Menstruação-intensa-desregulada

A menorragia, também conhecida como hiperménorreia, é a menstruação longa e intensa, que acontece, geralmente, em intervalos regulares. As causas podem ser das mais variadas como: uma coagulação sanguínea anormal, problemas hormonais ou problemas vindos do útero. Porém, é preciso ter certeza de que o fluxo intenso não é uma característica natural e própria da mulher ou que está relacionada a um aumento da disfunção hormonal ou de alguma doença uterina.

Menstruação Intensa

As razões hormonais costumam ser tratadas com os anticoncepcionais. Já as causas orgânicas têm tratamentos específicos, com a necessidade de uma avaliação médica.

menstruacao-intensa (2)

Além disso, algumas mulheres costumam desenvolver uma anemia transitória devido à menstruação intensa, que também necessita de tratamento médico. Já os miomas podem ser outra causa por gerarem um aumento na superfície endometrial. No caso, o diagnóstico é feito pelo exame de ultrassonografia pélvica, aos cuidados de um ginecologista.

Se a mulher estiver passando por um período de menstruação longa e intensa, porém, com nenhuma das causas citadas acima, o diagnóstico é determinado como sangramento uterino disfuncional, sendo muito comum em fases específicas da vida, entre elas, o início da adolescência e próximo ao período da menopausa.

menstruacao-intensa

Causas do fluxo menstrual intenso

  • O seu fluxo natural já é abundante.
  • A utilização do método anticoncepcional chamado DIU (dispositivo intra-uterino).
  • Problemas hormonais
  • Fibromas ou pólipos (tecidos que crescem dentro do útero).
  • Problemas de tireóide
  • Endometriose
  • Tabagismo.
  • Pós-maternidade (Várias mulheres acabam tendo um fluxo excessivo durante o primeiro ano depois de terem filhos).

Já vi algumas receitas caseiras que ensinam como parar a menstruação, mas não sei se funcionam porque nunca testei. É importante conhecer o seu ciclo menstrual e ter sempre alguns absorventes na bolsa para evitar maiores acidentes.

Se você costuma mudar de bolsa com frequência, mantenha sempre alguns absorventes em cada uma delas.