wahrnehmung-auge-maenner-frauen

Que os exercícios físicos fazem bem para a saúde todas nós já sabíamos, mas que eles são ainda mais importantes quando a temperatura começa a cair, nem todos sabem. É muito importante manter o corpo em movimento, principalmente nas baixas temperaturas, pois ajuda a diminuir as chances de sofrer problemas na visão.

É muito importante manter uma boa circulação sanguínea, que só são possíveis através de exercícios físicos, dessa forma é possível combater doenças oculares graves, segundo o oftalmologista Leôncio Neto, do Instituto Penido Buerbier de Campinas-SP para uma matéria da Revista Woman's Healt.

Svjetski dan glaukoma3.jpg

Doenças dos Olhos

Em um breve resumo falamos sobre o que é o Glaucoma, o que é o Ceratocone, o que deve ser feito, o que deve ser evitado e também algumas opções de tratamento e tipos de procedimentos cirúrgicos que são oferecidos.

Glaucoma

43d719e795c337ea4991405ea955fe7a

O que é: É um mal que ocorre com o aumento na pressão intraocular. Isso dificulta o escoamento do líquido que preenche o globo ocular, provocando a morte das células do nervo óptico e a perda lenta da visão.
Sintomas: É uma doença silenciosa. A perda da visão só vai acontecer mesmo em fases mais avançadas, comprometendo primeiro a visão periférica. Depois disso, o campo visual se estreita até tornar-se uma visão tubular. Sem tratamento, o glaucoma deixa o paciente cego.

O que fazer: Faça atividades aeróbicas como por exemplo corridas, caminhadas, natação e pedaladas, qualquer um destes exercícios será uma excelente opção. Eles diminuem a pressão interna do olho em até 45%.

Evite: Treinos anaeróbicos, como por exemplo musculação, esportes de impacto e ioga. Estas atividades aumentam a pressão ocular.

Existem três tipos de tratamento para o glaucoma: uso de colírios, aplicação de laser e cirurgia.

Cerotocone

Keratoconus (1)

O que é: Cerotocone é uma doença que se caracteriza pelo afinamento da parte central da córnea devido a processos alérgicos.

Sintomas: Desfocagem na visão. No início os sintomas podem ser os mesmos de qualquer outro defeito refrativo nos olhos. Com o avanço da doença, a visão deteriora rapidamente. A visão noturna é muito fraca e algumas pessoas possuem uma visão em um dos olhos que é – perceptível – pior do que o outro olho. Em algumas pessoas os sintomas se dão pela sensibilidade ao brilho da luz, sol, etc. Mas o sintoma clássico do ceratocone é a visão de múltiplas imagens 'fantasmas', também chamada de poliopia monocular

O que fazer: A melhor opção é a natação (desde que seja praticada com o óculos de proteção). Como o nível de partículas de poluição é menor em ambientes úmidos, o risco de desenvolver inflamações nas vias aéreas e nos olhos – dois desencadeadores do cerotocone – é menor.
Evite: Atividades ao ar livre, principalmente em ambientes poluídos, isso pode levar a crises alérgicas.

A cirurgia de Ceracotone pode ser feita de três formas:

• Anel de Ferrara ou Anel Corneano
• Crosslinking de Colágeno
• Transplante de Córnea

Nunca ignore qualquer anormalidade que perceber. Procure o seu oftalmologista e faça exames regulares. Caso seja necessário, faça os tratamentos adequados para o seu caso, mas nunca deixe a sua saúde de lado, deixar "para depois" pode ser a pior escolha, levando a perda da visão.. 😉