gravidez-inesperada-

A gravidez inesperada é algo que acontece na vida de muitas mulheres. Elas, quase sempre, não estão preparadas para se tornarem mamães e nem para lidar com as responsabilidades da maternidade. A situação piora quando não há uma estrutura familiar para criar esse filho.

Enquanto algumas mulheres encaram a gravidez inesperada com medo e preocupação, outras ficam felizes com a notícia. O nascimento de uma criança é sempre algo positivo para unir o casal e para dar início à construção de uma verdadeira família. Nos dois casos, é preciso tomar algumas providências para garantir o bem estar de mãe e filho.

Aprenda a lidar com uma gravidez inesperada. (Foto: Divulgação)
Aprenda a lidar com uma gravidez inesperada. (Foto: Divulgação)

O que fazer em caso de gravidez inesperada?

A sua menstruação está atrasada, você começou a perceber alguns sintomas diferentes no seu corpo (e bem típicos de uma gravidez), fez o teste de gravidez e o resultado foi positivo? Então é muito importante você tomar conhecimento sobre as primeiras providências que devem ser tomadas em caso de uma gravidez não planejada. Veja:

Comece a tomar ácido fólico

O ácido fólico, também chamado de vitamina 9, é um composto essencial para garantir a saúde do bebê. Os médicos recomendam que as mulheres comecem a tomar a substância três meses antes de tentar engravidar. No entanto, se a gravidez aconteceu de forma inesperada, é possível iniciar o consumo de ácido fólico logo nas primeiras semanas. A dose ideal é de 5 mg/dia. Se a gestante tem esse cuidado durante os quatro primeiros meses, ela previne o seu bebê de má formação fetal, como é o caso do lábio leporino. Leia mais sobre o ácido fólico na gravidez.

O ácido fólico previne problemas na formação do feto. (Foto: Divulgação)
O ácido fólico previne problemas na formação do feto. (Foto: Divulgação)

Abandone os maus hábitos

A gravidez requer algumas mudanças nos hábitos de vida, pois só assim é possível garantir a saúde do bebê. A futura mamãe deve abandonar alguns vícios, como o cigarro e o consumo de bebidas alcóolicas. Nessa fase também é essencial suspender a alimentação com carnes cruas, pois esse hábito pode causar infecções bacterianas e até mesmo toxoplasmose.

Suspensa o uso do anticoncepcional

Muitas mulheres acabam engravidando mesmo tomando pílula ou usando um anticoncepcional injetável. Assim que a gravidez for descoberta, é necessário suspender os contraceptivos. Os médicos afirmam que essas substâncias bloqueiam os hormônios femininos e podem prejudicar a gestação.

Comece a fazer o pré-natal. (Foto: Divulgação)
Comece a fazer o pré-natal. (Foto: Divulgação)

Inicie o pré-natal

O pré-natal nada mais é do que um acompanhamento da gravidez. Através dele, a gestante realiza uma série de exames e acompanha o desenvolvimento do bebê dentro do seu útero. O ginecologista obstetra também dá dicas e esclarece dúvidas da futura mamãe. É recomendado marcar uma consulta médica pelo menos uma vez por mês.

Reorganize a vida

A gravidez exige adaptações, por isso é importante reorganizar a vida e fazer pequenas mudanças na rotina para receber o filho. A gestante deve organizar o orçamento familiar e preparar o quarto do bebê.

Veja abaixo um vídeo muito importante sobre o tema de gravidez inesperada, vale a pena assistir.


Recomendados para você: