Foliculite-Causas-Sintomas-e-Tratamentos2

A foliculite é uma inflamação que se dá no folículo capilar. Ela normalmente se manifesta no rosto, na virilha, nas nádegas e nas pernas, através de erupções cutâneas que se parecem com espinhas. A causa da foliculite está relacionada ao folículo capilar que sofreu algum dano ou foi bloqueado. A lesão, por sua vez, se manifesta com a infecção de bactérias, como é o caso da Staphylococcus (estafilococo).

Nas mulheres, a foliculite costuma aparecer principalmente quando a depilação é realizada de forma errada. A pele pode não conseguir respirar e com isso as bactérias se aproveitam dos pelo encravados.

Foliculite

s.f. Inflamação de um folículo piloso; lesão elementar da acne.

Uma depilação mal feita causa foliculite. (Foto: Divulgação)
Uma depilação mal feita causa foliculite. (Foto: Divulgação)

Quando superficial, a foliculite é caracterizada pela formação de bolinhas de pus. A erupção também pode não apresentar pus e ter apenas uma área avermelhada ao redor dos pelos. A foliculite não prejudica apenas a aparência, mas também costuma incomodar com dores e coceiras.

Tratamento para Foliculite

Para se livrar da foliculite, é recomendado usar cosméticos que apresentem ácidos glicólico, retinoico e salicílico em suas respectivas fórmulas. O tratamento também pode ser feito com compressas de água morna para drenar os folículos afetados.

Cosméticos comácidos glicólico, retinoico e salicílico podem ajudar. (Foto: Divulgação)
Cosméticos comácidos glicólico, retinoico e salicílico podem ajudar. (Foto: Divulgação)

Se a infecção da foliculite estiver causando muita dor, então a mulher deve aplicar antibióticos sobre a pele, como é o caso da pomada de mupirocina ou do remédio via oral chamado dicloxacilina. Alguns medicamentos antifúngicos também são capazes de controlar a infecção.

A foliculite normalmente responde bem ao tratamento, mas existe o risco dela voltar a aparecer. Para acabar de vez com o problema, vale à pena buscar as orientações de um dermatologista.

Dicas para prevenir foliculite

Existem formas de prevenir a foliculite. Confira a seguir algumas dicas:

• É importante deixar a pele respirar, principalmente depois de depilar com lâmina ou cera.

• Nos dias quentes, a mulher deve evitar o uso de roupas justas e tecidos grossos.

• A pele deve ser submetida à esfoliação pelo menos uma vez por semana. No entanto, se as temidas bolinhas aparecerem, é melhor não esfoliar para não agredir a região afetada.

• A mulher deve buscar meios de reduzir o atrito da roupa.

Fazer depilação à laser é uma forma de prevenir foliculite. (Foto: Divulgação)
Fazer depilação à laser é uma forma de prevenir foliculite. (Foto: Divulgação)

• É fundamental manter a área lesionada pela foliculite sempre limpa.

• Qualquer roupa ou toalha contaminada deve ser evitada.

• Não existe um método de depilação ideal para prevenir foliculite. Contudo, o procedimento realizado com laser oferece menos chances de encravar os pelos.

• Não é recomendado realizar lavagens antissépticas com frequência, pois este cuidado pode matar as bactérias protetoras da pele.

Receita Caseira para Foliculite

Uma ação muito simples pode ajudar no tratamento contra a foliculite, é o caso da Esfoliação, funciona mesmo! Porém, se quiser ir mais além, temos uma receitinha caseira que promete dar um fim nestas bolinhas tão indesejáveis, essa receita é mais indicada para a o bumbum, confere aí!

Ingredientes:

  • 5 Aspirinas não revestidas
  • 2 colheres (sopa) de água morna
  • 1 colher (sopa) de mel

Faça uma "papinha" amassando as aspirinas na água morna com a ajuda de uma colher. Feito isso, adicione o mel. Em seguida aplique a máscara na região em que está concentrada a foliculite e deixe agir durante 20 minutos. Depois é só enxaguar e aplicar um creme hidratante anti-acne.