornar, passe devagar nas regiões afetadas pela herpes labial.
  • Repita o processo ao menos 3 vezes por dia, até os efeitos sumirem.

 Pomada de Erva Cidreira

Pode não parecer, mas se trata de um remédio caseiro de fácil preparo e aplicação. Com seus efeitos anti-inflamatórias e calmantes aplicados desta forma, os efeitos  diminuem drasticamente, principalmente o ardor e a coceira.

Modo de Uso

Aplicando ao menos 3 vezes ao dia, de preferência após as refeições, a pomada de erva cidreira se torna muito mais prática de ser usada, Veja como fazê-la.

Ingredientes

  • 100 ml de Óleo Mineral
  • 20 g de Erva Cidreira

Modo de Preparo

  • Coloque ambos os ingredientes em uma panela pequena, tampe e deixe em fogo baixo por cerca de 10 minutos
  • Deixe esfriar completamente, e coe
  • Aplique a pasta na região afetada pela herpes seguindo a recomendação acima

Estes são alguns dos melhores remédios caseiros que vai encontrar. Experimente-os. Pode alternar entre dois ou três durante um dia. Também  vai encontrar aqui dicas para acabar com manchas na pele, estrias e rugas, deixe sua pele lisinha e macia.

Recomendados para você: